A nossa querida Sheilinha do blog Cozinha de Mulher está promovendo uma BC para o dia das crianças, e claro que eu não poderia ficar fora dessa.
Adoro crianças, e tudo que se refere a elas. Toda criança merece ser feliz! Gostei muito de participar dessa BC e sei que vamos ter muitas participações cheias de boas lembranças e muitas histórias para contar.
Difícil falar qual prato que minha mãe fazia e que eu mais gostava. Minha mãe era uma cozinheira de mão cheia, cozinhava muito bem, não aqueles pratos elaborados, eram pratos simples, rápidos e recheadinhos de muito amor. Como disse certa vez aqui no blog, desde pequena eu já enchia as paciências de mamãe para poder ajudá-la na cozinha. Adorava misturar as farinhas, ela fazia sempre aos domingos massa caseira, e me dava a função de passar a massa naqueles cilindros, ou então quando fazia almôndegas, eu já corria para o armário e pegava a travessa que eu ia colocar as bolotinhas, pois essa era a minha parte. Ou então quando fazia bolinhos de chuva, e quando ela os acomodava na travessa, eu me encarregava de salpicar açúcar e canela. Ah! e os bolos de chocolate.... A minha função era raspar a travessa da massa e me lambuzar (hehe). Tempos bons aqueles! São tantas receitas gostosas que partilhei com mamãe, mas tem uma em especial que me enchia de alegria. Era quando ela fazia pudim de laranja. Para falar a verdade, diferente de hoje, que adoro laranja, quando criança nem gostava muito de laranjas, mas o que me deixava feliz mesmo, é que quando mamãe resolvia fazer pudim de laranja, era para a casa de vovó que nos dirigíamos, pois ela tinha uma laranjeira enorme no quintal, e trazíamos grandes sacos de laranja para casa. O fato é que na casa de vovó eu fazia mais arte, e não levava bronca e recebia mais carinhos ainda, como se não bastasse os carinhos da minha mãe (hehe). Por isso sinto saudades dos pudins de laranja que mamãe fazia, era um doce encontro com vovó, com sabor de laranja e amor. Saudades das minhas duas mães! Não ficou tão bonito quanto o que mamãe fazia, mas o sabor ficou igualzinho.
Ingredientes
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de suco de laranja
açúcar a gosto
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
1 colher (café) de raspas de laranja
Caramelo
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Primeiramente caramelize uma forma, levando ao fogo o suco de laranja e o açúcar. Este caramelo, mamãe fazia clarinho, e fiz igual ao dela, porém, gosto de mais escuro, fica a seu critério. Reserve.
Bata no liquidificador os ovos inteiros, o suco da laranja, o açúcar, e o amido de milho dissolvido no leite. Bata por 2 minutos e desligue. Acrescente as raspas de laranja e despeje na forma caramelizada. Leve em banho maria no fogão ou no forno e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Desenforme depois de frio e decore com fatias de laranja.
Bom Apetite!!
" Ser criança é acreditar que tudo é possível
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante, diante dos gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser"
Autor: Gilberto dos Reis
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante, diante dos gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser"
Autor: Gilberto dos Reis
Mãezinha linda... Que participação mais linda..
ResponderExcluirMais cheia de carinho.. mais cheia de lembranças..
E são essas lembranças que levamos pra sempre que fazem toda diferença em nossas vidas né?
É tão gostoso quando sentimos cheiros que nos transportam para épocas e lugares onde fomos tão felizes..
Sentir sabores que nos fazem relembrar de pessoas amadas..
Esse era o objetivo dessa BC.. de nos levar de volta a encontrar nossa criança interior que muitas vezes adormece por causa de tantas coisas que quando adulto fazemos..
Mas elas sempre estarão aqui dentro né?
Sempre nos lembrando o quanto as pequenas coisas nos faziam felizes..
O quanto os simples gestos foram capazes de nos marcar para a vida toda..
Essas lembranças são únicas e ninguém poderá arrancá-las de nós..
Obrigada por compartilhar conosco essas lembranças tão lindas e essa maravilhosa receitinha..
Aliás a carinha está de comer rezando né? srrs
Hummmm
Achei a calda de laranja uma ideia fantástica.. deve dar um sabor tão refrescante ao pudim.. nunca fiz, nem nunca experimentei..
Mas bateu aquela curiosidade básica.. srsr
Obrigada minha linda.. de coração..
Por todo carinho.. por estar sempre assim ao meu lado..
Um beijo da filhota do coração..
Bom dia Josy,
ResponderExcluirLinda, colorida e deliciosa participação!
Este pudim está temperado com muita emoção, sem dúvida esse ou uma versão está presente nas gratas memórias de muitos de nós.
Bom fds, feliz dia das crianças, beijo,
Vânia
Bom dia minha amiga!
ResponderExcluirÉ muito gostoso relembrarmos os bons momentos da nossa infância, amei o sei pudim, a decoração ficou linda, imagino o sabor e o melhor cheio de boas recordações...hummmmmmmm!
Parabéns pela participação!
Bjs, aproveite seu fds ♥
Que pudim lindo!
ResponderExcluirTão bom recordar :)
Ai Josynha, tempos bons estes dos tempos da nossa infância não é mesmo, lendo o seu texto me identifiquei com muitas das situações, lamber a tigela da massa do bolo confesso que faço até hoje hehe, eu adoro pudim mas nunca comi de laranja acredita, tenho de experimentar, bjs !!!
ResponderExcluirOi flor!
ResponderExcluirCheguei aqui através da blogagem da Sheila e gostei muito do que vi.
Achei muito linda sua participação, pois fala do encontro das gerações e nesses encontros a troca de carinho e respeito é algo marcante. O pudim? Amei!!!
Nunca comi pudim de laranja mas sou apaixonada por tudo que é feito com laranja, bolo, sucos, geleias, molhos...
Acho que essa receita vai me conquistar também : )
Beijos!!!
Selma.
Hummmmmmmmm que lindo pudim Josy.
ResponderExcluirCom certeza ficou muito gostoso, engraçado como nas lembranças dos tempos de criança sempre tem um pudim de guloseima, né?
Bjuss amiga!!!
Ai que lindo conhecer um pouco da sua infância, amiga! A minha infância era passar férias em São Paulo onde minha avó paterna morava, mas eu não curtia não! rs. Eu sempre achei SP mt agitada, perigosa, tinha medo e sempre qdo chegava lá ficava doente e sempre a nossa volta pra casa era antecipada! Vê se eu não era um autêntico bichinho do mato, hehe. Acho que ainda sou... rs
ResponderExcluirEu gostava msm era passar férias na fazenda do tio da minha mãe, sempre gostei de roça e lugares mais calmos, adorava olhar aquele imenso pomar de variadas frutas e o mais legal era comê-las diretamente do pé, bom demais essas lembranças! Adorava tbm passear no jipe do meu avô com os cabelos ao vento... ai qtas saudades... e que delícia essa convivência com a sua mãe e sua avó, amiga e que privilégio ter uma mãe cozinheira, agora entendo de onde vem o seu talento, tá no sangue! rs.
Parabéns pela linda participação nesta BC da Sheilinha!
Bjkas grandes querida amiga!
Um ótimo feriado pra vc! ❤️
www.viveraprendendo.com
Josy, amei a publicação!
ResponderExcluirAmo estas historinhas que você nos conta, que nos trazem de volta o nosso passado também! Adoro isto! A homenagem as crianças, muito simples e linda! Arrasou, de novo, amiga!
Beijos, ótimo fim de semana e ótimo dia da criança para você!
http://dedeartes-denise.blogspot.com
Boa tarde, Josy!
ResponderExcluirEssa sobremesa parece uma delicia!
Beijinhos e bom fim de semana!
Ah minha linda, quanta lembrança gostosa, viajei nas suas lembranças prima, até porque me remeteu as minhas próprias lembranças da Tia Nana e das delícias que ela fazia !! Seu pudim ficou com uma cor linda e o sabor não tenho dúvida que ficou maravilhoso, afinal filha de peixa, peixinha é…rsrs
ResponderExcluirObrigada por compartilhar esses momentos tão inesquecíveis e repletos de amor!! Que bom que nos reencontramos na blogosfera, né prima, fico tão feliz !!
Beijinhos e um lindo fim de semana !!
Que lindo pudim!
ResponderExcluirÉ bom recordar a infância.
Bjs
Oh Josy que relato mais bonito das tuas recordações!!
ResponderExcluirE olha aqui entre nós, em casa das avós nunca nos deitavam bronca! Era sempre mimos!! Costuma-se dizer por aqui que os pais estão para educar e os avós para estragar!!!
E este pudim de laranja tem que ser delicioso!! Aparte disso é uma historia que tem dentro!!!
E eu qd era pequena, sabes o que me deixava feliz?? Lamber a taça no fim de fazer o bolo!!! :D Simples assim!!
Um beijinho grande,
Mena.
Olá Josy,
ResponderExcluirme trouxeste uma doce lembrança, minha mãe fazia essa delicia,que saudade, hoje minha irmã me levou um feijão que nosso pai gostava muito, ele chamava de um nome muito feio, era rasga ...., hahhaa mas ficou na nossa lembrança de criança.
Uma bela ideia.
Bjos e tenha um ótimo fim de semana.
Oi amiga linda e maravilhosa, estou babando aqui com esse seu pudim maravilhoso de laranja, que deliciaaaa, obvio que tenho que testar essa receita aqui em casa! Concordo com você, toda criança merece ser feliz! Tb tenho lindas lembranças do meu tempo de criança, fui muito feliz ao lado das minhas irmãs, primos e amigos, e mesmo hoje já adulta carrego sempre comigo a minha criança interior,
ResponderExcluirnao a deixarei morrer nunca! Quero desejar um dia repleto de alegria para criança que existe dentro de você! Beijinhos doces e que seu FDS semana seja maravilhoso!
Josy querida, teu post ficou lindo e o pudim com certeza delicioso.
ResponderExcluirAmiga, me emocionei tb lembrando de um pudim que a minha mãe sempre fazia...
Ah! Lembranças da infância, que coisa gostosa né?
Bjssssssssss amiga e um FDS maravilhoso p/vcs
Querida Josy: que memórias mais bonitas da sua infância!! O texto está uma delícia de se ler e delícia também tem a carinha desse pudim de laranja, uma fruta de que gosto muito e sempre gostei.Uma excelente participação na BC da Sheilinha.
ResponderExcluirBjn e bfs
Márcia
Olá!
ResponderExcluirEssa BC está de dar água na boca, cada receita deliciosa!
Esse pudim deve ser maravilhoso!
Parabéns pela participação!
Também estou nesta BC saborosa!
Tenha uma ótima tarde1
Com carinho
Rê
Blog: Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
quem é que nao queria voltar a ser criança outra vez e saber o que sabemos hoje hehe rsrs eu gosta bem este pudim ele esta de comer e chorar por mais miam miam adoro bjs e um feliz fim de semana
ResponderExcluirJosy: que lindo!!!
ResponderExcluirAdorei o seu depoimento! Que coisa mais doce! Em sua homenagem vou levar esta receita e fazê-la urgentemente!
Um doce e feliz dia das crianças, amiga!
E muita Luz no dia de Nossa Senhora!
Bjus..
JOsy querida,
ResponderExcluirtambém adoro crianças, adoro as suas opiniões e as suas respostas.
Ficou um pudim bonito, agradável e com tão bom aspecto e o melhor é que não é nada complicado de fazer é que eu e os pudins não somos muito amigos:)
Beijinhos e um bom fim de semana
Um post lindo cheio de lembraças,gostei muito
ResponderExcluirO pudim ficou lindo e acredito que uma delicia
Bom fim de semana
bjs
Mais uma participação maravilhosa! Que memórias tão bonitas, Josy, um texto muito bonito :)
ResponderExcluirO pudim ficou uma delícia!
Beijinhos*
Josy, a memória gustativa é uma coisa de louco, nos remete de volta à momentos tão queridos...é lindo relembrar!Seu pudim ficou muito bonito sim senhora e bem apetitoso!
ResponderExcluirBj e um lindo fds!
Uma apresentação linda.. fico a imaginar o sabor... :P
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Josynha minha flor como é bom lembrar das coisas boas da nossa vida.
ResponderExcluirE quando elas vem com sabores fica ainda melhor.Eu adoro tudo que leve laranja, limão e maracuja, imagina se não adoraria uma fatia desse pudim.
Ficou lindo sim viu.Beijos e um maravilhoso final de semana.
Como é bom ser criança!
ResponderExcluirE adorei ler seu texto e suas memórias de infância, cozinhando com a mãe e as laranjas em casa da vovó. Que lindo, e bons tempos!!
Eu me recordo sempre de bolinhos de coco tipo beijinho que faziamos juntas e os bolinhos, eu também sempre rapava a taça!!rsrs
É bom voltar por momentos a ser criança e saborear essas coisas.
Adorei o pudim de laranja!
Um beijinho.
Super apetitoso, parece ter um gostinho muito especial, o aroma quando estava assando deve ter sido muito agradável! Tem sabor de quero mais hummmm
ResponderExcluirDesejo uma ótima tarde e um lindo domigo! Bjo!
Delicioso pastel Josy, pero sobre todo delicioso post, has puesto el alma en él, y se nota, transmite mucho amor y mucha nostalgia, como tu dices ¡que tiempos aquellos!
ResponderExcluirUn beso grade amiga y buen fin de semana
Amiga tão querida,
ResponderExcluirUm pudim magnifico, na sua cor, na sua textura, nas belíssimas memórias que encerra...
Memórias que ficam, que não passam nem se desvanecem, memórias de momentos felizes, recordações com que nos honra ao partilhar um pedacinho da sua história !
Muito obrigada ! :)
Conhecer memórias é conhecer um pouco mais da magnifica pessoa que você é e que tenho o privilégio de "conhecer" há cerca de 1 ano e meio talvez...
Pessoas como você enriquecem a nossa vivência com recordações que também nos transportam para o nosso tempo de crianças, onde saltávamos à corda e jogávamos ao elástico ! :) :)
Obrigada minha querida, pela partilha, pela transmissão de conhecimento, de vivência e, sobretudo, pelo carinho com que sempre somos tratados por SI !
Um beijinho muito grande para a minha Mãezinha do coração.
Adorei o texto e as recordações de infância.
ResponderExcluirrecordar belos tempos de criança nos ajudam a reviver cheiros e sabores que adorávamos.
Eu recordo de uns beijinhos de coco e um pudim de ovos, mas a minha mãe também era uma excelente cozinheira.
Adorei o pudim, gostei muito da textura e como é de laranja é excelente
Bjns
Isabel
Lembranças boas são sempre bem vindas né!
ResponderExcluirEu não conhecia este pudim maravilhoso amiga!
Beijos e ótima semana!