Empadão de Palmito para o Pic Nic da Léia

Hoje eu trouxe esse empadão pra levar ao pic nic que a querida e doce amiga Léia do delicioso Receitas Culinárias está promovendo.
Claro que quando ela fez o convite a todas nós, não pensei duas vezes e topei no ato. Por que, se tem uma reunião com as amigas para bater longos papos, trocar receitas e de quebra  resgatar um antigo costume, é o pic nic. Em meio da natureza desfrutando de belas paisagens e fazer um delicioso lanche debaixo de árvores centenárias tem coisa melhor?
 A Léia disse que a mesa está prontinha, esperando nossos pratos.Venha participar você também, e passar conosco uma gostosa tarde.


Ingredientes

1/2 kilo de farinha de trigo
150 grs de gordura vegetal hidrogenada gelada
130 grs de manteiga gelada
1 colher rasa (sopa) de sal
3 gemas
60 ml de água gelada

Recheio

1 vidro de palmito
1 lata de ervilhas
2 tomates s/pele picados
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de catchup
sal e orégano a gosto
1/2 copo de leite
2 colheres rasas (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

Em uma bacia misture a farinha de trigo, o sal, a manteiga e a gordura hidrogenada, vá amassando com as pontas dos dedos, até obter uma farofa, acrescente as gemas alternando com a água, e vá amassando com as mãos até ficar uma massa lisa. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de um saco plástico e guarde na geladeira por meia hora.

Enquanto isso faça o recheio. Leve uma panela ao fogo com o azeite, a cebola e o alho, frite bem e adicione os tomates picados, adicione o sal e o óregano, mexa bem e deixe refogar até o tomate desmanchar, se necessário acrescente um pouquinho de água.  Acrescente o catuchup e o palmito picado. Por último adicione as ervilhas. Deixe refogar por mais 10 minutos em fogo baixo. Dissolva o amido de milho no leite e despeje sobre a mistura, mexa bem, até dar liga no recheio. Desligue o fogo e reserve.
Coloque a massa entre dois plásticos e abra com o rolo de macarrão
Forre o fundo e as laterais de uma forma com o fundo falso. Coloque o recheio frio e por cima catupiry, ou cream cheese. Feche o empadão e decore com tirinhas de massa.
Pincele com gema de ovo, e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.
 
 Bom Apetite!!

Se quiser mais detalhes, e aproveitar esse lindo encontro clique AQUI


40 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia amiga Josy,
Certamente é uma ótima e deliciosa sugestão para um pic nic, principalmente para mim que gosto muito de palmito, o empadão ficou lindo.
Beijo,
Vânia

São Ribeiro postou o comentário número:

é perfeito para um pic-nic e ficou lindo,com certeza que não vai sobrar nada.
Bj

Catarina Collins postou o comentário número:

Querida josy,
Excelente sugestao para um picnic e não só. Ficou com uma aspeto delicioso o seu empadão de palmito.

Obrigada pelos comentários sempre tão carinhosos la no blog amiga.

Beijinhos e uma maravilhosa semana para você e sua familia

MVlasic postou o comentário número:

Olá minha querida prima Josy !!
Sinto saudades de palmito, pois adoro palmito e tudo que tenha palmito. Onde moro não encontro, pena!!

Esse empadão está uma coisa, lindo e delicioso, eu querooo um pedaço!! rsrsrs

Beijos e uma ótima semana pra você!!
Marisa

Gabi postou o comentário número:

Nossa, eu simplesmente AMO empadão de palmito!!!!!!!!

BEijos

Andréa Santana postou o comentário número:

Olá minha querida amiga,
vim pegar a minha fatia, hummmm....que delícia!
Amo receita com essa massa, ficou lindo o seu empadão!

Que o seu dia seja repleto de bençãos!
bjs ♥

sadhia postou o comentário número:

hummm que delicia amiga parabens amei
bjokinhas

Vanderleia postou o comentário número:

Josynha minha flor, não imagina o tamanho da minha alegria ao me deparar com essa receita.Já está anotada sua participação.Em breve teremos todas as receitas reunidas em meu blog.Adoraria que esse pic nic fosse real e não virtual, nós todas juntinhas nos acabando de rir e trocando carinhos de amizades maravilhosas.Esse empadão ficou tudo de bom minha amida.Adoro empadão de frango, palmito, camarão.Ando com vontade de fazer empadinhas e agora com essa visão é que minhas lombrigas nao me deixarão sossegada, rsrs.
Amei sua receita.Que sua terça seja especialmente abençoada.

Carla Colombo postou o comentário número:

Ai que delícia de empadão! Amo palmito, mas é um ingrediente que quase não uso/compro... esqueço!
Mas adorei a ideia do picnic! Ainda bem que meu bolo já tá prontinho também, apesar de saber do convite só agora, de última hora! hehehe
bjao, queridona! :)

www.brisandonacozinha.com

Nina simplesmente postou o comentário número:

Quero o meu pedaço! Ficou muito ffinha e delíciosa! Posso sentir o cheiro daquí da Bahia......beijos

Marbene de Araújo Bueno postou o comentário número:

Olá Josy, como vai garota?

Adoro torta de todas as maneiras, mas a de palmito tem o seu lugar, afinal o sabor peculiar é algo incomum, sensacional!

Beijos

Joana postou o comentário número:

E que belo que ficou!
É ideal para um pic-nic :)
Um grande beijinho

Natércia Ramalho postou o comentário número:

Josy, minha querida1
Sei que a sua torta é sem sombra de dúvida uma delicia maravilhosa...u7m beijinho do tamanho do mundo:))

Unknown postou o comentário número:

Deve estar ótima e é perfeita para um picnic.
Adorei.
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Oslaine postou o comentário número:

Oi Josy, que ótima sugestão para o pic mic da Léia, eu também já estou preparando a minha receita. O seu empadão de palmito ficou lindo e apetitoso!
Beijos, Oslaine

Formiguinha postou o comentário número:

Oi minha querida Josy:)

Também posso ir? Eu adoro picnic mas já não faço um à bastante tempo:):):)
Essa tarte deve ser uma delícia, pelo aspecto assim demonstra e acho perfeita para um picnic.
Aproveite bem e delicie-se!!!
Se vir por aí uma formiguinha já sabe que sou eu:)

Beijinhos

Ivani postou o comentário número:

Josy,eu amo empadão de palmito!
Aí que vontade que deu!
Faz muito tempo que eu não faço.
Vou levar a receita amiga!
Bjs querida...fica com Deus!

Unknown postou o comentário número:

Vou garantir meu pedacinho por lá,hein!!!
Beijos

Neide MC postou o comentário número:

Oi Josy, que receita deliciosa, esse picnic só vai ter gostosuras.

Bjs

Flavinha Gomes postou o comentário número:

Josy, nunca fiz empadão. Não sei, mas minha mãe faz. Juro que agora vou tentar pq a sua receita parece muito mais fácil.
Obrigada, bjus.

Gina postou o comentário número:

Josy querida.
Que belo empadão bem apropriado para um piquenique, ainda mais de palmito, não vai sobrar nada....
Espero que o sol brilhe para que todas possam aproveitar essa delicia de tarde.
Beijinhos da gina

Inês Ginja postou o comentário número:

Querida Josy,
como eu adoro piqueniques! E piqueniques com amigas sabem tão bem, carregados de boa disposição, sorrisos e boa comida tornam o dia perfeito.
Você caprichou na sua receita, ficou lindo esse empadão de palmito. Adoro esse efeito perfeito entrançado por cima.
Vai conquistar todo mundo nesse picnic com toda a certeza amiga.
Um beijinho com carinho.

Prata da casa postou o comentário número:

Ola Josy: uma ótima sugestão para um pic nic. Vou adorar prová-la (eheh).
Bj
Márcia

Vicentina postou o comentário número:

Deliciosa, e linda, sua torta.
Fiquei salivando.
Tenha um bom Pic Nic.

Gostei muito tbm do seu doce de abobora, tbm faço assim com cal virgem, fica durinho por fora e molinho por dentro, uma verdadeira delícia.
Bjs amiga e Boa Tarde

Teresa Newman postou o comentário número:

Sei que esse pic nic vai bombar.
Bom sugestão voce levar o empadão

Rosinha Benvenga postou o comentário número:

oi Josy,essa empadão vai fazer o maior sucesso no pic-nic bjs Rosinha

Belocas postou o comentário número:

Está muito bonita a tarte de palmito.
Só cozinhei uma vez Palmito, e foi há muito tempo.
Vou anotar porque fiquei cheia de vontade de voltar a experimentar.
Este pic-nic vai ser um sucesso.
Bjs

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy! Que empadão delicioso. O pic nic é mesmo um momento muito agradável. Este pic nic da Léia vai ser ótimo!

Abraços, Fabiana.

Unknown postou o comentário número:

Minha amiga linda que delícia..
Esse empadão está divino.. Bem que aceitaria essa fatia agora de bom grado.. mas vou me contentar a esperar pelo nosso encontro rsr
Eu acabei de sair da cozinha... acabei de preparar meu pratinho e daqui a pouco me juntarei a vocês..
Eita que a farra vai ser tudo de bom em?
Eu vou me fartar nesse pic-nic.. rsr
Ai Jesus..
OLha que o dia será inesquecível e teremos muitas histórias pra contar depois rsr
Um beijo carinhoso no seu coração..

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Queridíssima "mamãzinha", tambémm irei ao pic-nic da nossa doce amiga, é desta que vou sentar-me no vosso colinho ! eh eh eh
Que coisa tão boa esse empadão, querida, ficou com um aspecto delicioso, mal posso esperar para provar uma fatia ! :-)))

Um beijinho muito grande e obrigada pelo seu sempre presente e imenso carinho comigo !

Isabel

Rosa Santos postou o comentário número:

Olá querida josy!
Gosto tanto de palmito e foi aí que conheci. Cá só tem em frasco e não se pode comparar. Essa tarte assim gostosa me deu saudade.
Josy, eu mandei o anexo da foto no mail, será que deu errado? É a foto com os três netos. Ainda não estou bem de saúde, parece que grudou:)
Beijinho amiga e uma boa semana

Lola velasco postou o comentário número:

Riquísima y apetitosa, perfecta para hacer y disfrutar con la familia.
Besos y feliz día.

Romy Almeida postou o comentário número:

Querida JOsy... por acaso ta,bém conheço o sabor deliciado do palmito e adoro. Já fiz algumas tartes vegetarianas e amei :)
Essa sua está excelente, não me importava nada de ser o meu almoço de hoje rsrsr

Bjokas e boa semana

RUTE postou o comentário número:

Apetecivel demais essa torta de palmito!
Querida Josy, não tem de se desculpa, a vida é mesmo assim, umas vezes andamos mais perto, outras vezes mais afastadas mas o carinho que sinto por você não muda.
Ultimamente ando mais virada para espiritualidade e textos reflexivos, e menos para culinária. Dai a minha ausência da blogosfera pois não tenho cozinhado quase nada de novo.
Também lamento, ainda não ter participado da sua blogagem. Conforme falei na ciranda da Calu, gosto de retribuir com prazer quem participou na BCAP.
Talvez consiga participar lá no finalzinho das rondas.
Beijinhos saudosos.
Rute

Milia postou o comentário número:

Que excelente sugerencia de receta y de invitación, una tarde en un lugar tan maravillosa y con amigas que comparten aficiones acompañado con tan ricas viandas ¡un autentico banquete!
Un besiño amiga Josy

Renata postou o comentário número:

Josy, empadão de palmito é sem dúvida o meu predileto. Guarda um pedaço caprichado pra mim, que eu to chegando nesse picnic delicioso! rsrssr

Cristina postou o comentário número:

Oi Josy querida, tbm vou querer um pedaço desse empadão delicioso...esse pic nic vai arrasar!!
Bjs e um lindo final de semana!

Unknown postou o comentário número:

Estou aguando......adoro receitas com palmito!!!! Bjsss

Paula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...