Frutas e seus Benefícios



ABACATE

O abacateiro (Persea americana L.) é uma árvore elegante, de caule pouco reto e que, em estado silvestre, chega-se até 20 m de altura. Quando cultivada, sua altura é bem menor. Do fruto comestível também se pode extrair um óleo semelhante ao azeite de oliva. Curiosamente, o abacateiro é considerado legume na maior parte do mundo, sendo consumido como salada, sopa e sob a forma de conserva.


Benefícios:  O abacate é rico em substâncias antioxidantes, que têm demonstrado uma ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.
Outras substâncias antioxidantes do abacate são os carotenóides beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata.


Como escolher: Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Se estiver duro, ainda não está bom para o consumo, mas o abacate amadurece bem fora do pé.
Os abacates de casca verde-claro e sem manchas são os melhores. Porém, a fruta pode apresentar algumas manchas de cor marrom-clara na casca, sem que isso indique má qualidade do produto — o defeito é apenas superficial.
Para saber se o abacate está maduro, a casca deve ceder com uma leve pressão dos dedos.
Melhor época do ano: Em geral, os abacates podem ser encontrados de janeiro a outubro.

Sorvete de Abacate

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 xícaras de abacate amassado
2 colheres (de sopa) de suco de limão
2 colheres (de sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador
Bata até formar um creme
Depois coloque em um recipiente, e depois coloque no freezer por 4 horas

ABACAXI
Doce, perfumado, suculento e saboroso, o abacaxi pode ser consumido a qualquer momento.Todas as variedades plantadas no Brasil são recomendadas para produção de sucos, compotas, frutas cristalizadas, desidratadas, geléias, além de refrescantes sobremesas como mousses, cremes e pudins.


Benefícios: Não é uma fruta energética, possui um nível de caloria equivalente as maçãs e pêras, mas contêm altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras.


Como escolher: Ao escolher os frutos considere se o consumo será imediato ou não.
Somente adquira abacaxi com coroa, que só deverá ser retirada no momento de consumo.
Ao escolher os frutos, além do estágio de maturação, devem ser observadas: uniformidade e forma, ausência de podridões, queimaduras de sol, manchas anormais, batidas e rachaduras  sendo que as folhas da coroa devem estar verdes e erguidas.


Melhor época do ano: Você pode encontrar o abacaxi durante todo o ano.

Doce de Abacaxi

Ingredientes:
 
1 abacaxi grande
2 xicaras de açúcar
1 pacote de flan de baunilha
Chantilly

Modo de preparo:
 
Em uma travessa picar o abacaxi em pedaços pequenos acrescente o açúcar, misture e deixe descansar por meia hora.
Coloque depois em uma panela e despeje o flan e deixe ferver por cinco minutos. Volte para a travessa e leve a geladeira por 3 horas. Sirva com chantilly


ACEROLA
A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não restringe a outras afinidades.


Benefícios:
É uma fruta bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulomonares, doenças do fígado, problemas nasais, gengivites e suas folhas dão um ótimo chá para abaixar a pressão.

Como escolher: Não escolha frutos com imperfeições, como manchas ou rachaduras na casca. A acerola pode ser congelada inteira ou em polpa para conservar por mais tempo.

Melhor época do ano: Você pode encontrar a acerola fresca, nos meses de outubro a março ou congelada durante todo ano.

Molho de Acerola

Ingredientes:

1kilo de acerolas frescas
água -sal - temperos à gosto

Ferva as acerolas em uma panela. Escorra e bata-as no liquidificador. Coe e leve ao fogo com temperos à gosto até apurar.
A acerola substitui perfeitamente o tomate e tem menos acidez




AMEIXA
A Ameixa (Prunus spp) é o fruto da árvore da família das Rosáceas, que inclui muitos tipos com tamanhos, formas, cores e sabores que dependem das variedades.
São frutas produzidas em regiões mais frias. A ameixa brasileira com bastante polpa e suculenta é uma das frutas mais apetitosas e refrescantes.


Benefícios: A ameixa é muito rica em antocianinas, que proporcionam sua cor externa avermelhada característica e que com antioxidantes combatem os radicais livres.É uma fruta pouco calórica e, portanto, uma excelente opção quando se busca frutas menos energéticas, possui teor de água elevado, com alguns componentes que a tornam levemente laxante.


Como escolher: Ao comprar as ameixas assegure-se de que estejam firmes. Se compradas ainda um pouco verdes, convêm deixá-las a temperatura ambiente para que maturem. As ameixas quando compradas maduras, devem ser guardadas por poucos dias em geladeiras.


Melhor época do ano: Você pode encontrar as ameixas nos meses de setembro a novembro. 

Suco de Ameixa Fresca

Ingredientes:

5 ameixas frescas s/caroço
1/2 litro de suco de laranja natura
1 copo de água de coco

Bater tudo no liquidificador. 




AMORA
A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta do conde, a umbaúba etc.


Benefícios: Possui elevada concentração de cálcio, ajuda no combate da osteoporose.Tônico muscular para quem pratica esportes, possui alto teor de potássio.


Como escolher: Fruta extremamente perecível, deve ser consumida ou usada logo após ter sido colhida. Por isso, praticamente inexiste o comércio da amora natural, prevalecendo produtos processados, como geléias, compotas ou xaropes.


Melhor época do ano: Voce pode encontrar a amora entre os meses de setembro a novembro.

Geléia de Amoras

Ingredientes:
1 kilo de amoras
1/2 kilo de açucar

Modo de preparo: Bata as amoras no liquidifcador com 1/2 copo de água. Coe, despeje na panela com o açucar e deixe cozinhar até ficar em ponto de geléia



BANANA
A banana é uma fruta flexível. Ao mesmo tempo que pode ser consumida in natura também pode ser transformada em cachaça, doces, licores, geléias e até vinagres. A bananeira também pode ter um status diferenciado. De acordo com a espécie se transforma até em planta ornamental.


Benefícios: Muito nutritiva, a banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com seu estado de maturação. O mais conhecido deles é o potássio, mas destacam-se, ainda, o fósforo, o cálcio e o magnésio.
São fonte de vitamina C, vitamina B6 e folato, que  atingem sua maior concentração com a fruta madura. O teor dessas vitaminas  diminui, porém, ao mesmo tempo que a fruta começa a ficar passada.



Como escolher: Independentemente da variedade, na hora de escolher a fruta é preciso observar a presença de manchas escuras: quanto maiores , mais madura estará a fruta que, em alguns casos, pode estar passada.
O ideal é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucados, e com casca amarela e pequenas manchas. Se não for para consumo imediato, dê preferência às que estão apenas ligeiramente verdes. Para retardar o amadurecimento, compre a banana em pencas, pois as destacadas ficam maduras mais depressa.



Melhor época do ano: Pela grande oferta de variedades, é possível encontrar bananas o ano inteiro. A safra da banana-da-terra e da nanica acontece de agosto a novembro; a banana-maçã é encontrada com mais facilidade de janeiro a agosto e a banana-prata, de outubro a dezembro.

Bananas Flambadas

Ingredientes:

2 bananas nanicas
2 xícaras (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de manteiga
 1/2 xícara (chá) de açúcar
 1/2 lata de creme de leite sem soro
 1/2 dose de conhaque

Modo de preparo:

Descasque as bananas e corte ao meio. Aqueça a frigideira e
derreta a manteiga. Acrescente o açúcar e mexa até dissolver bem. Coloque
o suco de laranja e deixe engrossar de 3 a 5 minutos. Coloque o
creme de leite e mexa bem. Acrescente as bananas e deixe cozinhar. Depois de cozido
coloque o conhaque. Sirva com sorvete de sua preferência.



CAJU
O fruto pequeno de coloração escura e consistência dura é sustentado por uma haste carnosa e suculenta bem desenvolvida, de coloração amarela, alaranjada ou vermelha. Da haste obtém-se matéria- prima para o fabrico de sucos, doces, etc. O verdadeiro fruto é a conhecida castanha-de-caju que pode atingir até 2 cm de comprimento. 


Benefícios: A parte suculenta e refrescante, do cajueiro contém vitamina C em quantidade para perder apenas da campeã acerola - tem incontáveis usos e, embora alcance pouco valor no mercado externo, é muito apreciada no Brasil.


Como escolher: O cajú bom para o consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme (segundo a variedade), sem manchas ou machucados. Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo.


Melhor época do ano: Seu período de safra vai de janeiro a fevereiro.

Caipirinha de Caju

Ingredientes:

1/2 caju em pedaços médios
1/2 limão
vodka à seu gosto
açúcar à gosto

Modo de preparo:

Coloque o caju e o sumo do limão em um copo. Amasse a fruta suavemente. Acrescente gelo, complete com a vodka, adoce a gosto e mexa para misturar tudo muito bem. Sirva gelado



CAQUI
O caqui pode ser consumido desidratado como passa de caqui, que é um produto altamente nutritivo de sabor bastante agradável, ou ainda como suco.


Benefícios: Em relação ao seu conteúdo de vitaminas e sais minerais, destaca a provitamina A, o beta-caroteno, que confere a fruta a sua cor característica, a vitamina C e o potássio. Em menor proporção se encontram certas vitaminas do grupo B (B1, B2 e B3) e os minerais como cálcio, fósforo, ferro e sódio.


Como escolher: Não escolha frutos com imperfeições, como rachaduras. Para consumo posterior é melhor adquirir frutos não muito maduros, que podem ser conservados refrigerados. Se estiverem ainda verdes, deixe-os em uma fruteira em temperatura ambiente até que complete sua maturação.


Melhor época do ano: Você pode encontrar o caqui nos meses de março a junho.

Suco Delicioso de Caqui

Ingredientes
 

300 g de polpa de caqui (caqui batido no liquidificador)
1 litro de água
meia lata de leite condensado ou açúcar

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes e sirva gelado.

CARAMBOLA
Existem tipos de carambola que produzem frutos ácidos e outros que produzem frutos doces. Há tipos cujos frutos maduros tem cor verde, outros tem frutos maduros amarelo-claro e tipos com frutos maduros cor vermelha.


Benefícios: A carambola é consumida fresca ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces; o suco da polpa é refrigerante saudável e tem uso medicinal no tratamento de febres, escoburto e desinteria.


Como escolher: Para escolher uma carambola, escolha  aquelas que são bem firmes e tem uma cor brilhante


Melhor época do ano: Voce pode encontrar a carambola o ano inteiro.

Flan de Carambola

Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
5 carambolas médias
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite

Modo de preparo:
 Dissolva a gelatina conforme a embalagem. Bata no liquidificador as carambolas, o leite condensado, o leite e a gelatina dissolvida. Passe por uma peneira. Coloque em uma forma com furo central molhada. Leve à geladeira coberto com filme plástico, por cerca de 4 horas. Desenforme e sirva.



CEREJA
Nativa da Ásia, a cereja se desenvolve em climas frios. Por isso, não é produzida comercialmente no Brasil. A maior parte da oferta da fruta no mercado nacional vem do Chile.
Há muito tempo apreciada para a confecção de tortas, doces e geléias.



Benefícios: As substâncias antioxidantes da cereja também podem ajudar a diminuir a oxidação do colesterol “ruim”, o LDL. A oxidação do colesterol LDL é um fator de risco para doenças cardiovasculares.
As fibras da fruta também contribuem para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon.
A vitamina C, também com propriedades antioxidantes, contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo e melhor absorção do ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue.



Como escolher: Prefira as frutas que conservam o cabinho. A casca deve ser uniforme, sem manchas, de cor vermelha brilhante.


Melhor época do ano: Normalmente, há maior oferta de cereja no final do ano, especialmente na época de Natal, quando é mais consumida. 

Iogurte Leve de Cerejas

Ingredientes:
 

5 colheres (sopa) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de leite
1 caixinha de creme de leite
2 potes de iogurte desnatado
200 g de cerejas frescas

Modo de preparo
 Pique as cerejas e reserve algumas para decorar. Bata no liquidificador o creme de leite, o iogurte, o leite e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Acrescente a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, e bata po mais um minuto. Transfira para uma tigela e leve à geladeira por 40 minutos, ou até obter consistência de clara de ovo. Em seguida, distribua as cerejas picadas por cima. Leve à geladeira por 1 hora, ou até ficar firme. Decore com as cerejas inteiras reservadas. Sirva bem gelado.




CIRIGUELA OU SIRIGUELA
Essa fruta é encontrada na América do Sul e Central. No Brasil, ocorre com mais freqüência nas Regiões Norte e Nordeste.


Benefícios É rica em carboidratos, calcio, fósforo e ferro, a cirigüela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência a diminuição dos glóbulos vermelhos.


Como escolher: Prefira as frutas que estiverem lisinhas e brilhantes.

Sorvete de Ciriguela

Ingredientes:
1 1/2 xícara de polpa de seriguela
1 colher (sopa) de limão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
 
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 5
minutos. transfira para um refratário, cubra e leve ao congelador
por 4 horas. Retire e bata novamente. devolva ao congelador até
endurecer e então sirva.


COCO
O coqueiro é uma das árvores mais completas que existem. Dela se utilizam os frutos, fibra têxtil e químicos, entre outros itens. Mas vamos nos restringir aqui ao coco que, por si só, já tem bastante utilidade: dele se extrai a água, a polpa (e seu leite), a casca (para a fabricação de fibra, em substituição ao nada ecológico xaxim) e o óleo.
O coco é a terceira fruta mais consumida no Brasil atrás somente da laranja e da banana.



Benefícios: A polpa do coco é rica em gorduras saturadas e fibras. Contém sais minerais e é fonte de fósforo e potássio. A água-de-coco é notadamente um hidratante natural, sendo indicada para casos de diarréia, vômitos e desidratação, por ser rica em sais minerais e potássio. 


Como escolher: Ao escolher o coco maduro, procure os que contêm mais água e que são mais pesados para o tamanho. Além disso, dê batidinhas na casca: se estiver fresco, o som é mais estridente. O coco verde deve conter bastante água, verifique chacoalhando, antes de comprá-lo.


Melhor época do ano: Voce pode encontrar o coco durante o ano inteiro.

Cocada

Ingredientes:

1  coco verde ralado
1/2 kg de açúcar

Modo de preparo:

Faça uma calda em ponto de bala. Retire a panela do fogo, junte o coco ralado e mexa muito bem até começar a açucarar. Coloque em pedra mármore e corte em pedacinhos. 




FIGO
O figo faz parte da dieta habitual de diferentes culturas destes tempos muito remotos.
Eram essenciais para antigos egípcios e os gregos.



Benefícios: Por seu elevado teor de potássio e baixo em iodo, são recomendados para pessoas com restrições ao sódio, como as com hipertensão arterial. Possuem grande quantidade de água e são ricos em hidratos de carbono (sacarose, glicose e frutose).


Como escolher: Ao contrário de outras frutas, o enrugamento e abertura que apresenta na pele, revelam o momento ideal de consumo, porque é uma evidência de que o fruto está no ponto ideal de maturação. Rejeite frutas duras, com marcas, rachados, com odor amargo ou com os lados achatados.


Melhor época do ano: Você pode encontrar o figo  o ano inteiro. 

Doce de figo Ramy

Ingredientes:
 

5 caixas de figos maduros e firmes  
1 kg de açúcar cristal
1 xícara ( café) de rum ou cachaça
Modo de preparo:
Lave muito bem os figos e deixe escorrer a água. Em uma panela grande vá colocando os figos com os cabinhos para cima e intercalando com o açucar. Adicione o rum ou a cachaça. Leve ao fogo baixo e deixe fervendo até os figos ficarem macios e a calda estiver grossa .Espere esfriar e sirva com queijo branco.

FRAMBOESA
Devido à pouca produção, é consumida, basicamente, na forma “in natura”, porém as importações são feitas com produtos industrializados, principalmente na forma de geléias.


Benefícios
As folhas da framboesa tem efeito antidiarréico e antiinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta, usar as folhas para infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar.


Como escolher: A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.


Melhor época do ano:  Voce encontra entre setembro e dezembro.

Tender com molho de framboesa
Ingredientes:
1 tender bolinha
300 gr de framboesa
150 ml de vinho tinto
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de mel
sal à gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Coloque o Tender no forno para aquecer. Enquanto isso bata no liquidificador a framboesa e o vinho. Reserve. Em uma panela frite o azeite e a cebola. Adicione a framboesa, o mel e tempere à gosto. Reduza o fogo e deixe cozinhando até engrossar. Sirva com o tender


FRUTA DO CONDE
A famosa pinha,  conhecida também como fruta do conde, é formada por gomos com sementes compridas, pretas e lustrosas. É macia, granulada, perfumada e muito saborosa.


Benefícios: A fruta do conde, é fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.


Como escolher: Pressione as frutas levemente, devem estar firmes.


Melhor época do ano: É uma fruta encontrada o ano inteiro.

Mousse de Fruta do conde

Ingredientes 
 6 frutas do conde
 1 envelope de gelatina branca incolor
 5 colheres (sopa) de água
 4 claras
 1 xícara (chá) de açúcar
 1 xícara (chá) de creme de leite fresco


Modo de fazer

Abra a fruta-do-conde e tire polpa de cada bago. Jogue as sementes. Ponha a polpa em uma tigela, reservando algumas para decoração. Hidrate a gelatina com a água e leve ao banho-maria para dissolver. Retire do fogo e junte a polpa da fruta. Bata o creme de leite até formar um creme grosso e incorpore-o ligeiramente à mistura feita com a polpa. Reserve. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Continue batendo até obter ponto de suspiro e junte à mistura anterior. Com uma colher, mexa com movimentos de baixo para cima e distribua em uma travessa ou em  taças. Leve à geladeira por cerca de 3 horas.

GOIABA
As goiabas possuem variedades de polpa branca e vermelha. Podem ser consumidas frescas ou usadas no preparo de sucos, geléias, recheios, coberturas, entre outros.


Benefícios: São consideradas pelos nutricionistas como uma das frutas mais completas e equilibradas, indicadas para todas as idades. A goiaba vermelha oferece níveis excepcionais de licopeno, vitamina C (sete vezes mais que a laranja) e fibras. É também uma boa fonte de beta-caroteno, folato e das vitaminas B.


Como escolher: Escolha os frutos com formato regular, que não apresente machucados nem marcas de picada de insetos. Verifique se o fruto não apresenta lesões devendo estar firme sem chegar a ser dura.


Melhor época do ano: Você pode encontrar a goiaba o ano inteiro.

Bolo de Goiaba
Ingredientes:
Massa:
1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de cravo moído
Cobertura:
 3 goiabas frescas em fatias
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó  
Modo de preparo:
 Bata na batedeira a margarina, o açúcar, os ovos, a farinha, a baunilha, o fermento e o cravo, até formar uma massa homogênea. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra toda a superfície do bolo com as fatias de goiaba. Misture o açúcar com a canela em pó e polvilhe sobre as goiabas. Asse em forno médio preaquecido.



JABUTICABA
A jabuticaba é uma fruta silvestre. de cor roxo escuro ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada.Ela pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.


Benefícios: É rica em ferro e contém em menores quantidades, cálcio e fosfóro. Também fornece algumas vitaminas, principalmente a C.


Como escolher: A jabuticaba é vendida por quilo. Quando for escolher, prefira as que estejam viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.


Melhor época do ano: Voce encontra a jabuticaba nos meses de dezembro à março.

Licor de Jabuticaba

Ingredientes:
 

1 kg de jabuticaba
1 kg de açúcar cristal
1 litro de álcool de cereais ou pinga

Modo de fazer:
Lave as jabuticabas e deixe escorrer (reserve).
Coloque em um recipiente de plástico ou vidro com tampa, o áçucar, a pinga e a jabuticaba, mexa e deixe curtir por 15 dias, mexendo uma vez por dia. Depois dos 15 dias coe e armazene em uma garrafa esterelizada.



JACA
A jaca é uma fruta enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira.
Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.


Benefícios: A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia.


Como escolher: Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.


Melhor época do ano: É encontrada o ano inteiro.

Doce de Jaca

Ingredientes

2 kilos de jaca sem caroço
2 kilos de açúcar cristal

Modo de peparo:

Separe a polpa das sementes, coloque essa polpa juntamente com o açucar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para a jaca não grudar no fundo da panela.Quando estiver uma massa homogenea, coloque no liquidificador ainda quente e bata até virar um creme. volte para a panela e em fogo alto mexa bem até o creme soltar da panela, e ficar com uma coloração mais escura. Depois de frio, faça bolinhas e passe-as pelo açucar cristal.





KIWI
O valor de mercado para o kiwi, atualmente, é muito bom. É uma fruta utilizada para sucos e sobremesas finas e para ser consumida in natura. Consumida em todo o país e encontra boas ofertas de comercialização.


Benefícios: Seus frutos são ricos em vitamina C e em nutrientes tais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, podendo ser consumidos ao natural ou utilizados como matéria-prima na produção de sucos, geléias, sorvetes, fabricação de passas ou de vinhos.


Como escolher: Escolha os frutos embalados emm caixinha, que estejam firmes e sem marcas de machucados


Melhor época do ano: Voce encontra o kiwi com mais facilidade entre abril e maio.

Mousse de Kiwi

Ingredientes:


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Bater tudo no liquidificador. Colocar numa travessa e levar para gelar. Decore com pedaçinhos da fruta.



LARANJA
Fruta mais popular entre os cítricos, as laranjas são divididas em dois grupos: as doces e as amargas, sendo as primeiras as mais consumidas em todo o mundo.


Benefícios: Reconhecidamente rica em vitamina C, a laranja também é fonte, potássio e magnésio, além de betacaroteno. Esses nutrientes têm ação antioxidante e ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e câncer. Seu alto conteúdo de vitamina C é fundamental para o bom funcionamento das defesas do organismo no combate às infecções.


Como escolher: Independentemente do tipo, escolha as laranjas mais pesadas, sinal de que estão mais suculentas. A consistência deve ser igual em toda a fruta — exclua aquelas que estão mais moles de um lado. Nas variedades de casca lisa,  quanto mais fina a casca, mais suculenta a fruta.  E ignore as muito maduras: nelas, a vitamina C já foi embora faz tempo.


Melhor época do ano: As safras variam bastante conforme a variedade, mas é possível encontrar laranja com boa oferta e preço o ano todo.

Bolo de Laranja Delicioso
Ingredientes:
3 laranjas inteiras
3 ovos inteiros
¾ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de açúcar

Modo de preparo: 

Bater tudo no liquidificador, menos a farinha e o fermento
Misture aos poucos com um batedor a farinha com os ingrediente batidos no liquidificador
Então misture o fermento
Leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar


LICHIA
O fruto de lichia ainda é desconhecida do consumidor brasileiro e o mercado potencial é enorme devido as qualidades de frutos e da época de comercialização no fim do ano. Entretanto, o fruto de lichia tem boa aceitação em todo o mundo e há interesses inclusive de países produtores, devido a oferta de frutos fora de época ou na entre safra.


Benefícios: Presença de vitaminas do complexo B, Vitamina C, E quantidade considerável de K.


Como escolher: Escolha as frutas que estejam firmes, vermelhas e com suave aroma.

Melhor época do ano: Entre os meses de setembro e dezembro.

Calda de Lichia

Ingredientes:

10 lichias s/casca e s/sementes
1 xícara de água.

Modo de preparo:
Leve em uma panela as lichias e a água, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até virar um creme. Bata no liquidificador, e use acompanhado com uma bola de sorvete.


LIMÃO

Sómente o limão Taiti brasileiro é suculento e cheio de sabor, combinando com muitas variedades de bebidas, tornando os drinques muito mais atrativos e aromáticos.
Disponível todo o ano, o limão pode tornar muitos pratos saborosos e saudáveis, pois apresenta grande quantidade de vitamina C natural.
Sob a forma de suco, é insubstituível no tempero e condimentação de saladas, acompanhando pratos com refinamento e sem adicionar calorias, como exemplo pratos à base de peixe, frutos do mar, entre outros.


Benefícios: Os esportistas conhecem os benefícios de uma limonada: além de refrescante é um excelente tônico repositor energético. Caracteriza-se pelo alto teor de vitamina C, além de cálcio, ferro e minerais.


Como escolher: Prefira os frutos que apresentam casca verde-brilhante, lisa e macia.
Evite frutos muito maduros, com pouco suco, manchas contrastantes, lesões, queimaduras, casca seca e muito dura. 


Melhor época do ano: Você pode encontrar os limões o ano inteiro.

Mousse de Limão

Ingredientes:

3/4 copo de suco de limão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Modo de fazer

Leve o leite condensado e o creme de leite no liquidificador, despeje o suco do limão aos poucos e vá batendo. Coloque em taçinhas e decore com raspas de limão



MAÇÃ

Existem cerca de 8 mil variedades ao redor do mundo, mas somente uma pequena parte tem importância comercial.


Benefícios: A maçã é boa fonte de fibras, além de oferecer vitamina A, e vitamina C.
Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.


Como escolher: Escolha frutas firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões. Nessas reentrâncias, microorganismos nocivos podem se desenvolver.  
Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas.
Prefira as maçãs de cor viva — quanto mais vermelha a maçã, mais doce ela é.


Melhor época do ano: As maçãs nacionais são encontradas de fevereiro a dezembro; já as estrangeiras apresentam melhor qualidade de agosto a janeiro.

Bolo de Maçã

Ingredientes:
 
1 xícara (chá) de óleo vegetal
3 xícaras(chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 a 4 maçãs descascadas, s/ sementes e cortadas em cubinhos
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente, a farinha, sal, canela e o bicabornato. Na batedeira, bata os ovos, o óleo e o açucar. Acrescente aos poucos as farinhas e mexa muito bem. Adicione as maçãs, e a essência de baunilha. Unte uma forma com buraco no meio, com margarina e farinha de trigo, e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 50 minutos. Se quiser, pode adicionar na massa, castanhas, amendoas ou nozes.


MAMÃO
Consumido preferencialmente ao natural e em sua forma mais doce (quando está bem maduro) no Brasil, o mamão é usado em outros lugares, como nos países asiáticos e nas Antilhas, para o preparo de pratos salgados.


Benefícios: O mamão é excelente fonte de vitamina C — uma porção oferece, grosso modo, 100% das recomendações diárias desse nutriente. A vitamina C, além de ter ação antioxidante, é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
Outra boa oferta do mamão é a vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos e que ajuda o sistema de defesas do organismo, prevenindo infecções.

Como escolher: O mamão deve ter a casca firme, sem rachaduras ou manchas brancas de fungo. Veja se não tem partes machucadas ou sinais de picadas de insetos. O mamão verde nem sempre amadurece bem fora do pé. Se não for usar para receitas que pedem o mamão verde, prefira comprar os que já estão com a casca amarelada.


Melhor época do ano: Há oferta de mamão o ano todo, mas a melhor época para comprar o papaia é de janeiro a outubro.

Flan de Mamão

Ingredientes:
 3 xícaras (chá) de mamão picado
 1 lata de leite condensado
 1/2 xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje em uma fôrma molhada e leve à geladeira até ficar firme.




MANGA
A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável. A manga é essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano.


Benefícios: Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades. Não é calórica como muitos pensam, ela fica entre a maçã e a cereja. A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém vitamina B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.


Como escolher: A manga boa para o consumo não deve apresentar batidas, rachaduras, tons cinza ou manchas escuras na casca. Ao cheirar a fruta, seu aroma deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.


Melhor época do ano: Você pode encontrar as mangas nos meses de outubro a fevereiro.


Salmão com Molho de Manga

Ingredientes: 

1 kilo de filé de salmão
1cebola picada
1 dente de alho picado
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 manga cortada em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
sal à gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:

Tempere o salmão com alho, sal e limão. Para o molho coloque o azeite numa panela frite o alho e a cebola até dourar. Acrescente o pimentão. Misture e deixar uns 3 minutos. Acrescente a manga. Deixar mais uns 5 minutos. Frite o salmão com um pouco de azeite, até ficarem dourados. Colocar numa travessa, e despeje o molho por cima.





MARACUJÁ
Há mais de 150 variedades de maracujá, mas as mais utilizadas na alimentação são o maracujá azedo, o roxo e o doce. O primeiro, muito utilizado para o preparo de sucos, é o mais comum no Brasil, respondendo por 95% da produção nacional.  Além do sabor, o visual atraente da polpa dourada e translúcida salpicada das pequenas sementes escuras, também comestíveis, torna o maracujá um ingrediente bastante interessante para criações culinárias.


Benefícios: Considerado um calmante natural, o maracujá contém passiflorina, uma substância que tem ação sedativa, mas que é encontrada basicamente nas folhas da fruta. O maracujá é uma boa fonte de vitamina C, que tem propriedades antioxidantes e contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo.


Como escolher: O maracujá bom é pesado em relação ao seu volume. Quando está muito leve, a polpa é pouca ou secou.


Melhor época do ano: A produção do maracujá azedo é quase ininterrupta nas regiões quentes do país, garantindo a oferta o ano todo. Já o doce, nos meses de janeiro e fevereiro.

Mousse de Maracujá

Ingredientes:

4 maracujás
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Modo de preparo

No liquidificador bata rapidamente as sementes do maracuja. Reserve algumas para decorar. Coe e reserve. Em outro liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco do maracujá. Bata muito bem. Coloque em taças e decore com as sementes reservadas.



MELANCIA
Como em outras regiões onde a água potável é rara, a melancia, composta principalmente por água, era utilizada para matar a sede de viajantes e da população em épocas de seca. Talvez por esse papel importante, a melancia era tida em alta estima pelos antigos egípcios


Benefícios: A melancia é rica em ferro, em magnésio, em potássio, em vitaminas A, B5 e B6 e em carotenóides, substâncias antioxidantes.


Como escolher: A melancia de boa qualidade tem a casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. Ela deve ser pesada em relação ao seu volume. Para saber se a melancia está madura, bata com os nós dos dedos na casca. Se sair um som “abafado”, ou surdo, ela está madura. Um som mais metálico indica que ainda está verde. Ao comprar melancia já cortada, escolha as com polpa mais vermelha e brilhante mas que estejam firmes.


Melhor época do ano: A época em que há maior oferta, melhor preço e em que a melancia está mais doce é entre outubro e janeiro.

Creme de Melancia

Ingredientes: 
 

1 copode suco de melancia
1 bola de sorvete de creme
Chantilly

Modo de preparo:

Coloque o suco da melancia em uma taça, adicione a bola de sorvete e decore com chantilly


MELÃO
Com 80% de água, o melão é bastante refrescante e, como a maioria das frutas no Brasil, é mais consumido como sobremesa.


Benefícios: O alto teor de água aliado às propriedades diuréticas do potássio e levemente laxantes do magnésio fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal. Como fornece uma quantidade moderada de carboidratos com baixas calorias no total, também ajuda na manutenção de um peso saudável.


Como escolher:  Uma forma de verificarse o melão está maduro  é pressionando levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto.

Melhor época do ano: A safra vai de outubro à janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço ao consumidor.

Salada de Melão e Presunto

Ingredientes:

1/4 xícara (chá) de maionese 
1/2 colher (sopa) de creme de leite 
1 pimentão em conserva cortado em cubos
1 colher (sopa) de catchup
100 grs de presunto em cubos
nozes picadas
1/2 melão cortado em cubos
1 maço de alface americana
sal à gosto

Molho:

No liquidificador misture a maioneze, o creme de leite, o catchup e o sal. Bata bem. Arrume em uma saladeira as folhas de alface, o presunto, o pimentão. as nozes e o melão. Sirva com o molho

MORANGO
Delicado e de sabor marcante, o morango é a principal fruta que dá sabor a geléias e iogurtes no Brasil. In natura, é consumido  predominantemente no inverno e na primavera, quando temperaturas mais amenas permitem seu cultivo sem danos.

Benefícios: Morangos são excelente fonte de vitamina C: uma xícara (apenas 46 calorias) oferece quase 100% das necessidades diárias dessa vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem ação antioxidante.  Além disso, o morango é fonte de folato e potássio.

Como escolher: Observe a conservação das frutas e olhe bem a camada inferior dentro da caixa, às vezes as frutas amassadas e apodrecidas se escondem nessa área.
Escolha morangos com tamanho uniforme e vermelhos.


Melhor época do ano: Por serem de clima frio, encontram-se mais facilmente de julho a setembro, com melhor preço e qualidade.

Torta de Morango

Ingredientes:

1 pacote de biscoito champagne
2 latas de leite condensado
2 tabletes de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem o soro
2 caixas de morangos

Modo de preparo:

Em uma assadeira de fundo removível arrume os biscoitos
umedecidos no leite e reserve. Leve ao fogo baixo as duas latas
de leite condensado até ficar em ponto de mingau (mas não deixe
engrossar muito). Coloque metade do mingau e faça uma camada de
morangos (inteiros), cubra novamente com o restante do mingau e
leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Derreta os chocolates em banho-maria, desligue e acrescente o
creme de leite. Retire a torta da geladeira, desenfome e cubra
com o chocolate derretido. Decore com morangos.
NECTARINA
A nectarina é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma variedade de pêssego de pele lisa e brilhante. 

Benefícios: Ela é rica em pectina, vitamina A, niacina e fonte razoável de vitamina C e potássio. A nectarina é digestiva, diurética e pouco calórica (50 kcal/fruto). Portanto, pode auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Como escolher: As melhores nectarinas são aquelas que têm coloração amarelada ou alaranjada entre as áreas vermelhas. O aroma deve ser pronunciado e os frutos devem estar livres de machucados.

Melhor época do ano: A nectarina é facilmente encontrada nos meses de outubro a dezembro

Nectarinas no vinho

Ingredientes:

1/2 kilo de nectarinas
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de vinho madeira
6 cravos da índia
1 pauzinho de canela

Modo de preparo:

Lave as nectarinas e corte-as ao meio, retire os caroços com cuidado para não quebra-las. Em uma frigideira funda, coloque metade do açúcar, e metade das nectarinas, mais uma camada de açúcar e finaliza com as nectarinas. Regue com o vinho e adicione os cravos e a canela. Deixe em fogo brando, até reduzir o líquido. Sirva gelado.
NÊSPERA
Estes frutos têm um sabor bastante agradável. Contêm no seu interior cinco caroços.

Benefícios: Atuam como diuréticos. E uma fruta rica em vitamina C e sais minerais, como cálcio e fósforo.

Como escolher: A nêspera esta boa para o consumo deve ser fresca e firme, sem estar dura demais nem murcha. Não compre as frutas que tenham manchas escuras.

Melhor época do ano: Voce encontra a nêspera com mais facilidade em maio e outubro

Aperitivo de Nêsperas

Ingredientes:

1 garrafa de aguardente
15 nêsperas

Mode de preparo:

Lave bem as nêsperas. coloque-as em um vidro de boca larga, acrescente o aguardente e deixe curtir por uma semana. Se quiser um aperitivo bem docinho, acrescente açúcar na hora de servir.



PÊRA
Apesar de ser uma fruta consumida só ao natural, ela é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias, musses e cremes. Em pratos salgados, a pera é excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, o gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado

Benefícios: Apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor a pêra é ideal para regimes, pelo seu baixo valor calórico.

Como escolher: A pera de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Melhor época do ano:  Ocorre no mês de Março, onde o preço é mais acessível para o consumidor (variedade Willians). Existe pera importada durante o ano inteiro.

Taça Gelada de Pêras
 

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de vinho tinto
3 cravos da índia
3 pêras
1 lata de creme de leite s/soro
Modo de preparo:
Misture em uma panela, o açúcar, o vinho, 1/2 xícara (chá) de água e os cravos. Leve ao fogo baixo até obter uma calda rala ( mais ou menos 10 minutos ). Junte as pêras descascadas e cortadas em cubos e deixe cozinhar até amolecerem. Retire do fogo e distribua em taças. Leve à geladeira e deixe gelar. Na hora de servir, cubra-as com creme de leite gelado.

PESSEGO

O pessegueiro é uma árvore da família das Rosáceas, sendo uma fruta apreciada por muitos.

Benefícios: O pêssego é muito indicado na debilidade pulmonar, nas enfermidades dos pulmões, nas afecções do fígado, na prisão de ventre, nas úlceras cancerosas, herpes, dores reumáticas, hipertensão arterial, anemia.

Como escolher: Na hora de comprar, não se oriente pelo tamanho, porque nem sempre o pêssego maior corresponde ao mais saboroso ou ao de melhor qualidade. O pêssego bom para o consumo deve ser fresco, de cor creme, amarelada, branca ou avermelhada e de consistência firme, mas não dura. Nunca compre frutos com a pele verde, isso indica um mal amadurecimento.

Melhor época do ano: Entre os meses de outubro e dezembro

Pavê de pessegos frescos

Ingredientes:

1 pacote de biscoitos champanhe
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 gema
1 colher (sobremesa) de margarina
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de creme de leite
1 kilo de pessegos frescos s/pele picados

Modo de preparo:

Para fazer o creme, leve no liquidificador o leite, o leite condensado, a gema, a
margarina e o amido de milho, bata até ficar homogêneo. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Retire do fogo, adicione o creme de leite, o pessego (reserve alguns para decorar) e misture. Em uma travessa grande intercale camadas de biscoitos umedecidos na mistura de leite com a baunilha e de creme de pessego, terminando em creme de pessego. Decore com os pessegos reservados e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar.




PITANGA
Pitanga é uma palavra proveniente da língua tupi que quer dizer vermelho-rubro. E ela é, de fato, fruta vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, gostosa de se comer, refrescante, refrigerante.

Benefícios:  Seus frutos em forma de suco ou ao natural são diuréticos e fortalecem o sistema imunológico. O chá de folhas de pitanga é vermífugo e combate a pressão alta, reumatismo, febres em geral, e diabete

Como escolher: De preferência colhidas do pé, mas encontra-se em saquinhos plasticos nos supermercados. Escolha as mais vermelhas pois são as mais doces

Melhor época do ano: Voce encontra pitanga o ano inteiro.

Cação ao molho de pitanga

Ingredientes:
 
1 kilo de cação
30 gr de pitanga
1/2 limão 
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 caixinha de creme de leite
sal e temperos à gosto

Modo de preparo:

Tempere o cação á seu gosto, frite-os e reserve. Refogue a cebola na margarina, acrescente a pitanga picada, o sal e temperos e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Adicione o creme de leite e sirva sobre o cação.

UVA

A uva de mesa encanta pelo seu tamanho, exuberância e cachos bem formados, cultivados dentro de rigorosos sistemas de qualidade.

Beneficios: É indicada para crianças e adolescentes, cujas necessidades energéticas são elevadas. E ainda, para esportistas que têm uma atividade muscular importante.
As vitaminas da uva beneficiam o sistema nervoso e muscular e protege os vasos sanguíneos, sendo uma fonte de vitamina C representativa.

Como escolher: Na hora da compra, prefira os cachos bem cheios, com bagas firmes e lisas, de cor e tamanho apropriados para a variedade que escolher. Atenção: a fruta não deve se desprender com facilidade do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto ideal de consumo.

Melhor época do ano: Você pode encontrar uvas nos meses de novembro a abril

Torta de Uva Itália

Ingredientes:

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas 
4 colheres (rasa sopa) de maizena
1 kg de uva itália
1 barra de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite (sem soro)

Modo de preparo:

Misture os quatro primeiros ingredientes e leve ao fogo.
Vai mexendo até engrossar.Coloque as uvas em um refratário e
despeje o pudim morno em cima das uvas.
Em seguida derreta o chocolate em banho maria e misture com o
creme de leite. Despeje em cima do pudim.
Para enfeitar coloque granulado.Em seguida coloque para gelar


             http://www.embrapa.br/
             p://www.portalsaofrancisco.com.br
             http://www.nestle.com.br/

































































































0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...