Broa de Fubá



As vezes quando temos preguiça de ir à padaria que é meio longe de casa, ou ao supermecado que é mais longe ainda, faço um pão caseiro. Tem pão mais gostoso do que o pão caseiro? Pensando nisso resolvi fazer essa broa. Mamãe sempre fazia  broas em casa, e adorávamos comê-la quentinha com uma manteiguinha, e um bom café com leite logo cedo. Essa receita é antiga, fica muito macia e saborosa

Ingredientes

500 grs de farinha de trigo
500 grs de fubá
60 grs de fermento biológico fresco
150 grs de margarina
150 gr de açúcar
ovos
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de essência de baunilha
1/2 litro de água

Modo de preparo

Faça uma esponja com 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe-a descansar por uns 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Espere o crescimento dessa massa durante uns 20 minutos. Depois, corte a massa em 2 pedaços iguais, modele-as, coloque em assadeiras untadas, faça levemente uns cortes quadriculados, pincele com gema e salpique um pouco de fubá por cima. Espere o crescimento, até quase atingir o seu dobro, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar

Sirva quentinha com manteiga, ou geléia. Depois de fria é igualmente deliciosa

Bom Apetite!!

27 comentários:

Felismina postou o comentário número:

Realmente fazer pão em casa é das coisas mais gratificantes e essa broa ficou linda de mais... fico imaginando o sabor...

Bjs.

Sandra Batista postou o comentário número:

Que delicia de broa, ficou super fofinha! Josy, o que eu dava para comer uma boa fatia desta maravilha agora, barrada com manteiga e uma fatia de fiambre...que tentação, querida! Ficou linda demais! Beijinhos

Beth postou o comentário número:

Josy este pão està lindissimo e com um aspecto fantàstico adorei, deve ter ficado muito bom memso.

Beijinhos grandes

paty postou o comentário número:

Querida Josy, o teu pãozinho tem um aspecto formidável, e concordo não há nada como um pão caseiro, deve ter ficado uma delícia :))Beijinho grande!

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha... postou o comentário número:

Adoro pão caseiro Josy.
Já estou a entrar no avião pra voar pra ai, levo a manteiga... :p heheh.
Ficou um capricho, muito bonito mesmo. Beijocas

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Nossa Josy, que maravilha de pão, benza Deus! Hummm, quentinho é tudo de bom né!
Bjim

Andréa postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
QUE BROA MAIS LINDA, PARABÉNS AMIGA, FICO ENCANTADA COM SEU CAPRICHO, LINDA, LINDA, ALÉM DE SER UMA DELÍCIA É CLARO!

TENHA UM ÓTIMO DIA!
BEIJINHOS.........

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

ai amiga que coisa mais boa minha querida sempre deliciosa a sua padaria...bjokinhass

Páginas de Rose postou o comentário número:

Bom dia querida, que bom ver que vc colocou esta receita. Estava pensando em fazer broa de fubá, deu certo..
Beijos

Rose

http://amigasqueengordam.blogspot.com/

Atitude Zen postou o comentário número:

Querida Josy,
Que rico paozinho! Tem mesmo aquele ar super fofo. Amei :)
Beijinhos
Betis
Atitude Zen

são33 postou o comentário número:

QUE DELICIA DE BROA , ALÉM DE TER FICADO LINDA PARECE SER BEM FOFA E GOSTOSA.
BJS

Érica R. Baldon Pinto postou o comentário número:

Josy, sou apaixonada por pães, faz tempo que não como broa, preciso fazer, essa receita me parece muito boa, gosto dessas bem macias assim.
bjs

Sonia postou o comentário número:

Josy que coisa linda, e deve ser muito fofinho e saboroso.
Não consigo parar de olhar o quanto ficou bonito.
Parabéns
Beijos (estou levando a receita.
Ah! obrigada pela dica, fiz pão recheado ontem e ficou perfeito, todinho assado).

Cozinha Perfumada postou o comentário número:

Josy amiga que delicia esta broa!! Humm adoro fazer pão em casa porque acho relaxante e o cheirinho de pão assando é sem preço!rsrs Ficou linda!! Beijos Tereza

Viviane Alves postou o comentário número:

Que delícia Josy, pra comer no café da manhã então nosssssssssa.
Tem sorteio de um kit de esmaltes e alicates Merheje no meu outro blog www.viviass.blogspot.com, passa lá.
bjs
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

Amiga,
Estou passada, não soube. Eu não estou conseguindo lembrar o nome do blog dela (ñ tenho blogroll), depois me fala se puder. Q tempo difícil!
Um abraço!

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

Josyta,~
Lembrei o nome, mas não tem nada escrito sobre o assunto, somente da enfermidade.Vou deixar uma mensagem.

Eu tenho paixão por fubá e sua broa (em Minas é pão) ficou super fofo e lindo c esses cortes!
Um bejim grande!

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Josy, ficou profissional!!!
Este pão lembra a minha vó, ela fazia muito!!!Saudades!!!

Bjs...

Fla postou o comentário número:

Broa de fubá me lembra muito meu vô. Ele ia em uma padaria muito longe da casa dele só para comprar uma que ele gostava muito.
Gostei muito da sua receita.
Beijos

VOVÓ CRISTINA postou o comentário número:

Josy, essa ficou demais, hein? Já estou copiando no meu caderninho de receitas, com certeza é de tirar o chapéu essa receita. Beijos.

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Josy minha paixão,você quer acabar comigo...rsrs
Estou anotando essa receita agora!
Com o friozinho lá fora,um cafézinho e essa broa,hummmm!
Beijos minha amiga!
Que o mesmo sol que me mandaste essa manhã para iluminar a minha vida brilhe sempre nos seus dias!

Yolanda postou o comentário número:

Josy, a broa está belíssima, que não
há quem não faça. Um abraço e felicidades.

Diana postou o comentário número:

QUerida essa receita eu tenho que salvar. Tão fácil e gostosa
bjos

Duxa postou o comentário número:

Oi Josy, a tua broa tem um aspecto tão guloso, tão amarelinha, gostei imenso!
Beijinhos.

Moni postou o comentário número:

Josy melhor que ir á padaria é ir a tua casa comer uma broa de fubá rsrsrsrs tem um aspecto delicioso e muito fofinho e com manteiga já se comia :)

Beijinho

Bruna do Gourmandisme postou o comentário número:

Josy querida, o que é essa broa de fubá? Linda e com uma cara de ser deliciosa... A sua cozinha esteve bem movimentada nos últimos dias né? Já me atualizei!!! beijos

Priscila Beneducci postou o comentário número:

Josi seu blog, suas receitas estao bonitas de darágua na boca. Essa Broa perfeita. Parabens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...