Bolo Gelado de Abacaxi

Estava eu na feira fazendo minhas comprinhas, quando vi um lindo abacaxi olhando para mim e me chamando. Não tive dúvidas, trouxe prá casa. Nós íamos comer sómente o abacaxi, mas como sempre, pensando em algo para postar, me veio à mente um belo bolo de abacaxi. A turma gostou da idéia e aprovou. Eu costumava fazer muito essa receita nos aniversários de papai, era o bolo que ele mais gostava. Boa e linda recordação.

Ingredientes

4 ovos
4 colheres (sopa) de água morna (se quiser substitua por leite ou suco de laranja)
1 xícara (chá) de açúcar
gotas de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento em pó

Calda

2 xícaras (chá) de  água
2 xícaras (chá) de açúcar
4 a 5 cravos

Recheio

1 abacaxi maduro picadinho (despreze o miolo)
200 grs de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
100 grs de coco ralado

Creme

1/2 lata de leite condensado Mococa
1/2 medida de lata de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema peneirada (opcional)
essência de baunilha a gosto

Cobertura

1/2 litro de creme de leite fresco (batido como chantilly)
coco ralado a gosto (opcional)
abacaxi picado

Modo de preparo

Primeiramente faça o doce de abacaxi, leve todos os ingredientes ao fogo baixo, até ficar consistente. Desligue e reserve

Leve os ingredientes do creme ao fogo, até engrossar. Desligue e reserve.
Para a calda, leve todos os ingredientes em fogo baixo e deixe ferver por uns 15 minutos. Reserve.


Para a massa, bata as gemas com á agua até formar bolhas. Acrescente metade do açúcar e a essência de baunilha e continue a bater até obter um creme claro e fofo.
Acrescente aos poucos a farinha, o amido de milho e o fermento peneirados e continue a bater. Em separado bata as claras em neve e adicione o restante do açúcar. Depois de firmes, misture delicadamente à massa, e mexa com uma espátula.
 Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos ou faça o teste do palito. Em seguida, retire do forno, espere esfriar. Divida o bolo em duas partes. Umedeça com metade da calda, em seguida distribua uma farta porção do creme.



 Em seguida, distribua também uma boa porção do doce de abacaxi

Coloque por cima a outra parte do bolo, umedeça com o restante da calda e cubra com chantilly, alise bem e salpique coco ralado. Como esqueci de reservar alguns pedacinhos de abacaxi para decorar, usei cerejas, mas o correto seria abacaxi.




Sirva gelado

Bom Apetite!! Boa semana à todos!!

36 comentários:

Felismina postou o comentário número:

Hummmmm, hummmmmm, este bolo deve ser uma maravilha...

Bjs.

RUTE postou o comentário número:

Quantas lembranças ligadas à comida, não é?
Passo a vida relembrando outros tempos através da culinária :)

Como eu gostaria de pertencer à turma aí de casa!! Que delicias você faz para sua familia!

Para mim esta receita teve duplo interesse pois aprendi aqui a fazer creme com leite condensado para recheio de bolos. Valeu! Obrigada!
Que belo regresso o seu.
Beijinhos, Rute.

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Querida josy,
Que bom que esta de volta e esta tudo bem com sua filha. Esse bolo esta com um aspecto delicioso, nao e' a toa que era o preferido de seu pai : ) Amiga estou organizado as coisas cá em casa, pois vou tirar uma ferias em Agosto. Ando cansada e sem energias, mas volto logo ; )

Beijinhos grandes!

são33 postou o comentário número:

JOSY O SEU BOLO FICOU DIVINO E BEM GULOSO.
ESSA FATIA ESTA BEM TENTADORA , JÁ LHE DAVA UMA DENTADA.
BOA SEMANA
BJS

Moni postou o comentário número:

Querida Josy que saudades:) espero que a sua filhota esteja melhor.
Este bolinho esta um show Josy, esse recheio esta do melhor :)

Beijinho

Sérgio Gomes postou o comentário número:

Que delicia amiga! Fiquei mesmo com água na boca, já guardei a receita.

Beijos.

Sonia postou o comentário número:

Josy, minha mãe gosta demais deste bolo.
Aqui perto de casa tem uma confeitaria que faz um bem parecido.
Eu não tinha esta receita, mas já anotei.
As fotos ficaram lindas.
Um beijo e uma ótima semana

Nani postou o comentário número:

Josy bom saber que está tudo bem com sua filhota.
E esse bolo que maravilha é essa?
Fiquei salivando só de ver, quero fazer!
Beijos

Van postou o comentário número:

Esse bolo é maravilhoso! Também gosto muito!!!
Ótima semana para você!
Bju

Sandra Batista postou o comentário número:

Olá Josy
Este bolo também ficou a chamar por mim...ficou húmido como eu tanto aprecio. E com o gostinho do abacaxi, parece ter ficado uma verdadeira delicia. Imagino que tenha "voado" num instantinho, está com um aspecto muito deliciosooooo...adorei a receita!
Beijinhos

NATÉRCIA postou o comentário número:

Josy, o seu bolo ficou lindissímo...um beijinho.

Andréa Potsch postou o comentário número:

Que bom voltou Josy!! Adoro bolo gelado de abacaxi, o seu ficou lindo! Mas sou diferente da maioria, gosto sem coco...
bjs

Maricleide postou o comentário número:

Josy, voce sempre com suas receitas maravilhosas que nos deixa doidas e gordinhas, rsrsrs. Apareça lá, tô com saudades, tá cheiinho de novidades.

Boa semana

Bjs cristalinos

Marly postou o comentário número:

Oi, Josy,

Este bolo é mesmo uma delícia! Durante muitos anos eu o fiz toda semana, para nós ou para parentes, rsrs. O seu ficou lindo!

Beijoca e boa tarde!

Elaine Figueira postou o comentário número:

Ummm! que bolo lindo, gostoso é esse Josy?

Adorei, parece estar uma delicia.

Elaine

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy querida

Miga, esse também é meu problema, também acho que as frutinhas, esses serezinhos diet que Deus nos deu ficam muito mais gostosas transformadas em deliciosos docinhos...kkkk
Ai ai, mas que bolo é esse!!!! Voltou com a corda toda, hein?? Manda um pedaçinho pra babona aqui

Beijos e boa semana. Beijos pra Dani também

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Hummm, que maravilha!!!
Deu água na boca!!!

Bjs...Boa semana!!!

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Você voltou com acorda toda,hein!
Menina isso deve estar divino!
Meu marido tem verdadeira paixão por bolo de abacaxi,tenha certeza de que farei mais essa delícia!
Beijos minha querida,tenha uma semana muito abençoada!

Vivendo e Aprendendo a Cozinhar postou o comentário número:

Oi Josy, qdo vi esse bolo pensei logo no meu marido, rs. Ele sempre me pede para fazer um bolo de abacaxi, mas nunca faço pq queria encontrar uma receita com recheio, creme, cobertura... e essa é perfeita, já anotei! Só fico frustrada pq estou aqui no meu trabalho me perguntando, qdo vou conseguir fazer esse bolo??? Ai ai soh Deus sabe!
Bjão
Si

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Oi Josy! Que delícia que teu bolo deve ter ficado, o pessoal por aí só poderia ter gostado!! Bjs, espero que tua filha esteja melhor. Sentimos tua falta!

lívia e lucia postou o comentário número:

Oi Josy que bom que tudo está bem de novo, e falando dessa maravilha de bolo gelado é uma sobremesa deliciosa sábado foi aniversário da minha mãe e fiz um bolo parecido com o seu mais fix com ameixa ficou muito saboroso mas da próxima vez vou colocar abacaxi humm!

Nathalia Sales postou o comentário número:

Olá! Adorei seu cantinho!! Cada receita ótima! Já sou seguidora!! Espero uma visita também!!!
sabordapaixao10.blogspot.com

Beijos

Nath

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Huuuuuuuuummmm...voltou arrasando..
Esse bolo é de encher os olhos, ficou lindo e eu acredito que delicioso.
Tenha uma ótima semana
Muita luz e paz
Abraços

Lina postou o comentário número:

Olá, Josy!Regressaste com a corda toda!Que bolo ultra-delicioso, só de imaginar o sabor teletransporto-me num instante pra essas paragens!Eu adoro abacaxi!Vou levar!
Beijinhos

patiabeija-flor postou o comentário número:

Ólá Josy!
Voltou com tudo, hein amiga!!
Este bolo está lindo e com certeza muito saboroso!!
Parabéns!!
Beijoss,

Aarthi postou o comentário número:

Hai Dear

This looks yummy....you have a lovely blog… You have so many wonderful recipes..I have bookmarked you blog and some recipe from that to try..Please check out my blog.I am having a Giveaway in my blog..Please check it out and partcipate in that..
http://yummytummy-aarthi.blogspot.com/2011/07/homemade-bounty-chocolate-and-giveaway.html

Aarthi

paty postou o comentário número:

Querida Josy, fizeste muito bem ter feito o bolinho que era o preferido do teu pai, como se costuma disser por aqui recordar é viver:))O bolinho esse deve ter ficado uma delicia!Beijinho querida e uma óptima terça-feira.

Luciana postou o comentário número:

Ai Josy, fiquei com tanta vontade de comer um pedacinho desse bolo gelado de abacaxi... sobrou um "pedacin" não amiga? Delícia, delícia!!
Bjos, Lú.

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

Uma maravilha mesmo e bem fresquinho..bjokinhas para ti e para a tua filhota

Regina Fernandes postou o comentário número:

Minha amiga Josy, só agora vi essa perfeição de bolo,estou verdadeiramente encantada!!!!
Pra não dizer desesperada,rsrsrs
Vou levar comigo a receita,tá?
Bjinhos

Luciana Juliano postou o comentário número:

A receita do bolo não vai nenhum liquido? Leite, aguá, suco...???
Começei a fazer agora o bolo e está tudo muito seco :(

Josy postou o comentário número:

OLÁ LUCIANA SIM A RECEITA VAI LIQUIDO, SE VC PERCEBER NA RECEITA DIZ 4 COLHERES DE SOPA DE ÁGUA MORNA, LEITE OU SUCO. ESPERO TE AJUDADO. OBRIGADA PELA VISITA. SEJA SEMPRE BEM VINDA. BJOS
JOSY

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...