Clafoutis de Cerejas

Tem um programa de TV no canal Discovery Home & Health que sempre acompanho que se chama Junior Master Chef, creio que muitas de vocês conhecem, é um programa muito gostoso de assistir, onde crianças de 8 a 12 anos que adoram cozinhar como nós,  competem pelo primeiro lugar como Master Chef. E sempre as crianças estão preparando pratos deliciosos, assessoradas pelos grandes chefs do programa. Em um episódio peguei a receita desse Clafoutis, achei super fácil de fazer e ficou maravilhoso. Na receita original o clafoutis é servido com uma compota de cerejas e creme de mascarpone. Eu passo a receita a risca, porém, só fiz o clafoutis, que por si só já é um tanto quanto calórico.

Ingredientes para marinar as cerejas

300 grs de cerejas frescas já sem caroço
1 colher (sopa) de açúcar
suco de laranja

Deixe marinando por cerca de 10 minutos enquanto prepara o clafoutis

Ingredientes para a massa

50 grs de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1 ovo e 1 gema
1/2 colher (chá) de raspas de limão
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
80 ml de leite
80 ml de creme de leite fresco
60 ml de suco de laranja
50 grs de açúcar
35 grs de manteiga derretida
50 grs de chocolate branco picado
cerejas marinadas

Creme de Mascarpone

80 grs de mascarpone
150 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de preparo

Para fazer o clafoutis, primeiramente derreta a manteiga com o chocolate branco em banho maria ou no microondas e reserve.
Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o sal, misture e acrescente o ovo e a gema ligeiramente batidos. Misture bem. Adicione as raspas de limão e a essência de baunilha. Misture o leite com o creme de leite e vá juntando aos poucos, adicione o açúcar, o suco de laranja e a manteiga derretida com o chocolate. Mexa muito bem, até tudo ficar bem incorporado.
Escorra as cerejas marinadas e distribua em ramequins ou em um refratário, untado com manteiga e polvilhado com açúcar. Despeja a massa até 3/4 da capacidade. Não é necessário cobrir as frutinhas. 


Leve ao forno pré aquecido a 180°C , e asse por aproximadamente 30 a 35 minutos, ou até dourarem. Retire do forno, espere amornar e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Para o creme de mascarpone, bata os ingredientes com o auxilio de um fouet até ficar um pouco consistente e sirva com o clafoutis


Bom Apetite!!


28 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Adoro clafoutis, a de cerejas é a mãe das clafoutis, é linda, deliciosa, adorei, muito boa receita, simples, rápida e prática.
Beijo,
Vânia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy bom dia indo para minha lista para ser preparado amei bjs Rosinha

sandra neiva postou o comentário número:

JOsy querida bom ia,

clafoutis tem que ser de cerejas ou de maçãs, adoro e quando existem à venda faço sempre, é uma sobremesa rápida e ao agrado de todos.
Ficou lindo e bem cremoso têm a consistência perfeita, que maravilha , pena que por aqui ainda não há cerejas:)


Beijinhos

Oslaine postou o comentário número:

Bom dia Josy!
Uau... que bela sobremesa com cerejas deve ficar maravilhosa, eu nunca preparei clafoutis... que visual delicioso!
Bjs

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha doce amiga!
Receitinha, simples, prática e com certeza deliciosa, arrasou!
Boa dica do canal vou passar a assistir!

Bjs, fique com Deus ♥

Prata da casa postou o comentário número:

Bom dia Josy: que delícia abrir o computador de manhã e depara-me com esta maravilha de cerejas, um dos meus frutos preferidos ( senão o preferido mesmo). Claro que as cerejas só aparecem no verão,mas esta receita é para ficar anotada e ser experimentada quando esta ansiada estação chegar.Adorei.
Bjn
Márcia

Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha postou o comentário número:

Josy também vejo esse programa algumas vezes. :) ehehe
É muito giro.
Ficou delicioso e bem guloso.
Comia uma tacinha sem reclamar. hehehe.
Bem Josy, como está tudo por aí? Tenho ouvido muito sobre o mau tempo?
Beijinho

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas postou o comentário número:

Hummm... com chocolate branco, deve ficar delicioso! A textura está perfeita, Josy!
Beijinhos

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Querida Josy,

Conheço o programa de que fala, pois por cá passa também num dos nossos canais.
Estamos agora a assistir à temporada de 2011, mas como eu ainda não tinha visto, é sempre uma mais valia !
Adoro clafoutis, faço por vezes com outros frutos se bem que o de cereja é esplêndido !
Adorei o seu, tem um aspecto bem apetitoso ! :)

Beijinhos grandes querida

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Ahhhhh, adorei a receita, super prática e com um resultado delicioso ! Tb assisto esse programa e adoro, as receitas sao super práticas, e as criancas cozinhando sao umas gracinhas! Sugestao super anotada amiga! Bjinhos carinhosos

Cristina postou o comentário número:

Oi Josy, eu tbm assisto esse programa sempre que possível e as cças dão show em muita gente grande!Preparei clafoutis apenas uma vez e foi de cereja, ele tem uma textura diferente, eu gostei muito e a apresentação é linda!
Bjs e um ótimo dia p vc!

Ana Paula Camargo Lazzarotto postou o comentário número:

Josy! Este doce ficou de salivar! Adoro Clafoutis de todos os sabores...aliás, esta foi uma agradável descoberta neste nosso mundo gastrô! Um beijão e bom 2014, querida!

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Jesus Cristo!! Que pecado!!
Pecado maior é estar com fome e ver essa maravilha rsrsr
Eu amo esse programa.. aliás esse canal é o meu preferido.. ssr
Bom demais ver aqueles pequeninos chefes se aventurando na cozinha e preparando deliciosos pratos né?

O seu mãezinha, nem preciso dizer que está de comer rezando né?
Hummmm
Como eu queria viu? srs

Beijo minha linda.. e uma tarde simplesmente linda pra você..

Marisa Valadas postou o comentário número:

Adoro, já fiz com outras frutas mas nunca com cereja, vou experimentar porque tem um aspecto divino!

Tertúlia da Susy postou o comentário número:

Nunca fiz mas, adorei a sugestão.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Léia Silva postou o comentário número:

Querida amiga
Eu também assisto esse programa aqui e é muito fofo!
Adoro clafoutis de cereja e gostei muito dessa receita, bem diferente!
Bjo grande
Léia

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida Josy! Eu tbm adoro assistir estes programas, a gente aprende mt coisa, não é msm?! E que bela receita, amiga! Ficou um doce lindo e apetitoso!
Bjs ❤️
www.viveraprendendo.com

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Humm que delícia.

Gosto muito de clafoutis, ficou lindo.

Beijos

Rosa Santos postou o comentário número:

Josy querida, esta delicia faz mal ao meu coração... só vejo e não posso provar. Adoro clafoutis e os de cereja são os meus preferidos.
Beijinho e boa semana.

Cuca postou o comentário número:

Que bonita sobremesa, Josy! Apesar de já ter visto imensas receitas de clafoutis nunca fiz...
As suas tacinhas ficaram lindas e com um aspecto maravilhoso!

Beijinhos*

Maria Alice Cerqueira postou o comentário número:

Querida amiga
Mais uma linda semana recomeçou
Mais uma vez o sol brilhou
Para nos abraçar com sua cor
Sobre cada flor
Fazendo com que tudo fique mais belo e colorido.
Trazendo a alegria para viver a nossa vida com mais serenidade e alegria.
Desejo a você minha paz e alegria para seu coração.
Abraço amigo
Maria Alice

Susana Machado postou o comentário número:

Uma excelente sugestão!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

D Augusto postou o comentário número:

Adoro os programas da tv a cabo sobre culinária Josy. Esse nunca vi, vou procurar. Adorei a receita, nome chique né? kkkkk A receita de abobrinha tb ficou show (tirando a ricota neh kkk)
Um beijo e até domingo

Lola Velasco postou o comentário número:

Hola Yosy! Con este rico postre nos alegramos el día, que bien combinan las cerezas además de que quedan muy atractivas.
Besos y feliz día.

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Tb, gosto do programa!!!
Ficou maravilhoso!!!

BJs...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...