Cuscuz Paulista de Travessa


Vou contar uma coisa. Esse povo aqui de casa são todos uns pidões. Hoje estão com vontade de comer isso, amanhã aquilo, depois de amanhã, aquilo outro. Só vivem com vontade e a me pedir com caras de bebês chorões, que eu prepare uma receita que estão com vontade. E dessa vez foi o cuscuz. Adoram cuscuz. Tentei argumentar que não tinha milho, pois um cuscuz paulista sem milho não é cuscuz. Sabem o que eu ouvi?? Tudo bem, o cuscuz é tão gostoso que nem vamos dar falta do milho. Vontade seja feita! Fui para a cozinha e fiz esse, bem simples e sem o milho. Ficou delicioso, mas para mim o milho fez falta sim! Portanto se fizerem, acrescentem à receita 1 lata de milho.

Ingredientes

2 latas de sardinha ou atum
1 lata de ervilhas
1 vidro de palmitos
2 tomates s/pele picados
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 ovos cozidos
1 xícara (chá) de azeitonas s/caroço picadas
2 latas de água
sal e temperos a gosto (usei o mix de temperos: salsa, cebolinha,orégano, manjericão)
azeite
3 xícaras (chá) de flocos de milho

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o azeite com a cebola e o alho, acrescente os tomates, temperos, e refogue até o tomate desmanchar, acrescente o palmito e por último as ervilhas, adicione a água e refogue por mais 5 minutos. Abra as latas de sardinha. Reserve uma para decorar o cuscuz. Pique grosseiramente as sardinhas reservadas e acrescente ao refogado. Despeje a farinha de milho aos poucos e mexa bem, em fogo baixo até dar liga na massa.
Unte uma forma quadrada, e forre o fundo e as laterais com fatias de tomate, os ovos cozidos, um pouco das ervilhas, e filés de sardinha. Despeje a mistura com cuidado, e aperte ligeiramente.
Espere esfriar e vire o cuscuz sobre o prato que vai servir
Sirva com uma salada verde


Bom Apetite!!


39 comentários:

Lenita postou o comentário número:

Olá Josy,
Mais uma receita completamente desconhecida para mim, que bom deve ser este cuscuz.
Não faço ideia o que são flocos de milho, pois é... muitos dos ingredientes que usam por ai, nessa terra maravilhosa, por cá não há ou então sou eu que não conheço! Ficou cheia de pena, porque curiosa e "experimentadeira" como sou bem queria provar esta maravilha que saiu da tua cozinha.
Bjs

Renata postou o comentário número:

Josy, sabe que tem muito, mas muito tempo mesmo, que não faço esse cuscuz! Mas eu adoro! Deu água na boca!

luci postou o comentário número:

Que delícia de cuscuz adorei a receita beijos

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga,
este seu povo passa bem demais, pois eles tem uma cozinheira de mão cheia e tem mais é que pedir pra vc fazer as delícias, rsrs.
VC arrasa com suas receitas se eu fosse sua vizinha não ia sair da sua casa e juntaria a este pessoal, rsrs.
Nunca fiz cuscuz paulista, o seu ficou com um aspecto lindo e delicioso!

Beijinhos

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga,
este seu povo passa bem demais, pois eles tem uma cozinheira de mão cheia e tem mais é que pedir pra vc fazer as delícias, rsrs.
VC arrasa com suas receitas se eu fosse sua vizinha não ia sair da sua casa e juntaria a este pessoal, rsrs.
Nunca fiz cuscuz paulista, o seu ficou com um aspecto lindo e delicioso!

Beijinhos

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Essa semana estava pensando em fazer um destes...agora tenho certeza que PRECISO fazer...rsrs

Muita luz e Paz
Abraços

Nilda Silva postou o comentário número:

Olá Josy, bom dia!

Que delícia esse cuscuz, deu água na boca!

Bjos!!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Humm cuscuz à paulista, é delicioso e muito nutritivo, há algum tempo quero fazê-lo, tenho de me programar, pois gostamos muito.
Beijo,
Vânia

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy. Eles pedem as comidinhas porque você cozinha que é um show! Com certeza seus pratos são deliciosos e este cuzcuz ficou muito apetitoso. Acho que eu também não sentiria falta do milho não, tem tanta coisa gostosa nele, hummmmm.

Abraços, Fabiana.

Fê Dayrell postou o comentário número:

JOsy vc acredita que apesar de achar um prato lindo rico em sabores nunca comi cucuz paulista? O seu me deu água na boca, fiquei com um vontade.
Acho que vou fazer igual aos seus, faz para mim?
bjo

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Querida Josy,
Obrigada pelo comentário carinhoso! Acredita que agora peguei uma gripe e estou aqui de molho. Parece que o mundo se virou contra mim, rs. Mas se Deus quiser tudo vai passar!
Eu nunca fiz cuscuz aqui em casa, mas já comi na casa da minha mãe, aliás faz tempo que não como, fiquei com vontade só de ver suas fotos.
Beijo grande
Sileni
www.viveraprendendo.com

Érica postou o comentário número:

Josy, ficou perfeito, eu também amo cuscuz e nem iria notar a falta do milho, fica bom de qualquer jeito, esse me deixou com água na boca, não foi fácil parar de olhar as fotos.
bjs

Gina postou o comentário número:

Josy minha amiga
Mais uma bela sugestão!!!Sabe...o seu pessoal tem toda a razão de pedir as coisas, eu também faria o mesmo...com esse seu dom de cozinhar, nem faz falta algum ingrediente. A prova está aí...Um cuzcuz delicioso e bem bonito.Adorei!!!!! para variar.
Beijinhos da Gina

Lylia postou o comentário número:

É o que dá cozinhar bem,né Josy?
Todos querem comer das suas delícias, como esse delicioso cuscuz.
Bj,
Lylia

marijose postou o comentário número:

Que pastel mas bueno, me ha apetecido mucho, me quedo con la receta, besos

D Augusto postou o comentário número:

Josy minha amiga, você praticamente me obriga a fazer ecrtas coisas né? Hoje vou correndo pra casa ver o que falta pra fazer um cuzcuz. Me diz uma coisa, que tipo exatamente de farinha de milho você usa? Nunca fiz e tem tantos tipos. logo logo Você vai conferir uma receitinha de carne seca que eu fiz essa semana que ficou daqui ó!! kk
Um beijo

Gabi postou o comentário número:

Minha família adora essa receita e sempre temos quando fazemos festinha!

Adorei o blog, estou seguindo!

Beijos

http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com

MINHA VIDA DE CAMPO postou o comentário número:

Parece apetitoso, nunca comi, vou experimentar fazer, vejo tantos falarem deste prato é bem famoso.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Lu postou o comentário número:

Josy, eu fico com um poquinho de inveja de vc pq aqui em casa nunca pedem,só dizem vc q sabe, qlquer coisa.
Pelo menos sao boms de bca e come tudo q tiver na mesa.heheh mas as vezes uma ajudinha ajuda pq a criatividade falha de vez em qndo hehehehe
Adorei, eu tbm colocaria o milho.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, minha querida amiga!
E quem é maluco de não te pedir par cozinhar alguma coisita ou coisão?
Se fosse eu que morasse com vc, ah, meu Deus! ele não dá asa pra cobra, né não? rssssssssssssss Eu ia comer muuuuuuuitoooo! E tudo do bom, êta nós!
Nunca fiz esse cuscuz. Ora, nunca fiz um monte de coisas né? rsssssssssss Mas ele tá com uma cara deliciosa!!!
Bjssssssssssss, quérida!

arte da sadhia postou o comentário número:

oi amiga querid que delicia de receita eu adoro sabe kkkkkk como aos montes mas meu estomago hoje não esta legal voltou a doer de novo ..imagine o caus né ...hoje estava de camam desde a madrugada com dores de novo graças a uma coca cola que não podria tomar e eu tomei kkkk sou teimosa ..kkkk esta divino amiga sua receita parabens bjinhos

Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel postou o comentário número:

Querida amiga, estou voltando aos poucos. Embora ainda com poucas forças, mas começo a fazer pela vida.

A morte do meu pai tem sido muito dolorosa, estou com dificuldade em recompor-me, mas a vida tem de continuar, e vou fazer por isso se DEUS quiser. Tenho passado por aqui embora se deixar rasto, mas não passo sem vos visitar, sinto saudades de ver as maravilhas que fazem.

Bjs

Conceição

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Josy que delícia..
Nunca fiz acredita?? Mas morro de vontade.. ai que delícia..
Minha amiga até eu me juntaria a turminha do quero isso.. quero aquilo se morasse por aí??
Dessa cozinha sai cada dengo delicioso...
Acho que nem deu pra sentir a falta do milho mesmo não rssrs

Anotadíssima porque quero muito experimentar..

Beijinho no seu coração e uma tarde linda..

Sheila

maria/andrea postou o comentário número:

Eu ADORO cuscuz.
Faço poucas vezes, pq se bobear, como tudo sozinha, rsrs.

Miminhos da Mito postou o comentário número:

Olá

Eu estou com a andreia que diz que esse povo passa bem demais :) eu nunca comi esse cuscuz assim mas que ficou com aspecto delicioso ficou :D

<bjs

Rita postou o comentário número:

Amo cuscuz, mas não conhecia na travessa
deve ter ficado muito bom, a foto está linda, e saborosa né minha linda
Voce é muito especial ador sua visita sempre presente no meu cantinho
Abraços
Rita!!!!

piteis da dinha postou o comentário número:

Olá Josy, vim conhecer teu blog na hora certa, pois peguei a receita do cuscuz paulista e vou fazer. Nunca tentei, mas esse parece bem fácil e gostoso.

Fiquei te seguindo, claro...

Bjssss e sucesso.

Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

Margarida Abreu postou o comentário número:

Eheheheheheh... agora reclama né??? culpa sua, quem mandou habituar ás coisas gostosa quem foi??? pois é!!! eu couscous nao posso fazer pois o pessoal aqui de casa torce lougo o nariz.. ehehehe cambada de esquisitoides que eu tenho!!!!

Beijocas amiga querida

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Eu nunca fiz!!!
Mas aceito uma fatia!!!
E eles sabem muito bem o q é bom!!!

bjs...

patiabeija-flor postou o comentário número:

Minha amiga Josy,
Gostei muito da receita e ficou um prato muito bonito!!
Parabéns,
Beijoss meus e das crianças (ah, Gabriel hoje completa 5 meses).

Renata postou o comentário número:

Oi Josy 1

Aiii, agora você me deixou com água na boca! Eu amo cuscuz, mas acredita que nunca fiz? Sei lá porque.
É uma receita tão simples, acho que amanhã vou comprar uns ingredientes que faltam e fazer.
Vou copiar sua receita para não correr o risco de esquecer!

beijos, Renata
palpitandoemtudo

Akemi postou o comentário número:

Josy, já ri ao ler seu post imaginando sua família argumentando que o cuscuz pode ser sem milho mesmo! rsss
Eu fico contigo, tbm sentiria falta do amado milho mas mesmo assim, ficou bem apetitoso e molhado, como eu gosto!
Bjss e uma linda noite!

Pri postou o comentário número:

Oi Josy,boa noite!
È minha amiga teno uma cozinheira de mão cheia em casa pra mim também não ia fazer diferença se tem milho ou não mesmo eu amando milho. Sua turma sabe muito bem dar o valor que você merece pois mesmo sabendo que falta ingrediente eles sabem que você faz tudo com muito zelo e amor e no final fica assim como está delicia da foto.Pra finalizar li está frase e pensei em você:

"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."

Beijoss e bom termino de noite pra você e para os seus :-)

Mensagens Abençoadoras postou o comentário número:

OI
Josy!
Queria ser pessoal, como sempre sou com todos vcs, mas estou com a tendinite atacada nas mãos e braço direito, e esta difícil digitar por enquanto...li seu post,assim que melhorar tentarei voltar e dar minha opinião ok?
Estou tendo que copiar e colar estas palavras para todos, me perdoem...SIMPLESMENTE QUERO ME FAZER PRESENTE EM SUA VIDA,não estou fazendo "de qualquer jeito" sei quem é vc... e apesar de meio "gualeba" estou por aqui... rsrsrs!
Amo vc em Cristo!
Abençoados dias para vc!
Bju
Marly

CRIKA postou o comentário número:

Ai amiga, eu AMO quando os habitantes dessa casa (marido e filho) me pedem algo. Meu marido é meio apático para cardápios raramente quer algo diferente, se fosse por ele comeríamos arroz, feijão, bife, batata frita e salada de alface todos os dias!!!rs Mas eu não aguento sempre invento alguma coisa pra fazer (carne de panela, moída, franguinho empanado, linguiça assada, etc...)rs Gosrei muito da sua receita de cuscuz principalmente porque a festa da Primavera da APAE está chegando e eu ajudo na barraca do milho fazendo tortas, bolos e cuscuz, imprimi a sua receita eu vou levar para fazê-la tenho certeza que será um sucesso!!! Beijinhos e bom restinho de semana!!!

Luma Rosa postou o comentário número:

Ah, Josy!! Quem tem cabeça, pensa! Sabe que ainda não fiz cuscuz porque não tenho cuscuzeira? (rs*) Mas você me deu uma luz!! Tanta receita boa que você posta que não é à toa que aquela doida vive copiando os seus posts e colando no blogue dela! A culpa é sua... rs. Beijus,

paty postou o comentário número:

Não gosto muito de couscous amiga mas tenho impressão que o seu eu iria gostar de provar, tem um aspeto delicioso :))
Beijinhos minha querida e continuação de boa semana!

Léia postou o comentário número:

Oi Josy, quem não conhece cuzcuz deveria provar.Faço um de abobrinha que aprendi com a Ofélia que é de lamber os beiços.Adorei sua idéia de fazer na travessa.Beijos e tudo de bom.

Nina postou o comentário número:

Oi Josy...
Aqui em casa é assim também...Outro dia também me perguntaram se eu sabia fazer cuscuz...mas esqueceram de perguntar se eu tinha os ingredientes..rs...Adorei sua receita...Mas quando eu não sei a receita...corro aqui...Ótimo fim de Semana!
Beijos!
San...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...