Resgatando a Esperança


Esperança é uma palavra forte, muitas vezes aliada a fé. Falar da esperança é falar de um sentimento  positivo e que nos faz continuar seguindo em frente. É um sentimento de quem vê como possível, a realização daquilo que se deseja.  Esperança para mim, é crer na possibilidade de resultados positivos, que requer uma certa perseverança, e acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Com certeza, ter esperança, mantém as pessoas vivas e mais motivadas para continuarem lutando, mas não devemos jogar as nossas esperanças demais no futuro, ou fazermos a nossa felicidade depender do amanhã, creio que temos de ser gratos pelo que temos hoje.
No decorrer da minha vida, passei a entender que poucas pessoas se sentem realmente felizes, ou não tem consciência da felicidade que possuem. Falo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes. Aquelas pessoas apaixonadas pela vida,que não precisam fazer jogos para conseguir o que buscam, porque seus desejos são realizados por suas ações e reações, não por seus caprichos. Aquelas que atravessam as ruas, caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero, pessoas que fazem o bem e se protegem do mal, apenas com um sorriso, uma palavra, um beijo, um abraço, uma oração, as que erram mais do que acertam, aprendem mais do que ensinam e vivem mais do que sonham.




Percebi que já perdi muitas pessoas  assim em minha vida, as que já foram para outros planos, e as que perderam-se de mim também. Encontrei pessoas mais novas, e com elas reaprendi a inocência que julgava perdida, percebi isso quando minha filha nasceu. Encontrei pessoas mais idosas e com elas, aprendi a ser madura, principalmente quando elas se foram. Aprendemos a amadurecer com o sofrimento da falta, a grande falta que meus pais fizeram em minha vida, tão grande quanto a importância da presença deles.
Sempre tive esperança em minha vida, muitas esperanças. Esperança de um mundo melhor, esperança  que o ser humano aprecie as coisas que estão à sua volta, que sintam as coisas boas que a vida nos oferece, mesmo tendo dias que nos deparamos com algumas dificuldades,  pois os obstáculos aparecem para serem superados e entender que novos surgirão, afinal eles fazem parte da nossa vida. Tenho esperanças que o ser humano mude, mude com seus filhos, tendo mais diálogos, não aquele diálogo que só passa informação, mas sim tendo uma participação ativa entre quem fala e quem ouve. Tenho esperanças que o ser humano entenda o valor da Natureza e a grande responsabilidade que temos, em legar às futuras gerações um mundo onde se possa viver com dignidade. 



Tenho esperanças que o ser humano saiba um dia dar valor ao seu idoso, e entender que respeitar o idoso,  é respeitar à si mesmo, o idoso tem um passado, tem uma história, colaborou com a construção desse mundo em que vivemos, deu a vida a quem hoje é jovem. Tenho esperança que o ser humano respeite nossas crianças, que possuem sentimentos iguais ou até mais intensos que os nossos. Respeitar a infância é muito mais que respeitar as necessidades básicas da criança. Nossas crianças tem direito à educação,saúde, alimentação, ao amor.



 Tenho esperanças que o ser humano respeite os nossos animais. Onde matam por dinheiro, são cruéis por pura maldade, e que entendam que é indiscutível que são capazes de sentir a dor mas, por serem irracionais, não significa que o seu sofrimento é menor que o do ser humano.




 Tenho esperanças que o ser humano respeite o seu próximo, sem distinção de raça, cor, sexo, condição social ou nacionalidade.
Enfim, são tantas, muitas, milhares de esperanças que ainda tenho dentro do meu peito, que se for falar de cada uma, precisaria escrever um livro, mas eu acredito ainda que haverá um mundo melhor, tentando equilibrar a esperança com racionalidade, e entendendo o que é possível, e o que é ilusão.  Assumo a responsabilidade perante a minha vida, sendo grata por todas as oportunidades de crescimento que ela me oferece, e sempre acreditando nos meus sonhos e objetivos e mesmo que a esperança um dia acabe e forçosamente eu precise desistir, quero dizer para minha filha e netos que lutei por um sonho.



"A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve."
Edgar Allan Poe

Imagens: www.google.com.br



Essa foi a minha participação da Blogagem Coletiva - 3ª Fase Esperança
Confira as participações AQUI

 


38 comentários:

Andréa Santana postou o comentário número:

QUERIDA JOSY,
ENQUANTO HÁ VIDA, HÁ ESPERANÇA E LENDO ESTE SEU POST, VENDO ESTAS IMAGENS DAS CRIANÇAS TRABALHADO E VIVENDO NUM MUNDO DE MISÉRIA, ANIMAIS PRESOS COMO SE FOSSEM BANDIDOS E OS IDOSOS NO ABANDONO É MUITO TRISTE. MAS O QUE IMPORTA É QUE TEMOS DEUS E DEUS COLOCA ANJOS EM NOSSOS CAMINHOS, ONDE A LUZ BRILHA E ESPERAMOS DIAS MELHORES.

FICA COM AS BENÇÃOS DE DEUS!
BJS ♥

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Sou indiscutivelmente uma esperançosa, vivendo intensamente cada momento feliz e esperando com avidez o próximo momento de felicidade.
Lindo, alegre, triste e real texto, entendo que esperança é a mistura de todos os sentimentos sabendo balancear as emoções.
Beijo,
Vânia

Mimos da Claralú! postou o comentário número:

É amiga, não adianta, se não tivermos Deus em nossas vidas, nada seremos e nada teremos!!
Um Feliz Dia das Mães atrasado mas de coração!
Tenha um dia abençoado.
Beijinhos da Lú.

Iliane postou o comentário número:

muito lindo o texto..fiquei lendo..relendo!!!!..ufffa..perfeito..bjo

Lulu on the sky postou o comentário número:

Josy lindo seu texto. Também passei por muitas perdas na minha família e pensei que a esperança havia morrido e no entanto, quando menos a gente espera, ela ressurgiu de alguma forma e me fez acreditar que tendo esperança, temos fé e tendo fé, vamos a luta e encontramos a felicidade.
Também participo desta blogagem coletiva.
Big Beijos

Sileni Machado postou o comentário número:

Oi Josy,
Lendo o seu post lembrei-me que passei uma fase da minha vida sem esperanças e desacreditada do ser humano e do mundo, por tantas coisas ruins e tristes que acontecem, mas um sentimento maior ainda tomou conta de mim que é a fé em Deus e com isso comecei a pensar que se o mundo está assim tão ruim e dificil é porque as pessoas perderam as esperanças e a vontade de viver e o mundo não está perdido não! Há muita gente boa, de coração puro fazendo o bem pra muitas pessoas e tenho fé de que juntos vamos conseguir o melhor!
Bjss
Sileni
www.viveraprendendo.com

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Josy minha amiga... que lindo texto o seu... e as imagens... Amiga todas elas me tocaram por demais.. mas estou conve3ncida que as pequenas gotas que se vao juntando (nos) iremos fazer um oceano maior que os 5 oceanos que cobrem nosso belo planeta!!!

Eles nao sabem que o sonho... é uma constante da vida, e enquanto um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida nas maos de uma criança!!!

Beijocas

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, esta postagem é muito oportuna, pois a cada dia vemos e passamos por situações que podem nos deixar sem chão.
Mas a esperança funciona como uma âncora, ela nos firma nos momentos mais difíceis. Pela minha fé, tenho a esperança de ver todos este seus desejos realizados.
Esta esperança mantém a minha alegria e me dá forças de continuar enfrentando as alegrias e tristezas do dia a dia.
Gostei muito da sua abordagem sobre o tema, um lindo post.
Um beijo e uma ótima terça feira.

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Querida Josy
Que lindo amiga!
A esperança é uma "mola" para minha sobrevivência emocional e espiritual!
Como sempre, lindo post!
Um grande abraço
Léia

Marly postou o comentário número:

Olá, josyta,

O post resultou muito bom e expressa também a minha opinião: temos que ter esperança, claro, mas não devemos esperar que toda a felicidade chegue com o futuro, pois já a temos também no presente, rsrs.
Adorei também a maionese do post abaixo!

Beijo!

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy, quando nossa esperança está no Senhor Jesus temos mais que esperança, temos segurança. Boa semana pra você!!

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Roselia Bezerra postou o comentário número:

Olá, Josy querida
"O que me importa o tempo e o espaço,
Se trilhei caminhos orvalhados
Em busca do calor do teu abraço?"
(Auxiliadora)

Esperança... "mesmo quando há indicação do contrário"... Perfeito!!!


Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
Abraços esperançosos de paz

"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
imperdível, ainda que se apresentem dezenas
de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa.

paty postou o comentário número:

Adorei cada palavra que li querida josy, palavras sábias e de muita esperança e claro nunca devemos desistir dos nossos sonhos, senão que sentido faria a nossa vida.

A esperança é uma palavra muito forte na minha cabeça, quando se tem uma doença que não tem cura e que de vez em quando nos manda para o chão, quem seria eu sem a nossa Esperança, nunca a perdi, caminhamos juntas na estrada da vida..Nem nos piores momentos eu a deixei fugir!!!

Maravilhoso post amiga, lindo mesmo, esperança por um mundo melhor, SEMPRE!!!
Beijinho grande e continuação de boa semana!

Adri postou o comentário número:

Josy, eu duvido muitíssimo que sua esperança um dia acabe. Você é daquelas pessoas que acreditam no melhor com todas as suas forças, mesmo que tudo leve ao contrário. Para você, a vida é bonita porque você a enxerga assim, com os olhos do amor e da esperança :) E isso é força, amiga, se abater é muito mais fácil, ver o melhor nas coisas é um dom. Um beijãozão! Parabéns pelo texto tão rico!

Selene postou o comentário número:

É verdade, vivemos em busca da felicidade... mas há momentos em que já não existe esperança!

Bjs

A Paixão da Isa postou o comentário número:

como sempre o texo esta mt bonito e tem bonitas frases gostei mt bjs

Unknown postou o comentário número:

Que lindo texto Josy. Fez-me pensar muito e profundamente pois
também eu já perdi muitas pessoas que amava e é mesmo preciso ter esperança para continuar.

Beijinhos

São Ribeiro postou o comentário número:

GOSTEI MUITO MESMO, ESTA LINDO.
VOÇÉ É O MAXIMO
BJ

Adelaide Araçai postou o comentário número:

E eu achando que só eu era esperançosa... vejo que tenho mais companheiros nesta jornada que acreditam que tem uma forma de tudo melhorar sempre.

Muita Luz e Paz
Abraços

Mónica Silva postou o comentário número:

Josy cada palavra sua fez pensar que tenho uma mamã sábia, com um coração grande, cheia de amor pra dar, tenho esperança de abraçar vc um dia.

Beijinho grande

Alice postou o comentário número:

Querida Josy, que lindo texto, tão profundo e sincero:)
Eu acredito que a esperança é muito importante na nossa vida, pois faz-nos acreditar num futuro melhor e nos incentiva a continuar a lutar e a viver com garra. Mas a realidade é mesmo assim, tira-nos certas pessoas, mas depois aproxima-nos de outras e eu ainda acredito que tudo tem um sentido. O importante é que sejamos fieis e verdadeiros connosco próprios e que saibamos viver com sinceridade, pois desta forma conseguiremos apreciar melhor a beleza e a alegria que nos rodeia:)
Gostei deste bocadinho:)
Beijinho grande!

gina postou o comentário número:

Josy, parabéns pelo post!!!!
Lindo, comovente, triste, alegre,mas esperaçoso como deve ser a vida. Você é muito especial! Beijos da Gina

Ângela postou o comentário número:

Que o mundo mude, essa é a esperança.
Beijos

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Muito bacana seu post, Josy!
O que seria de nós sem a esperança... esperança no hoje e no amanhã. Acho que esperança e fé são duas palavrinhas que andam de mãos dadas. Fé nas pessoas, na vida..
Ah, muito lindo Josy, não vou ficar aqui escrevendo, pois vc já disse tudo!

Bjus e ótima semana! Paz e Luz!

Suelen Muniz postou o comentário número:

Belíssima participação Josy!Falta respeito e amor entre as pessoas hoje em dia,também tenho a esperança que isso mude um dia!
Abraço,=)

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Parabéns pelo post LINDO!!! ADOREI!!! Eu acredito que enquanto estivermos vivos precisamos ter esperanças e não desistirmos nunca...
Grande beijo, Irene

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Minha esperança minha amiga é que o errado seja errado e o certo seja certo e não o certo, errado e o errado, certo.
Beijo minha amiga querida, espero que seu dia seja muito lindo e iluminado!

Elvira Carvalho postou o comentário número:

Excelente post. Quem dera que a suas esperanças que são comuns às minhas se realizem um dia. Especialmente que o ser humano aprenda a respeitar-se a si próprio e ao seu semelhante. Se isso acontecer ele tratará os idosos como eles merecem. E o mundo será melhor tanto para os humanos, quanto para os animais ou plantas.
Um abraço

Cláudia Marques postou o comentário número:

Josy, o seu texto sobre a esperança é lindo, tocante e completo. Você conseguiu dizer TUDO, de uma maneira tão bonita e convincente.
Todo o texto está cheio de verdades, mas destacaria a frase:
"não devemos jogar as nossas esperanças demais no futuro, ou fazermos a nossa felicidade depender do amanhã, creio que temos de ser gratos pelo que temos hoje." É o que tento fazer, embora a tendência por vezes seja a de não viver o momento, estando sempre a pôr as nossas expectativas no futuro.
Beijinhos

RUTE postou o comentário número:

Querida Josy,
suas palavras têm perfume. Lindo texto que nos enbala como se fosse colo de mãe.

Tu já estás lá minha amiga, no Amor Universal. Amas tudo e todos de igual forma e intensidade.
É uma honra ser tua amiga.
Beijo no seu coração.
Rute

Lina postou o comentário número:

Olá, querida amiga Josy!Que palvras tão bonitas, sem ser piegas! A esperança é isso, ter fé, mas não ficarmos cegos, tão cegos ao ponto de não agradecermos(e nos apercebermos) o que de bom a vida nos oferece! E aquilo que você deseja é lindo e sabe porquê? Porque sei(e sinto) que você está fazendo a sua parte, oferecendo a sua bondade, a sua amizade, o seu carinho, para todos nós, humanos e animais!E agradeço, por encontrar você e te ter como amiga!
Milhares de beijos

Luma Rosa postou o comentário número:

A esperança é o combustível da vida, sem dúvida!
Quem perde a esperança perde o sentido de sua vida; sem esperança viver não tem graça. A Esperança é a vacina contra o desânimo e contra a possibilidade de invasão do egoísmo, porque apoiados nela nos dedicamos à fazer sempre melhor. A perda da esperança endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos, deixa a vida cinza, faz a vida perder parte do seu sabor. Ninguém vive se não espera por algo bom, que seja bem melhor do que o que já conhece, já possui ou já experimentou.
Josy, alimente sempre sua vida de esperança!
Beijus,

Sonhos melodias postou o comentário número:

Josy que maravilha de texto! E que maravilha de blogue! Mamma mia! Quanta receita boa! Minha mãe é que vai gostar de conhecer.
Abraço,

Lu Souza Brito postou o comentário número:

Oi Josy

Também sou cheia de esperança: em uma vida mais tranquila, esperança em ter filhos, em curar-me da artrite (ou ao menos ter um pouco mais de qualidade de vida), enfim.
A Esperança nos impulsiona a seguir adiante, buscando o melhor e também fazendo o nosso melhor.
Um abraço

Gina postou o comentário número:

Josy,
Acabei de viver um episódio de desencanto com os seres humanos, que se dizem veterinários e deveriam tratar bem dos bichinhos aos seus cuidados.
Amanhã faço uma homenagem à nossa Branquinha e lhe afirmo que está bem difícil visitar os amigos virtuais. Tenho tido dias difíceis, seguidos de uma viagem (que deu uma equilibrada no humor) e quando me dou conta, já lá se vão quase 1000 posts dos amigos. Impossível acompanhar, infelizmente...
Mas venho me abastecer de esperança, que não podemos perder, não é mesmo?
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...