Pastéis de Belém


Já algum tempo tinha vontade de fazer esse doce tradicional português e muito delicioso.  Não imaginava que era tão fácil fazer, eu ia receber umas visitas em casa, inclusive uma delas portuguesa, casada com meu primo, muito simpática,  e quis fazer um agrado, com o risco de não dar certo. Como eu tinha algumas dúvidas, e queria congelar esses docinhos, para assar na hora, perguntei a Margarida do Tachos &Panelas se ela por acaso sabia, se eu poderia congelá-los, quando ela disse que podia, não tive dúvidas, fiz, congelei, na hora do café, assei enquanto as visitas conversavam na sala. Fiquei feliz por que deu certo, ficou muito saboroso, e foi aprovado por todos, porém como é a primeira vez que faço, vou me adaptando melhor com as forminhas, farei com uma forminha mais funda, para poder colocar mais recheio, na próxima vez. A receita tirei do Sabor Intenso

Ingredientes


600g de massa folhada (comprei os disquinhos prontos)
500 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
60 grs de farinha de trigo sem fermento
500 grs de açúcar (achei muito, e usei  250 grs)
250 ml de água
7 gemas


Modo de preparo


Coloque os disquinhos de massa folhada nas forminhas previamente untadas, deixando as bordas um pouco mais grossas e o fundo mais fino.
Prepare o recheio: Dissolva a farinha em um pouco de leite e leve o restante ao fogo com o pau de canela e a casca de limão. Quando o leite levantar fervura, diminua a chama e adicione a farinha dissolvida. Mexa bem até levantar fervura novamente. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela leve ao fogo o açúcar e a água, misture bem e  quando levantar fervura, conte exatamente 3 minutos e desligue o fogo. Junte essa calda em fio ao leite reservado e misture bem. Em seguida coe essa mistura e deixe esfriar completamente. Em seguida, junte as gemas ao creme e misture bem. Encha as forminhas e leve para assar em um tabuleiro, no forno pré aquecido a 230°C por 17 minutos.


Depois de cozidos e morninhos, desenforme-os e polvilhe canela em pó ou açúcar de confeiteiro. Eu misturei os dois e polvilhei nos pastéis ainda mornos.


 Bom Apetite!!

42 comentários:

Lenita postou o comentário número:

Olá minha querida Josy,
obrigada por estres sempre presente com tuas lindas palavras.
Este arroz com beringela ficou suberbo, qual aproveitamento é um prato completo e maravilhoso.
Estive a ver tudas as novidades e fiqeui presa na tarte de abobrinha, até me inspirou para um próximo piquenique.
O bolo de milho verde deve ser mesmo saboros, nunca fiz bolo de milho, quem me dera provar o teu.
Bjs

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Que belezura esses pastéis Josy!
Eu adoro tudo que seja pratico e delicioso. A opção de poder congelar tb é tudo de bom. Ficou lindo lindo :)
Beijocas

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Sucesso total!
Sempre tive vontade de fazer esses docinhos e vc arrasou ficaram maravilhosos, fico aqui só imaginando o sabor, que com certeza ficaram deliciosos, parabéns!

Beijos ♥

Ginja postou o comentário número:

Querida Josy,
ando com tempo apertado por causa do trabalho e sem folgas as fico encantada por ter passado hoje e ver seus pastelinhos de belém!!
Adoráveis, ficaram lindos lindos!!
Comidos morninhos com canela sabem tão bem.
Ficaram iguaizinhos aos nossos. Confesso que nunca fiz em casa, e quero muito!! Que maravilha, levo um!
Um beijinho.

luci postou o comentário número:

Que delícia de receita eu adoro pastéis de belém
beijos

Marisa Valadas postou o comentário número:

Que lindos que ficaram, estão com um aspecto delicioso! Ai... voou roubar um pra mim!

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy! Minha irmã caçula é super fã destes pasteizinhos, eu nunca provei, mas o seu está de dar água na boca. Muito bom saber que pode ser congelado, quem sabe um dia eu me arrisco :)

Abraços. Fabiana.

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Seus pasteizinhos de Belém ficaram arrebatodores!!!!! A minha lista de receitas por fazer desse cantinho maravilhoso só aumenta amiga!!!! As fotos estao tentadoras e maravilhosas, ameiiiiii!!!!
Beijocas e um belo dia paar você!!!!

Tertúlia da Susy postou o comentário número:

Que delicia Josy,
Adoro estes pastéis, sou capaz de comer e comer e comer...
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

Brisa Maritima postou o comentário número:

Minha querida,

As Mamis são assim: atrevem-se por campos desconhecidos e têm sucesso.

Esses pastéis de Belém são um dos nossos orgulhos nacionais, receita escondida durante séculos e séculos, mas aso poucos foram aparecendo réplicas que ficam tão boas ou até melhores que os originais.
Acredito que seja este o caso, pois os seus pastéis estão fabulosos ! Não me admira do sucesso que foram.

Beijinhos grandes Mãezinha doce !

Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt


Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Já tive o prazer de saborear esses pasteis em Belém, como esse prazer nem sempre é possível à que tentar fazer deliciosas versões como a sua, são irresistíveis acabados de sair do forno, humm.
Beijo,
Vânia

Um toque de canela postou o comentário número:

Olá!
Adoro pasteis de Belém e estes seus ficaram um mimo... deliciosos! Levo um!
Bjs

quaseprendada postou o comentário número:

Nossa! Parece maravilhoso. Melhor que pastel,porque é assado assim dá pra comer um a mais néh?!

Cindy postou o comentário número:

Gosto bastante destes pasteis de Belem, os teus ficaram lindos Josy...
beijinho

Roselia Bezerra postou o comentário número:

Olá, querida Josy
Faz um tempinho que não como um... quem me dera ter ânimo de fazer alguns!!!
Vou copiar a receitinha...
Bjm de paz e bem

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Hummmmmmm
Mãezinha linda.. que maravilha.
Eu nunca na minha vidinha comi essa delícia, apesar de morrer de vontade..
Nossa.. com certeza irei fazer.. ontem mesmo estava olhando no mercado pacotinhos de massa folhada.. acho que vou experimentar..
Nossa! Que dengo..
Amei..

Um beijo minha linda.. e uma tarde adorável viu?

Nice e Ana postou o comentário número:

Nossa Josy como são lindos e com toda certeza deliciosos, bjs e boa tarde, ;).

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

SEMPRE TIVE VONTADE DE FAZER, MAS TINHA LÁ MINHAS DÚVIDAS!!!
AGORA VENDO AQUI, VOU TER QUE MATAR QUEM ESTÁ ME MATANDO......ESTA VONTADE DE COMER ESTE BELO DOCINHO!!!!

BJS.....

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy,esses ficaram lindos e muito pratico para fazer bjs Rosinha

Sileni Machado postou o comentário número:

Que delícia amiga, estes pastéis são maravilhosos, das vezes que a Aline e a minha irmã foram à Portugal trouxeram pra mim, é bom demais! Os seus ficaram tentadores! Adorei!
Bjssss e um lindo dia pra vc! =)
www.viveraprendendo.com

marijose postou o comentário número:

Deliciosos¡¡¡ me encantan estos pastelitos, meq uedo tu receta, besos

Minha vida de campo postou o comentário número:

Josy do céu, que loucura esses pasteis, eu e minha filha adoramos, já anotei para fazer, o brabo é essa massa folheada, quem mora na província não tem essas modernidades da cidade grande, e fazer essas massa é muito complicado. A verdade eu que não atino.
As visitas certamente amaram tua recepção carinhosa.
Bjos e tenha uma ótima sexta

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Josy adoro esse pastel, mas confesso que não quis nem ler a receita...kkk...deve ser hiper calórico e tem coisas que é melhor não saber...kkk
bjs
Edi

meuladoarteiro.blogspot.com.br

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Menina manda uns prá cá!!! que delícia!! bjs
Maura

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Guria!!! Tu és fera mesmo!
Que beleza de pastéis!!! Af, ainda me mudo pra Campinas, rsrs!!!
Josy: hoje postei um bolo que peguei a receita por aqui. E por falar em pegar, vou levar essa receita aqui também, quem sabe eu não me arrisco!

Bjinhus e fica com Deus!

A Paixão da Isa postou o comentário número:

gosto tanto quando vou a Portugal é um dos primeiro bolos que como bem os seus eles estao 5* ja levo um para o meu café bjs e tudo de bom

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida,

fiquei tão feliz por ver que fez os pastéis, são realmente muito bons, deliciosos mesmo.
Os seus estão perfeitos até parecem de compra, imagino-os quentes com um café com a canela por cima, que vontade de comer já um.
Ficaram perfeitos querida Josy, adorei mas de verdade.

Beijinhos

Iza postou o comentário número:

São uma verdadeira delicia :)
Beijinho

Sadhia Hage postou o comentário número:

oi minha linda mas que maravilhoso ..paraben sabe que tenho vontadinha de fazer aqui? os meninos e eu amamos amei amada bjokas doces

São Ribeiro postou o comentário número:

Adoro e só fiz uma vez.
Esses ficaram lindos o interior esta uma delicia.
Ja´comia uns quantos
Bjs

Carina Mendonça postou o comentário número:

Que lindos e deliciosos! Realmente quem sabe, sabe.. morro de medo de fazê-los e errar na temperatura do forno.. rsrs Estãos lindos.. e tenho certeza que super apetitosos! bjos*

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Josy, minha querida amiga!!!

Caramba! Quase babei no teclado!
Adoro Pastel de Belém! Vc acredita que a minha irmã mais velha foi a Portugal mês passado e não encontrou unzinho lá pra provar???
Só rindo, né não? Uma ironia! E ela adora os docinhos!
Será que eu acerto?
Bjsssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

Romy Almeida postou o comentário número:

São mesmo bons :)
De vez em quando faço cá em casa pois todos adoram.
Bjs

Susana Machado postou o comentário número:

Adoro estes pasteis.. são uma maravilha! e estes ficaram divinos!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Artes da Mel postou o comentário número:

Josy saudades de vc também! Obrigada pela visita e carinho lá no blog, adorei! Achei q fosse mais difícil fazer esses pasteis, preciso fazer pra minha mae, ela adora!
Beijao,
Mel

Catarina postou o comentário número:

Estou certa que os seus convidatos ficaram encantados e deliciados, Josy. : )

Formiguinha postou o comentário número:

Oi dona Josy:)

Que belos pastéis de Belém! Adorei!
Estão aprovados! Só tenho pena de não provar nenhum:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Cecilia Gomes postou o comentário número:

magnificos pasteis de belem:)
bjinhos
Bom fim-de-semana

Renata postou o comentário número:

Hmm Josy, sempre tive vontade de fazer essa delicia em casa. Como você, também teria diminuído o açúcar. Imagino que tenha ficado muito delicioso!
Bjsss

Léia postou o comentário número:

Josynha minha flor, amo pastéis de belém.Nunca fiz em casa.Ficaram ótimos seus pastéis.Aposto que fizeram muito sucesso.Arrasou amiga. Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...