Batata Doce Cremosa de forno


Gosto muito de batata doce. Gosto delas em sobremesas, pães doces, mas especialmente em pratos salgados. O sabor agridoce para mim é especial. Esse gratinado eu criei por causa de umas batatas doces que tinha em casa, com a intenção de fazer um pão doce com elas. Mas eu olhava para elas e visualizava um prato salgado bem gostoso para comer com arroz e feijão. Foi o que fiz, e o resultado ficou excelente. Simples de fazer e rende muito.

Ingredientes

3 batatas doces médias
1 talo de alho poró fatiado em rodelas
1 colher (sopa) de margarina
sal e pimenta do reino a gosto
orégano e salsinha a gosto
1 caixinha de creme de leite (200g)
a mesma medida de leite
150 grs de provolone fatiado em tiras

Modo de preparo

Primeiramente, leve a margarina e o azeite para aquecer e refogue ligeiramente o alho poró. Reserve.
Descasque as batatas e corte em fatias bem fininhas com o auxilio de um bandolim ou cortador de legumes. Reserve.
Fatie o provolone em tirinhas e reserve

Misture o creme de leite com o leite e tempere com o alho, o sal, o orégano e a salsinha
Para montar, em uma travessa untada com azeite, vá colocando camadas de batatas, adicionando um pouco de sal e intercalando com o provolone fatiado. Termine com o alho poró refogado.

Despeje a mistura dos leites e com as pontas de um garfo vá abrindo de modo que o leite penetre entre as batatas.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel alumínio, e deixe gratinar até dourar.
Servi com arroz, feijão e bife grelhado
Bom Apetite!!!

28 comentários:

Teresa Newman postou o comentário número:

Bom dia Josy!!!

Para meu paladar esse prato ficou perfeito, adoro Batata doce!
Essa cozinha não para, demoro um pouco a passar aqui e quando venho está cheia de novidades. Ando no corre corre, marido em casa, ferias , se aposentado de um trabalho... não tenho tempo pra nada. kkkkk

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Eu sou apaixonada por batata doce.
Cada dia vc nos surpreende com uma receita melhor que a outra, delícia de gratinado e os acompanhamentos tbm.

Um grande beijo, fica com Deus ♥

Denise postou o comentário número:

Hummmmmmmmmmm...diliícia! Imagino o gostinho! Aliás, acho que já fiz uma receita destas, daqui do seu blog mesmo, amiga!
Tudo bem por aí? Espero que sim!
Bjs e uma ótima quarta-feira!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Gélia Carvalho postou o comentário número:

Oi Josy que saudade, amei a receita, aprendi a gostar mais de batata doce este ano, achei a receita ótima, vou fazer.

Beijocas

Raquel Alabaça postou o comentário número:

Que travessa deliciosa, também gosto muito de batata doce. Com uma batata assim confesso que nem queria a carne, he he!
Beijinho

Oslaine postou o comentário número:

Bom dia Josy,
eu adoro preparar receitas com batata doce, esta é mais uma para testar, adorei, ficou um prato muito apetitoso!
Bjs

sandra neiva postou o comentário número:

Josy amiga,

adoro batata doce fazemos no forno e em bolinhos e na sopa.
Mas a sua está perfeita, com queijo, adoro estas suas sugestões, pena estar longe que ia à sua casa almoçar vários dias:)

beijinhos

Marisa Valadas postou o comentário número:

Adoro batata doce, nunca comi assim e deve ser uma delicia

Ana Teles postou o comentário número:

Adoro receitas de batata. Esta ficou divinal.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook



São Ribeiro postou o comentário número:

Adoro batata doce e essas ficaram uma verdadeira delicia
bjs

Rosa Santos postou o comentário número:

Querida amiga!
Vi com gosto as delícias que tem partilhada. Mas hoje já tenho estabilidade emocional para manifestar o meu agrado por estas batas gratinadas. Ficaram maravilhosamente gulosas e tentadoras. Beijinho querida Josy

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: também gosto imenso de batata-doce e uso muitas vezes como acompanhamento. Esta sua sugestão deve ser deliciosa. Não conhecia,mas pelos ingredientes e pelo aspeto, deve ficar muito saborosa.
Bjn
Márcia

Kátia Brito postou o comentário número:

Oi, minha querida!
Por acaso,ainda tem um pratinho desse dando sopa por aí???? Nossa, que delícia! Apetecia comer,com toda certeza,e hoje eu também comi batata doce. .. Como era a minha? Cozida no vapor,pode ter que ver esse prato agora?!
Desabafo feito,vamos ao restante... Super obrigada pelo carinho sempre, como já disse antes, você é uma fofa e querida!
Tenha uma boa noite, beijinhos no coração, Katia.

Inês Ginja postou o comentário número:

Que delícia Josy!
Eu sou apaixonada por batata doce.
Adoro em bolos e em pães como você diz, mas adoro também em pratos salgados.
Adoro assada com legumes e acompanhando um belo assado de forno.
Adoro assim gratinada no forno, e com esse alho francês e o queijo é muito bom!
Um beijinho.

Brisa Maritima postou o comentário número:

Sabe, querida Josy, embora goste muito de batata doce, por acaso é um ingrediente que não utilizo com muita frequência na minha cozinha ! Agora, ao ver esta sua receita tão convidativa, vejo que tenho mesmo de mudar essa situação e tenho de começar a usá-la mais ! :)
Adorei esta receita, está com um aspecto fenomenal, amiga !
Um grande beijinho e um grande abraço ! :)

Vicentina postou o comentário número:

Josy que ideia maravilhosa, adoro batata doce e nunca pensei que pudesse fazer deste modo, amei.
Ficou de dar água na boca.
Tenha uma Boa Noite
Bjs

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Bem legal Josy, eu que tenho que trocar de batatas por conta do açúcar, achei bem legal vou testar!! bjs
Maura

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Que acompanhamento diferente e super apetitoso minha amiga, ideia genial, receita anotada, bjs e uma noite abençoada, Ana ;)...

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Eita!! Minha linda que perdição essa receitinha..
Adorei!! Adorei e quero experimentar..
Amei..
Aqui babando..
Como sempre arrasando nessas delícias..

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy também gosto muito de batata doce e assim ela ficou especial bjs Rosinha

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Adoro batata doce. E no forno e a minha maneira preferida. Deliciosa.

Carina Mendonça postou o comentário número:

Josy esse prato está muito apetitoso só de olhar! uma refeição pra ninguém colocar defeito! rs bjinhos querida

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Amigaaaa, estamos em sintonia com a batata doce,kkkkkk! Aí , aí , aí que prato delciosoooooo esse seu,hein! Mais comfort food impossível ! Belíssimo acompanhamento Levo a receita comigo! Beijinhos mil

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida Josy! Eu adoro batata doce, tanto salgada qto doce, é bom demais, né?! Eu só não compro muito aqui em casa pq marido não come, acredita?! E pra eu ficar comendo sozinha, evito, senão já viu, depois a calça não fecha! rsrs
Adorei essa sugestão de receita!
Bjs e um ótimo dia pra vc! =)

Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Também somos fãs de batata doce, essa receita ficou simplesmente perfeita para acompanhar diversos pratos.
Beijo,
Vânia

Andrea Bitencourt postou o comentário número:

Olá querida Josy!!!
Eu também adoro batata doce, incrível como vai bem de salgado à doce!
Assim nunca fiz, uma excelente sugestão!!!
Beijos e ótimo dia pra ti! =)

Cristina postou o comentário número:

Josy, sua danada, que prato é esse com arrozinho, feijão, bife e essa batata deliciosa...eu quero!!!
Ótima sexta pra vc querida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...