Quiche de Ricota e Alho poró



Mais uma quiche para eu começar minha Segunda Sem Carne mais leve. Todos somos super fãs de quiches, e variados sabores. O bom é que podemos criar, juntar ingredientes que apreciamos, e mesmo pesquisar novos sabores. Essa de ricota é a preferida, pois acho que a ricota combina com muitos outros ingredientes. Dessa vez escolhi o alho poró, uma hortaliça que gosto demais pelo sabor marcante que dá aos pratos e pelo aroma que ele exala. Essa vai ser minha refeição do dia, acompanhada com uma salada de folhas.

Ingredientes


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
4 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

2 talos de alho poró cortado em fatias finas
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3/4  xícara (chá) de creme de leite

250 grs de ricota fresca

3/4 xícara (chá) de requeijão cremoso
sal e noz moscada a gosto
queijo ralado a gosto
fatias de tomate para decorar

Modo de preparo


Para a massa, leve em uma bacia, a farinha, o sal o fermento em pó e a margarina, vá amassando com os dedos e alternando com a água, até formar uma massa homogênea. Faça uma bolinha, embale em um plástico e guarde na geladeira.
Para o recheio
, leve em uma frigideira a margarina e junte o alho poró. Refogue por 3 minutinhos e desligue o fogo. Em uma tigela, bata os ovos, adicione a farinha de trigo, o creme de leite, a ricota amassada, o requeijão, o sal e a noz moscada. Mexa bem. Acrescente o alho poró refogado. Reserve.
Abra a massa em uma forma com fundo falso e leve ao forno por mais ou menos 15 minutos.
Retire do forno e acrescente o recheio. Volte ao forno e asse por mais 15 minutos.

Essa foto de cima o prato está por cima do pano de copa lindinho que recebi de presente da querida Regina do blog Sabor em Si. Fofo né?

EXCELENTE INICIO DE SEMANA PARA TODOS!!


OBS: Pessoal, estou um pouco atrasada com as visitas. Ia pegar o dia de ontem e fazer todas as visitas atrasadas, porém, minha crise de labirintite começou sábado a noite e fiquei muito mal ontem, hoje graças a Deus estou melhor e vou estar fazendo as visitas em seus blogs aos poucos. Obrigada pela compreensão. Bjos a todos

47 comentários:

Lenita postou o comentário número:

Olá Josy
o seu almoço vai ser muito saboroso e saudável, a quiche de alho francês e ricotta fica deliciosa.
Boa semana para ti também.
Bjs

Catarina postou o comentário número:

Engraçado. Ainda ontem à noite estava a dar uma olhadela num livro de culinária e vi lá um quiche de vegetais. Indicavam como se fazia a massa mas eu pensei: que trabalheira; não, vou comprá-la já feita! Então, vou experimentar a comprar aquelas congeladas para as tartes para ver se resulta. : )
A isto chama-se a lei do menor esforço! : )
Abraço

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Gostamos muito de quiche de ricota e alho poró, é uma ótima escolha com linda apresentação e deliciosa.
Boa semana, beijo,
Vânia

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Oi minha querida prima, que bela escolha, alho poró e ricota, uma combinação deliciosa!! Quiche é sempre uma ótima opção e que bela e saborosa refeição você vai ter minha linda, bom apetite !!

Beijinhos e uma semana maravilhosa pra você!!

Marisa

arte da sadhia postou o comentário número:

oi josyta minha flor mais lina do meu jardim ..esta torta esta maravilhosa amo quiches e a sua esta perfeita amiga
amei ..amiga também tenho labirintitre e sei que é deose de leão bão se preocupe cuide de sua saude ok bjão grandes

luci postou o comentário número:

Que maravilha de quiche e deve ser deliciosa
boa semana
beijos

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Josy querida, adorei amo alho poró e tenho ele em saquinhos congelados la em casa, olha esta receita sai entre esta sexta ou a próxima segunda-feira sem falta, pois gostei muito, na segundo costumo fazer uma janta leve e na sexta geralmente é lanche e este lanchinho saboroso e leve né? (apesar do requeijão)

Bjs

Gélia

Ana Rita postou o comentário número:

Para além de ter ficado linda deve ter ficado também uma delicia!
Bjoka
Rita

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Bom dia querida, estamos em sintonia hoje com o alho poró rsrs. A sua quiche ficou linda, receita é maravilhosa!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

Cuca postou o comentário número:

Josy, essa quiche com ricotta deve ser uma delícia, pelo menos o aspecto é fantástico!!

Beijos e uma boa semana*

Margarida Abreu postou o comentário número:

Minha querida e amada amiga

Antes de mais espero que vc esteja realmente melhor!!

Eu adoro quiches, gosto mesmo muito... nai as faço pq corro sempre o risco de ter de as comer sozinha e como eu nao gosto de fazer comidas diferentes acabo sempre saindo prejudicada... eheheheh

Excelente a sua receita

Beijocas

Margarida

MINHA VIDA DE CAMPO postou o comentário número:

Oi Josy,
espero que tu estejas melhor, te cuida e pense sempre em coisas boas quando o pensamento está bem tudo se acerta.
menina já anotei essa maravilhosa receita, adoro teu jeito de explicar uma receita, tudo parece tão fácil.
Bjos linda e tenha um ótimo dia.

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Josy amiga, essa quiche está nota 10,....ficaria bem na mesa de Domingo nos anos da minha filhota,...lol,...
Beijinhos e boa semana!
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

São Ribeiro postou o comentário número:

Que delicia de quiche,tem tudo para me agradar.
Boa semana
bjs

Um toque de canela postou o comentário número:

Adoro quiches e ricotta, casamentoo perfeito nesta proposta altamente apetitosa! Adorei!
beijinhos
Paula

cristina fonseca postou o comentário número:

Excelente refeição ! Aqui em casa também gostamos muito de utilizar o "alho poró", aqui chamado de alho francês :) É o irmão magrinho da cebola e dá realmente um excelentesabor aos pratos.
Essa quiche ficou de babar!!!
Beijinho doce e boa semana:)

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Huuum, Josy!
Deliciosa a sua quiche!
E com ricota eu nunca fiz: taí! Vou ter que provar!

Bjinhus e ótima semana!

Sol Pâtisserie postou o comentário número:

Delícia, delícia, delícia, pense na pessoa que ficou com água na boca, essa sou eu rsrs.
Boa semana querida
Bjs

Cindy postou o comentário número:

Josy,adorei a quiche,e fico feliz por te sentires melhor..
beijinho

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida Josy, a sua quiche ficou maravilhosa! Espero que esteja bem da labirintite, já tive e é uma sensação horrível, parece que o mundo vai desabar na nossa cabeça, rs. Melhoras, amiga!
Linda semana pra vc! :))
Bjsss
Vivendo e Aprendendo
viveraprendendo.com

Selene postou o comentário número:

Olá Josy
Ficou linda.
Deve ser mesmo mt saboroso

Beijinho e boa semana

Ana Claudia postou o comentário número:

Josyta, que linda torta, comprei alho poró para fazer uma quiche essa semana... hehehehe
Beijinhos, boa semana miguxa

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Hummmmm fiquei com água na boca....receita anotada. bjs

http://meuladoarteiro.blogspot.com.br/

Andréa postou o comentário número:

Boa tarde minha amiga!
Desculpe-me chegar tarde aqui no seu cantinho que gosto tanto, mas depois do almoço estou estudando p/ fazer uma prova no mês de maio e tenho que ler de cocorar muitas leis, se eu pegar firme eu consigo, hehehe.
Sua quiche ficou linda e com esses ingredientes só pode ter ficado uma delícia!

Desejo-lhe melhoras, que Deus lhe abençoe.
Depois vou lhe enviar um e-mail!
Beijão, ótima semana!

A Paixão da Isa postou o comentário número:

adoro quiches e essa com esse legume que gosto esta super humm beijinhos e asmelhoras e todo de bom

piteis da dinha postou o comentário número:

Josy querida, nada melhor que começar a semana com uma receita tão especial como essa.

Peguei a receita ok?

Não posso perder a oportunidade né amiga?

Bjssssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.

Prata da casa postou o comentário número:

Olá Josy: gosto das suas receitas das segundas sem carne. São sempre ótimas sugestões. Esta também parece uma delícia. Gosto imenso de alho francês e a quiche ficou muito bem apresentada.
Bjs
Márcia

Doce Final Feliz postou o comentário número:

Olá Josy!!! adoro quiches!!! ficou muito apetitosa..
bjus
Cila

Romy Almeida postou o comentário número:

Que delicia Josy :)
Ultimamente o meu corpo só me anda a pedir receitas sem carne rsrsr
Acho que no fundo o novo organismo ensina-nos a saber comer, por vezes nós é que não lhe da-mos a devida atenção rsrsr
Bjs

marijose postou o comentário número:

Que quiche mas rica Josy, a mi estas tartas saladas esq ue me gustan todas¡¡ besos

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Que delícia Josy, vou experimentar, pois adoro alho poró e estou com um na geladeira por sinal me esperando!
Copiarei agora, ficou hiper apetitoso!
Beijos e uma ótima semana, cheia de paz e amor!
CamomilaRosa

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " postou o comentário número:

Josy minha querida,

Depois de um tempo de férias, estou de volta ao mundo virtual, e não poderia deixar de lhe desejar um 2013 cheio de energias positivas e com grandes realizações.
Obrigada pelas palavras carinhosas que deixastes lá no "Essência", fiquei muito Feliz!
Adorei a receita da Quiche, me deixou aqui com água na boca(como sempre né?....rsrsrsrss).
Tenha uma semana MARAVILHOSA minha irmã, e desejo melhoras com a labirintite.

Um grande beijo em seu coração!!!

Danni e Lype postou o comentário número:

Nossa!!! Essa quiche está tudo de BOMMMMMM!!!! AMEI!!!
Grande beijo, Irene

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Mamis, sou fã de quiches !

São refeições tão práticas e tão saborosas e saciam ! :)

A sua está tão convidativa, tão apetecível, adorei esse recheio com a ricotta, uma delicia sem dúvida ! :)

Beijinhos e boa noite, minha querida !

Bel

Vicentina postou o comentário número:

Olá querida Josy.
Sua Quiche ficou maravilhosa, uma tentação, deu água na boca.

Obrigada pelo seu carinho la no meu bloguito.
Bjs e Boa Semana

Gina postou o comentário número:

Josy amiga
Quiches são sempre gostosas e muito bem vindas, completam qualquer refeição com louvor.
Adoro alho poró, e adorei a quiche.
Melhoras para a labirintite, se cuide, fique boa, nós estamos sempre aquí na torcida. Beijinhos

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Olá Josyta querida!
Estava morrendo de saudades de você!
Ah como era bom aquele tempo em que eu podia visitar as amigas diariamente!rsrs
Depois que a minha secretária me deixou, tudo mudou...rsrs
Mas estou feliz assim...rsrs
Mas o tempo para visitas...
Esse foi prejudicado.
Sinto falta de nossas conversas Josy.
Mas acho que não devemos nos cobrar.
Afinal, nem sempre é possível estarmos com os amigos e nem por isso eles deixam de ser queridos, não é mesmo?
Adorei esse quiche minha amiga e ele ficou completo com o paninho da nossa querida Regina!
Vou levar mais essa receita para o caderninho da Josy( cada dia maior e melhor)!
Beijo grande e abençoada semana com muita paz e luz!

Lidi Horácio postou o comentário número:

HUmmmmm deve ser uma delícia...
Ameiii ♥

Beijocas :*
Boa Semana ")

Léia postou o comentário número:

Josynha minha flor sua quiche ficou fantástica e este recheio me deixou com água na boca pela textura.Fique bem minha amiga, se cuide pois queremos te-la por longos anos junto a nós.Fique com Deus minha amada.

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Oi minha linda..
Demorei mas enfim consegui chegar nesse meu cantinho preferido e todo aconchegante.. aconchegante como colo de mãe..

Que receitinha deliciosa em?
Hummmmm
Tudo de delícia..
Eu queria muito experimentar agora mesmo..
Ai Deus!!

Oh minha linda.. espero que estejas melhor.. fiquei preocupada depois que fiquei sabendo que tinha passado mal.. mesmo aqui longe vou pedir pra Papai do Céu cuidar da minha mãezinha do coração..

Um super beijo e uma noite linda viu?

Viví Taboada postou o comentário número:

me encantan los quickes y este se lleva la palma, tiene que estar de muerte lenta!! bicos

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy! Sua quichê, como sempre, está maravilhosa! Espero que você já esteja melhor :)

Abraços. Fabiana.

Preguiça ;-) postou o comentário número:

Espero que fique melhor. A sua quiche está com aspeto bem saboroso.

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Josy vim responder pra ti aqui, que acho que vc ira visualizar com certeza né, olha o alho fica crocante sim, ontem mesmo eu fiz uma sopa e coloquei alho poró fritinho no azeite, mesmo tendo cozinhado junto com os legumes, ainda sentia ele crocante.

bjs

Gélia

D Augusto postou o comentário número:

Josy depois que eu fiz uma torta de cebola cremosa não consigo nem pensar em comer tortas compostas de recheio muito cremoso. Nunca provei quiche e agora fico receoso de fazer e ficar igual aquela torta horrorosa kkkkk
tenho que perder esse meio medo kk

Beijos

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josyta,
adorei a receita. Acho o alho-poró tão saboroso que merece realmente uma quiche só pra ele!
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...