Bolo de Amêndoas c/Coco azul - BC AS cores do Arco Iris

Olá pessoal! Queria agradecer todos os comentários carinhosos, nesses dois dias de ausência. Obrigada a todos!
Quando a querida Romy nos avisou da cor escolhida para a Blogagem Coletiva Arco Iris, promovida pela amiga e também querida Margarida fiquei matutando o que eu iria fazer, já que a cor que ela escolheu foi o azul. A única coisa que me veio à cabeça foi a Gelatina de Tutti Frutti, mas queria algo diferente. Lembram-se do famoso cupcake Red Velvet que andou bombando na blogsfera? Pois então, pensei comigo, se existe esse por que não posso fazer o cupcake Blue Velvet? Lá fui eu comprar um corante alimentício azul.
Chego em casa e coloco mãos a obra. Primeiro de tudo: separar todos os ingredientes. Ingredientes separados, fui à cata das minhas forminhas de cupcake para deixá-las prontinhas na forma. Que forminhas de cupcake? Onde guardo as forminhas de brigadeiro, cupcake, bicos de confeitar, granulado, confeitos coloridos, tinha tudo menos...Adivinhem!!! Forminhas de cupcake. Não tinha nem cheiro delas. A esquecida aqui esqueceu de comprar. Que fazer? Deixar de participar da coletiva, nem pensar, Margarida não merecia. Pensei, pensei, vou fazer um bolinho e cortar os bolinhos com um cortador de biscoitos. Pronto! Tá resolvido. Pura ilusão! Comecei a bater o bolo, e finalmente lá ia eu usar pela primeira vez meu corante alimentício, coloco algumas gotinhas, achei que ficou sem cor, coloquei mais algumas gotinhas, comecei a visualizar uma corzinha, mais para verde do que azul. Como assim?
O corante é azul, por que está ficando verde??? Conferi a cor, será que comprei errado? Não. Estava certo, "corante alimentício azul" estava lá escrito. Pois bem, deve ser assim mesmo, acho que quando começar a assar ele fica azul. Pura ilusão novamente. O bolo ficou verde. Queria morrer!!! Peguei o produto já com uma vontade louca de atirá-lo na parede, mas usei o bom senso e pensei: Calma, vai ter trabalho para limpar a parede depois por que? Peguei o infeliz, pinguei umas gotinhas em uma xícara e coloquei água. Ali visualizei um azul lindo, maravilhoso e que não sei por que, nem quando, nem onde, estava essa cor no meu bolo agora verde. Enfim, peguei meu coco ralado seco, coloquei para hidratar na água azul maravilhosa que eu tinha visto a pouco. E assim nasceu o coco ralado azul de um bolo verde. Agora meninas, e meninos, se vocês sabem o que pode ter ocorrido por favor me expliquem, por que eu não entendi é nada!!!! E até agora estou verde de raiva!
Desabafei....pronto... desculpem o texto longo e vamos à receita. Ah! ficou delicioso.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas ou baunilha
1 colher (sopa) de kirsch, brandy ou cachaça
1 colher (sopa) de fermento em pó
gotas de corante alimentício (até atingir a cor desejada)

Cobertura


4 colheres de leite
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
coco ralado hidratado em água e corante azul a gosto


Modo de preparo

Na batedeira, bata os ovos, o óleo e o açúcar.  Acrescente a farinha de amêndoas e a farinha de trigo intercalando com o leite de coco e o leite. Adicione o corante e misture bem. Acrescente a essência de amêndoas, a bebida e por último o fermento.
Coloque em forminhas de papel próprias para cupcakes, ou use uma assadeira de buraco no meio, untada e enfarinhada.  Leve ao forno pré aquecido a 180° ate dourar.
Depois de frio, leve ao fogo o açúcar de confeiteiro com o leite, misture bem.  Se optou por fazer bolo inteiro, cubra com o glacê, corte com o molde de sua preferência, e decore com o coco






 Detalhe para a cor verde do dito

Bom Apetite!! 

Esta foi minha participação para a blogagem Coletiva As Cores do Arco Iris
Entre nessa brincadeira gostosa e divertida, participe você também
Mais detalhes clique AQUI

 

29 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Azul é uma cor linda, estes bolinhos de amêndoa e coco azul devem estar deliciosos com esta combinação de ingredientes.
Beijo,
Vânia

Maísa postou o comentário número:

Começar o dia com um bolo fofinho e super colorido é tudo de bommm...Ficou lindinho Josy!
Um lindo dia pra vc minha querida amiga...beijão

Margarida postou o comentário número:

Josy querida... vc me arrancou ja umas valentes gargalhadas...


Que cor tem a gema do ovo??? ... pois amarela... que juntamente com o corante alimenticio azul dá??? adivinha só??? verde... pois, na proxima faz um bolo sem gema de ovo eheheheehehhehe

Portanto solte lá essa raiva toda, que aqui aconteceu exactamente o mesmo, eu nao foi com corante, mas sim com blue curaçau, e saiu um azul improvisado!!!


Ficaram lindos e maravilhosos esses seus coraçoes minha amiga, coo tudo o que vc faz!!!

Beijocas

Belocas postou o comentário número:

Que lindos que ficaram.

E, estamos sempre a aprender... lá diz o ditado: "vivendo e aprendendo", e todas juntas estamos a prender.

Ainda não tive oportunidade de fazer a minha a minha receita... Estou com um problemão no meu frigirifico que resolveu deixar de trabalhar ...e o dia está de arrasar com calor.... bem vou para a minha cozinha que isto hoje promete...
bjs

Renata postou o comentário número:

Josy, querida, ficaram lindos seus corações azuis. O bolo ficou verde por causa das gemas que vão na massa. Numa próxima, experimenta uma receita que só leve as claras.Bjsss

Miminhos da Mito postou o comentário número:

Olá

O importante é o sabor :D e eles ficaram bem bonitos seus bolinhos eu gostei.

Bjs

Ana Claudia postou o comentário número:

Amiga, rsrsrs...essa blogagem das cores está nos ensinando muito sobre as cores e como elas se misturam... rs...para não correr o risco preparei um drink pq ja tive a experiencia de tentar colorir vermelho e ficou rosa...espero que tenha dado tudo certo em SP.
Beijocas e um otimo final de semana!!
Ana Claudia

Ana Claudia postou o comentário número:

Ah, esqueci, os pequerruchos me atrapalharam aqui, rsrs.. Nunca provei bolo com farinha de amendoa vou ter que comprar, é facil de achar?? Beijos de novo..ehehe
Ana Claudia

marijose postou o comentário número:

Ummmmmmm. que rico Josy, y que colorido, me gusta¡¡¡, besos

luci postou o comentário número:

Josy
Seu bolo ficou lindo
Eu já tive um problema assim com corante,você usou o líquido né ?
ele se mistura com a massa que é mais branquinha e acaba ficando verde,passei a usar o corante em gel e isso não acontece mais,fica bem azul mesmo !!!

beijusss

Andréa postou o comentário número:

MINHA QUERIDA AMIGA,
VOCÊ ARRASOU, OS TEUS BOLINHOS FICARAM LINDOS, CRIATIVIDADE TOTAL!
UM DIA FIZ UM ROCAMBOLE DE LIMÃO, MAS FICOU PARECENDO COM A COR DO INCRÍVEL HULK, RSRS, VC LEMBRA?
A COR AZUL É LINDA LEMBRA O CÉU.

AMANHÃ EU RESPONDO O SEU E-MAIL, HOJE O MEU DIA ESTÁ CHEIO, VOU DAR UMA SAÍDA DEPOIS DO ALMOÇO, MAS NÃO PODERIA DEIXAR DE VIR APRECIAR A SUA RECEITA CUTE CUTE!

TENHA UM SÁBADO ABENÇOADO!
BJS ♥

Romy Almeida postou o comentário número:

Minha querida... adorei a sua sobremesa... ficou maravilhosa pois além da cor que adoro tem também o coco que aprecio bastante :)
Bjs e bom fim de semana

Rachel postou o comentário número:

A amiga, de uma coisa estou certa, haja imaginação para participar de uma blogagem dessas...mas você é muito criativa e deu um jeitinho nessa, né?! Ficou ótimo e com certeza muito gostoso!

Já viu a receita do blog hoj??

Bom fim de semana procê!

Bjuss!!!

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Estou aqui rindo do efeito do corante, rsrs. E ri mais ainda de
você se conter para não atirar o frasco na parede, pois teria depois de lavá-la, rsrs.
A culinária tem desses imprevistos, rsrs. Contudo, é possível que o esverdeado tenha resultado da combinação do azul com o amarelado da massa (por causa do ovo).
É difícil encontrar alimentos azuis na natureza, mesmo os que à primeira vista parecem azuis na verdade são roxos, grenás, etc, portanto, você acabou se saindo bem. O melhor é que o bolinho ficou saboroso, né?

Beijo e boa tarde!

Lina postou o comentário número:

Que lindos os corações azuis, Josy! Muita imaginação rolou na sua cozinha para sair esta delícia! Ainda bem que o corante não foi para a parede, ia ser difícil tirar...
Esta coletiva é o máximo!
Beijinhos da cor do céu

Paula Vieira postou o comentário número:

Belos corações azuis. Ambas as cores ficaram lindas, o verde do bolo e o azul do coco.

Já desabafou aliviou, e viva a cor AZUL.

Beijinho

Paula

Joana postou o comentário número:

Já me fartei de rir com o seu texto!! Não adiantava atirá-lo para a parede mesmo, ia ser muito chato de limpar!!!
Se juntar amarelo com azul dá verde e a gema do ovo é amarelo, ainda que natural....
A mesma coisa se juntar amarelo com magenta dá vermelho e azul com magenta dá roxo!
Magenta, Amarelo e Azul (são as cores primárias) todas juntas dão o preto!!
Mas o bolo ficou na mesma lindo... bem verde e AZUL!
Um beijinho

são33 postou o comentário número:

JOSY IDEIAS NÃO LHE FALTAM E OS SEUS BOLINHOS FICARAM LINDOS.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

gina postou o comentário número:

Josy querida
Você me fez rir muito, pois já me aconteceu algo parecido e também pensei em jogar na parede...se não fosse a sujeira depois..Me disseram que o corante liquido interfere com os ingrediente (amarelo do ovo com o azul virou verde), dizem que é melhor corante gel. Mas isso não tirou o brilho do seu bolo pelo contrário sua criatividade ainda o fez mais bonito, afinal o coração vence o cupcake. Beijinhos de bom fim de semana da Gina

Cristina postou o comentário número:

Oi Josy, tenho tido dificuldade em entrar aqui, sua pg abre e volta, fica recuperando e fecha!Creio que seja meu note, mas agora consegui conferir do que se tratava esse coco azul lindo, com certeza além de bonito, ficou gostoso, ainda mais um bolo de amêndoas!Stress na cozinha está sempre acontecendo, semana que vem mostro os meus!rs,
Um excelente final de semana!!

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Que desafio, heim??? Como sempre ARRASOU!!! ADOREI!!! O bolo ficou com um aspecto LINDO e de quero +++!!!
Grande beijo e um lindo domingo, Irene

Isadora postou o comentário número:

tô rindo muito da sua historia!!! nunca usei corante...nao entendi pq ficou verde!
mas você teve uma ideia sensacional no fim e arrasou mais uma vez com este bolo lindo e saboroso!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

D Augusto postou o comentário número:

kkkkk fico imaginando sua frustação com o verde do bolo Josy. Como o pessoal aíd e cima falou deve ser pelo amarelo da massa mesmo.
de qualquer jeito o côco azul ficou lindo.

Um beijo

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Josy, amei a sua criatividade!!!
Ficou maravilhoso!!!E lindo!!!

Bjs..Uma linda semana!!!

Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel postou o comentário número:

Huummmmm....Hummm............ que apresentação e deve ter ficado uma delícia, ficou com excelente aspecto os seus bolinhos e muito coloridos, isso é que é imaginação,


BJS E BOA SEMANA.....

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Querida Josy, isso acontece nas melhores famílias, rs. Mas o importante de td é que vc arrasou no final com esses corações coloridos. Parabéns pela criatividade.
Bjsss
Sileni
www.viveraprendendo.com

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Josy querida, desculpe mas tive de me rir com a sua história. é que fiquei aqui a imaginar o desenrolar de toda essa acção e tive de me rir ao "ver" o seu rosto incrédulo ao ver verde o que deveria ser azul ! :-)))

"Salvou-se a honra do convento" - expressão bem popular que diz que afinal nem tudo correu mal.

Os seus corações azuis ficaram magnificos a fazer juz à bela cozinheira que a Josy é ! :-)

Um grande beijinho para Si !

RUTE postou o comentário número:

O coco azul ficou lindo.
E em formato de coração!Apaixonante.
Com essa receita ninguém fica "bleu"(=triste).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...