Sopa de Grão de Bico e Legumes


Continuando a minha participação na SEGUNDA SEM CARNE em prol do nosso Planeta, promovida pelo Gilberto do blog Alma Mater e aproveitando esse tempo frio e chuvoso, o meu almoço (e jantar) de hoje foi essa deliciosa sopa de Grão de bico, lembrando que o Grão de bico contém uma infinidade de benefícios entre eles: combate a depressão, previne a anemia, contribui para um melhor funcionamento do intestino e também ajuda a eliminar gorduras e colesterol. De acordo com especialistas ele é imprescindível para quem sofre de problemas cardiovasculares. Por ser rico em fibras, proteínas e vitaminas, o grão de bico se faz essencial em qualquer dieta alimentar, além de que essa sopa, é enriquecida com legumes, outra fonte de vitaminas e sais minerais. Viu como vale a pena aderir pelo menos 1 dia da semana? É um bem enorme a voce mesma, aos animais e ao Meio Ambiente. É um dia só, ainda não é o suficiente, mas um dia que adotamos a esse costume já é uma atitude positiva em direção à abertura a novos sabores, como essa sopa, que certamente voces irão gostar muito.

Ingredientes

1/2 kilo de grão de bico
2 batatas
1 cenoura
1 abóbora
3 mandioquinhas
 1 abóbrinha
1 tomate
1 galhinho de salsão
1 cebola e 2 dentes de alho
1 sachê de caldo de legumes


Modo de preparo

Levar ao fogo o grão de bico com água e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso, corte em pedaços pequenos todos os legumes


Depois que voce verificar que o grão de bico já está molinho, refogue em outra panela a cebola, o alho, e adicione os legumes, deixe refogar por mais ou menos 10 minutos. Acrescente em seguida o grão de bico e o caldo em que foi cozido. Quando todos os legumes estiverem macios, adicione 1 xícara (chá) de arroz, e cozinhe por mais 10 minutos.


Transfira a sopa para uma sopeira e sirva bem quentinha


Bom Apetite!!

Essa foi a minha participação do



Uma ótima semana à todos!!

28 comentários:

Marly postou o comentário número:

Amo grão de bico e tenho até uma foto parecida com esta (mas a sopa leva liguinça calbresa, rsrs).
Tô quase entrando - sozinha, pois a família não faria isso - neste projeto de suprimir a carne em alguns dias da semana.

Beijoca e boa tarde!

Sandra Reis postou o comentário número:

Minha querida Josy, que sopa perfeita para o dia frio de hoje. Gostei muito da sua orientação das propriedades do grão de bico. Sabe o que parece sua sopa, o "puchero", ou cozido, como chamam alguns. Minha mãe faz com carnes também e eu só com os legumes, como sua sopa. Esquenta o corpo e a alma. Mais uma vez parabéns pela sua iniciativa da segunda sem carne.
Miga, tenha uma semana maravilhosa e pede por favor pra São Pedro fechar a porta do freezer...rsr

Adri postou o comentário número:

Josy, neste frio que está fazendo hoje aqui no Rio, essa sopinha cairia superbem (deu até um calorzinho só de olhar). Adoro grão de bico, mas nunca sei bem o que fazer com ele, já tenho mais uma ideia :-) Beijos!

Sonia postou o comentário número:

Josy, que delícia de sopa, está ótima para o dia frio que está fazendo hoje.
Ficou com aspecto maravilhoso e como você disse o grão de bico é muito importante para uma boa saúde.
Deliciosa sugestão.
Beijos

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Uma sopinha dessa ia super bem agora!
O frio tá me congelando! Ui!
Beijos!

Romy postou o comentário número:

Oi minha querida... a receita é excelente :-)

Apesar de ter publicado uma receita de carne no meu blog (já estava agendada) não esqueci e o meu almoço foi um arroz de legumes, o jantar será uma salada bem leve pois aqui faz muito calor.

Bjokas e boa semana

Vicentina postou o comentário número:

Com este friozinho nada melhor que um prato de sopa bem quentinha.
Ficou lindaaaa, deu água na boca.
E ainda mais colaborando com um dia sem carne, parabéns.
Bjs e Boa Semana

Érica R. Baldon Pinto postou o comentário número:

Josy, fiquei com água na boca. Vou fazer sopa de grão de bico hj, estou até aguada, meus grãos já estão de molho desde ontem à noite. Não vejo a hora de chegar em casa para preparar a minha sopinha.
bjs

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Oi Josy!! Sou fã das sopas, ainda mais com o frio que faz aqui no RS. Eu gosto muito de grão de bico, andei utilizando-os em uma torta salgada e ficou maravilhoso! A receita tá lá no blog!
Beijos, uma boa semana!

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Oi Josy!! Sou fã das sopas, ainda mais com o frio que faz aqui no RS. Eu gosto muito de grão de bico, andei utilizando-os em uma torta salgada e ficou maravilhoso! A receita tá lá no blog!
Beijos, uma boa semana!

Cozinha da Monica postou o comentário número:

Josy! Estou adorando esta "segunda sem carne"! Ótima iniciativa!
Menina, esta sopa de grão de bico é presença constante aqui em casa. Adooooro!
bj.

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy: essa sua sopa tá demais!
Que delícia ela deve ter ficado!
Tô levando a receita, se vc não se importa, rsrs...

Bjinhus..

Andréa postou o comentário número:

QUERIDA JOSY,
UMA SOPA RICA, DELICIOSA DE DAR ÁGUA NA BOCA, AS FOTOS ESTÃO LINDAS.
ONTEM AQUI ESTAVA FAZENDO MUITO CALOR, HOJE AMANHECEU FAZENDO FRIO. ESTA SOPA AQUECE MUITO BEM!
BOM DEMAIS QUE AI ESTÁ CHOVENDO, AQUI ESTÁ PRECISANDO DE UMA CHUVINHA,TBM.

TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
BEIJOS,
ANDRÉA....

Simples Assim postou o comentário número:

Oi Josy,
E hoje estava procurando uma receita de sopa com grão de bico.QUe coincidência,hem?
Bj e boa semana,
Lylia

VERA MARIA postou o comentário número:

Que bom que gostaste da minha receita de canja de galinha no microondas.mas esta tua sopa é muito elaborada e deve ficar uma delicia,Vou comprar o grão de bico para fazer.Beijos

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Com esse friozinho minha amiga,é só o que quero para o meu jantar!
Nunca fiz sopa com grão de bico,mas deve ficar uma delícia!
Mais uma bela sugestão,como sempre!
Beijos e uma semana muito linda,com muita luz e paz!

Silvia Ordonhes postou o comentário número:

Olá!Josy querida,obrigada
pelo carinho!
Que delicia de sopa,bastante
nutritiva,vou levar,aqui está
muito frio!bjs no core
e ótima tarde amiga,seja bem vinda
sempre que puder ok
Parabéns!

RUTE postou o comentário número:

Oi Josy!
Que bom vc continuar com a 2ª sem carne! E kkkkk sopa deliciosa. Adoro essas sopas grossas cheias de vitaminas!
Janto muitas vezes assim. Só sopa e fruta. Amo.
Essa sua, está de encher o olho e a barriga, ah ah ah.
Beijinhos.
Rute

Ilaine postou o comentário número:

Amiga! Uma sopinha para o frio é a melhor coisa. E você faz mágicas, eu sei! Tudo parece tão gostoso.

Abraço, querida!

Silvinha Cakes postou o comentário número:

Delícia de sopa Josy, não conhecia os benefícios do grão de bico.
bjão*--*

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Josy, está de dar água na boca!!!
Eu amo este grão!!!

Bjs...Uma excelente semana!!!

Lina postou o comentário número:

Hummm!Josy!Que sopa deliciosa!Hoje por cá também está um tempinho esquisito, mas para nós aqui em casa, faça frio ou faça sol, tem de haver sopa todos os dias. Foi uma das coisas que notei maior diferença na alimentação quando vim para Portugal. A sopa faz parte do dia a dia, como entrada, ou mesmo finalização dos pratos. O meu marido não abre mão da sopa nas refeições e a minha filhota também, assim é uma boa forma de comer legumes. A tua sopa como prato único é óptima e as propriedades do grão de bico, foi muito bom ter conhecimento, pois adoro grão de bico. Ainda vou postar a minha participação, mais logo, para não colidir com a colectiva do blog Espiritual-idade.
Beijocas

Duxa postou o comentário número:

Josy querida, essa sopinha está um primor, tão apetitosa!!!
Beijinhos e boa semana minha amiga:)

Gina postou o comentário número:

Fui ao passado agora, lembrando de uma sopa de grão de bico que minha sogra fazia, uma delícia!
Com esse frio é só que apetece.
Bjs.

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário número:

Josy querida...

AMO sopas! Faço as minhas bem grossinhas, coloco macarrão e muitos legumes...filhas tmbém gostam muito, já o marido é meio enjoado...o negócio pra ele é comida mesmo!...rsrs

Linda tenha uma rica semana!! Beijosssss

Dina Vieira postou o comentário número:

Adoro sopa e essa então ficou deliciosamente linda. Uma sopa dessas e ficava satisfeitissima .
Beijinhos

CRIKA postou o comentário número:

Ai que delícia de sopa Josy!!! E esse prato fiquei até emocionada, na casa dos meus pais quando eu era criança só tínhamos desse modelo, pena que eu quebrei quase tudo!!!rs Beijão!!!

Sandra Batista postou o comentário número:

Olá Josy
esta sopinha ficou maravilhosa, gosto muito de grão de bico, o marido então...nem se fala...por ele comia grão todos os dias, eheh...
Ficou bem aconchegante, por aqui o tempo também tem estado meio esquisito...não vamos ter um verão como o habitual dos outros anos...mas, quer faça frio ou calor, uma boa sopinha como esta, nunca se nega, adoreii!!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...