Bolo Gelado de Nozes



Estava com vontade a muito tempo de fazer um bolo de nozes. Inicialmente queria um bolo simples, com nozes na massa, para acompanhar com um cafézinho ou um chá.  Mas depois que a massa ficou pronta, e com o calor que andou fazendo por aqui, pensei em transformá-lo em um bolo gelado. E assim fiz, o bolo não durou mais que dois dias. Ficou muito gostoso. As fotos não ficaram muito boas, tirei com o celular, minha máquina estava em greve, hoje já está de volta.

Ingredientes

4 claras em neve
4 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
150 grs de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de raspas de casca de laranja
 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de nozes trituradas
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Calda

1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
3 cravos

Quando levantar fervura, diminua a chama do  fogão e deixe por 5 minutos. Reserve.

Recheio e Cobertura

1/2 litro de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 gema
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (café) de essência de baunilha
150 grs de chocolate meio amargo ralado
nozes picadas grosseiramente a gosto

Modo de preparo

Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e carinho. Adicione as raspas e o suco de laranja, alternando com a farinha de trigo. Retire da batedeira e acrescente o fermento em pó e as nozes. Bata as claras em neve firme e incorpore à massa misturando delicadamente. Despeje a massa em uma assadeira redonda, untada e enfarinhada.


Leve ao forno préaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar, e desenforme. Corte o bolo ao meio, e molhe com a calda.
Para o recheio, leve em uma panela o leite e o açúcar, misture a gema com o amido de milho e acrescente o leite fervendo, leve de volta ao fogo e mexa até engrossar. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha e o chocolate. Mexa bem até o chocolate dissolver por completo. Reserve.


Depois que o creme estiver frio, molhe o bolo com a calda, e distribua metade do creme por cima. Salpique as nozes e coloque por cima a outra metade do bolo. Cubra com o restante do creme e salpique  com as nozes


Decore com cerejas e sirva gelado




Bom Apetite!!

41 comentários:

Sandra Reis postou o comentário número:

Jositcha minha querida, vim correndo porque essa gostosura hoje não vai sobrar para os que demorarem a passar aqui. Miga, que delícia!! Adorei, gosto de bolo de nozes de todos os jeitos e geladinho ficou um show. Acho que vou levar mais uma fatiazinha, pra garantir...rsrs
Beijocas, achei que as fotos ficaram ótimas, viu?

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

A foto está muito boa!!!
Dá para ver a delícia que ficou!!!
Eu amo nozes, fico aqui imaginando o sabor desta delícia!!!

Bjs...

Felismina postou o comentário número:

Josy, que delicia que deve ser esse bolo... eu gosto bastante de bolo de nozes, e geladinho que maraviloha!

Bjs.

lívia e lucia postou o comentário número:

Jozy bolo gelado de nozes hmmm... arrasou esse vai entrar no meu cardápio de fim de ano o povo a qui em casa ama nozes bjs!

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Oi Josy, esse bolo ficou uma maravilha!! na minha torta ou bolo de nozes eu não uso farinha de trigo só de rosca, não sei explicar qual a diferença.
Ah vc falou do meu blog, sabe o que eu fiz, tirei os contadores, acho que o virus estava neles mesmo!!bjs
Maura

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Ficou lindo por demais! Uma boa receita para eu fazer no final de Ano como sobremesa da comilança do Natal e do Ano Novo!
Mil beijos!

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Josy,o que é isso?
Ah!Se eu não morasse tão distante da minha irmã,faria esse bolo pra ela para comemorarmos o seu aniversário!
Que delícia minha amiga!
Receita anotadíssima!
Um lindo dia pra você,repleto de coisas boas e muita luz!

Iliane postou o comentário número:

bolo gelado de nozes é um classico maravilhoso..eu amo!!!!amei o seu..bjus

paula MARIANA postou o comentário número:

Que bolinho lindo amiga e deve ser delicioso demais, obrigado por partilhar,


beijos!!

Sonia postou o comentário número:

Josy, que deliciosa receita.
Ficou lindo, bolo de nozes é tudo de bom.
Mais uma de suas maravilhosas receitas.
Beijos

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Josy querida,
Ficou com um aspecto delicioso... E que delicia não deve ter ficado : )

Beijinhos

Sérgio Gomes postou o comentário número:

Josy, que maravilha! Deve ser uma delicia. Eu sou um pouco alérgico a nozes, mas gosto muito e com esta sobremesa deliciosa não ia conseguir resistir.


Beijos.

Moni postou o comentário número:

Eu sabia que pelo nome do post, não me ia enganar que estava aqui uma delícia, essa cozinha é maravilhosa mas com a cozinheira Josy rsrsrsrsrs

Beijinho grande

Andreia postou o comentário número:

Que tentação amiga.
Bolo de noz geladinho,uma verdadeira tentação.

BEijinhos

Formiguinha postou o comentário número:

Oi Josy!

Adoro nozes e o teu bolinho na minha Casinha acho que nem um dia durava. Ficou lindo! Deve ser uma delícia.:)

Acredita que o teu celular consegue tirar fotos melhores que a minha máquina. Agora falta saber se o defeito é da máquina ou de quem tira as fotos (euzinha)... :)

Beijinhos da Formiguinha

Polly postou o comentário número:

Hummmm, uma fatia desse bolo maravilhoso com uma xícara de café é tudo que eu queria... hahahha

Fiz as suas queijadinhas, ficaram uma delicia! Muito obrigada pela receita =)
Tá no blog já ;)

beijos

Marly postou o comentário número:

Josy, querida,

Eu sou fã de bolo com nozes na massa, acho que eles ficam especialmente saborosos. Este seu ficou uma tentação, a última foto me deixou com água na boca.

Um beijo (obrigada pela solidariedade quanto ao assunto do meu último post. Por falar nisso, agora atentei mais para as fotos dos seus amigos de quatro patas, a saudosa Cindy me lembrou a minha agora saudosa Dodô)

Maria postou o comentário número:

Que pinta deliciosa tem o teu bolo, Josy!
Um beijinho
Maria

Sandra Batista postou o comentário número:

Josy
Este bolo/gelado ficou uma delicia, cá em casa faço muitas vezes bolos com nozes adoro o sabor dos frutos secos! Uma excelente ideia de servi-lo assim bem fresquinho ;)

Obrigada pelas palavras de conforto deixadas na minha cozinha, amiga...não irei esquecer! A vida tem destas coisas, dias bons e dias maus, só temos de encará-los sempre com pensamentos positivos mas por vezes falta, mas acredito que vai passar bem rapidinho, não sou uma pessoa de baixar as guardas tão depressa, eheh...Obrigada!
Beijinhos

NATÉRCIA postou o comentário número:

Josy minha querida, esse bolo ficou uma maravilha como sempre sai dessas mãos maravilhosas...um beijinho.

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy, isto é pecado menina, fazer um bolo deste e ainda postar a foto?!
Ficou lindo lindo de viver, o sabor eu nem quero saber, pois não vou resistir.
Bjo

Andréa postou o comentário número:

HUMMMMMMMMM!JOSY QUERIDA, ARRASOU!
ESTE BOLO ESTÁ SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, EU QUERO UMA FATIA,HUMMMMMMMMM, DELÍCIA!

BEIJOS......

CRIKA postou o comentário número:

Josy que bolo delicioso e lindo!!! Eu adoro bolo de nozes é o meu sabor preferido tanto para bolos quanto sorvete, amei a sua receita e a foto ficou linda!!!

Shapalmas postou o comentário número:

Que bolo delicioso...adoro nozes!!!
Que bom que vim te visitar,pois vc nao aparece em minhas atualizacoes e nem voce esta mais entre meus seguidores...
Espero que tenha sido algum problema e nao que nao tenhas gostado de algo por la...

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com/
Sharon

Ci postou o comentário número:

Que delícia! Nozes é tudo de bom....pelo sabor e para a saúde também.
Seu bolo ficou um espetáculo.
Bjs, Ci.

arte da sadhia postou o comentário número:

hummm amiga esse é o meu bolo preferido
amei parabens bjocas

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Céussssssssssss!!!!!!!!!!!!!Que delícia!!! Beijossssssssss

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Obrigada por seu carinho minha amiga!
Você sim é uma pessoa muito especial!
Beijo e uma linda noite!

são33 postou o comentário número:

ADOREI ESSE BOLO, DEVE TER UM SABOR DIVINO....E FICOU BEM TENTADOR.
BJS

Marta Benicá postou o comentário número:

Nossa Josy que capricho, seu bolo está maravilhoso, gostei da receita. Um abraço, Marta

Rachel postou o comentário número:

Amiga, todos os bolos são gostosos, mas de nozes é demais da conta, é o meu preferido...vou deixar que você me mande uma fatia...fininha tá, só pra matar a vontade e as lombrigas que ficaram todas atiçadas!
Bjuss!

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Amiga, que delicia de bolo, adorei!
Queria morar ai também...rs
Bjim

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy, que judiação!
E você ainda diz que as fotos não ficaram boas! Se melhorar, vai piorar a situação aqui da gula!!! hehe..

Bjinhus..

Isadora postou o comentário número:

Este bolo está incrivel!!!!!!!!

Deve estar uma delicia...queria provar um pedaço!!!hahah

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " postou o comentário número:

Josy querida irmã,

Ai meu Deus!
Assim eu não resisto!
Josy querida, que MARAVILHA é esta?
Estou com água na boca!

Vou tentar fazer, mas minha mão é mais para salgado....doce já não dá muito certo....mas vou tentar!!!

Um beijo enorme minha amiga!!!

Flora Maria postou o comentário número:

Vim agradecer seu comentario e encontro essa verdadeira maravilha de nozes !!!
Estou aqui, tarde da noite, com água na boca por causa do seu bolo !

Adoro nozes e deve estar uma delícia esse bolo gelado.

Beijo

Bruna do Gourmandisme postou o comentário número:

Josy, querida, já reparou o sucesso que seus bolos fazem por aqui? Um melhor do que o outro e todo mundo adora! Acho que vc já pode começar a pensar em um segundo trabalho aí hein... Boleira de mão cheia! um grande beijo e bom final de semana!

Yolanda postou o comentário número:

Josy, não conheço bolo de nozes que não seja gostoso, o seu está lindo! bjs e felicidades!!!

Luciana postou o comentário número:

Josy, eu amo tudo que leva nozes. Esse teu bolo tá demais, não reservou nem um pedacinho pra mim, amiga?... rs, rs, rs.
Bjos, Lú.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...