A dramaturgia brasileira perdeu ontem, José Wilker um exemplo de dedicação à arte, um grande ator de cinema, Tv e teatro brasileiros que nos fez rir e chorar
Amante de cinema, possuía aproximadamente quatro mil fitas em casa. Mostrou ao público essa faceta assinando uma coluna semanal sobre o assunto no Jornal do Brasil e fazendo comentários de filmes nos canais de televisão por assinatura Telecine da Globosat. Era também comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo, além de apresentar o programa Palco & Platéia, que é transmitido pelo Canal Brasil. Wilker foi ainda diretor-presidente da Rio Filme distribuidora de filmes do município do Rio de Janeiro.
Fonte - Wikipédia
A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele interpretou o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.
Existe um trecho de uma entrevista publicada em março de 2013 em que a entrevistadora Juliana Colares fez uma pergunta para José Wilker que li certa vez, e que gostei muito. A seguir:
Quem é o homem por trás do artista? Como você se definiria?
JW: Eu tenho um olhar pra vida muito irônico, muito debochado. Não me levo muito a sério. Não consigo brigar com ninguém. Dificilmente me irrito. Eu gosto de me divertir, ser feliz. É uma coisa que talvez tenha herdado da minha mãe. Ela dizia assim: “eu tive seis filhos e apontava pra mim e falava: o único esquisito é esse”. E o meu pai, que nunca tinha me visto fazer nada, foi me ver fazer uma peça de teatro no Centro de Convenções, em Olinda. Um troço enorme, cinco mil pessoas. Quando terminou o espetáculo, falei assim: “quero dedicar o espetáculo de hoje a uma figura muito importante que está aqui presente, o meu pai”. Pedi pra ele levantar, ele levantou. O pessoal aplaudiu muito. Aí, ele foi no camarim e me falou a seguinte frase: “tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas, me diga uma coisa: quando é que você vai tomar vergonha na cara e começar a trabalhar?”. Então, não tenho com o que me preocupar. Eu sei de onde eu vim, entendeu? Muitos colegas meus, de escola, dizem que Deus é injusto porque não deu pra eles a mesma coisa que deu pra mim. Mas Ele não me deu nada. Essas coisas a gente vai ganhando com o trabalho, com o empenho, a autocrítica ou com o teu desapego. Sem pretensão. Quando você, de repente, começa a se achar melhor que os outros, não dá certo. Nós somos todos iguais. Temos a obrigação de encontrar uma forma de ser feliz. Sendo que, com isso, a gente não deve abusar do espaço de ninguém. O teu espaço é sagrado e você vai ser feliz com ele assim.
Créditos:
Entrevista por Juliana Colares
UM EXCELENTE DOMINGO E INICIO DE SEMANA A TODOS!!!
Bom dia Josy,
ResponderExcluirSem dúvida é uma perda lamentável, mas a passagem do Wilker pela terra ficou imortalizada, ele fez a diferença.
Tem receita nova e Promoção Coqueiro 40 dias de Prêmios, lá no blog.
Beijos, boa semana,
Vânia
Sem dúvida,amiga, uma grande perda. Um grande ator e com muito ainda para dar. Uma pena.
ResponderExcluirBjn
Márcia
una perdida irreparable, mucho animo , bicos
ResponderExcluirJosy, aqui em Portugal também foi muito noticiado o seu falecimento repentino e deixou-nos consternados.
ResponderExcluirAtravés da Telenovela Brasileira, conhecemos grandes nomes da arte de representar aí do Brasil e José Wilker era um deles. Como dizes, todos rimos e chorámos com ele.
Estou certa de que os Anjos o conduzirão a Deus e que ele estará num lugar muito feliz.
Um abraço para ti, da Bombom
Boa noite amiga!
ResponderExcluirNossa estou chocada, não sabia dessa perda:(
Te desejo uma ótima semana.
Bjim
Léia
Amiga,
ResponderExcluirrealmente uma grande perda, quando vi a notícia levei um choque.
Parece que os artistas que alegram a nossa vida fazem parte da nossa família a gente se acostuma com eles não é?
Bela homenagem, valeu!
Bjs, fique com Deus!
Oi Josy!
ResponderExcluirRealmente é uma perda muito grande! :(
Beijinho
Eu nem acreditei quando vi a noticia!
ResponderExcluirBom dia Josy minha querida!!!
ResponderExcluirÉ acredite que nao foi só o Brasil que ficou chocado coma perda dele, aqui em Portugal pelo menos o canal de noticias que eu assisto e que esta ligado de certa forma numa parceria com a globo, abriu com a noticia do desaparecimento do para nos "eterno Roque Santeiro"... Fiquei chocada, mas como falou a VAnia sua passagem ficou imortalizada e ele fez a diferença!!!
Beijocas
Margarida Portuleira!!!
Sem duvida Josy. Uma grande perda.
ResponderExcluirAqui em Portugal ele também era muito querido pelo povo.
Beijinhos
Querida Amiga,
ResponderExcluirFiquei com imensa pena pelo falecimento deste actor, cujo trabalho eu seguia com carinho desde a primeira novela que passou em Portugal, “Gabriela” !
Foi uma perda irreparável que nunca será substituída. L
Um beijinho grande