Arroz com Amêndoas/Salada de Legumes



Pessoal sabem que já estou acostumando a fazer da minha segunda, uma segunda sem carne? E estou adorando, por que segunda feira é um dia que devemos desintoxicar o organismo com possíveis guloseimas e exageros durante a semana que se foi. E com isso tudo estou aprendendo muitas coisas a respeito dos legumes, benefícios que eu nem imaginava que existiam. Essa salada que fiz, além de super saborosa e saudável possui vários beneficios à nossa saúde. Usei couve-flor, brócolis, cenoura, abóbrinha, batata e vagem, claro que voce pode usar o legume que mais aprecia, a minha opção foi essa. Cozinhei todas, temperei com um pouco de azeite, e sal. Vejam o que descobri nas minhas pesquisas:

Couve Flor

É bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. É riquíssima em sais minerais como o cálcio e o fósforo e possui uma boa quantidade de vitamina C. Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. Nela são encontradas as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Ela apresenta os seguintes sais minerais: potássio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro. Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão. Não possui restrição e é indicada para todas as idades.

Brócolis

É um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes). O brócoli é uma fonte de vitaminas A e C. Também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio. A produção de brócolis ocorre durante todo o ano. É utilizado na culinária das seguintes formas: refogado, em sopas, suflês e saladas. Este vegetal é
originário do continente europeu. Ao comprar, deve-se dar preferência aos bem verdinhos.

Cenoura

Este legume é riquíssimo em betacaroteno, um elemento importante para a visão. Além disso, o betacaroteno é importante para a pele e as mucosas. Possui também as seguintes vitaminas: A, C, B2 e B3,  fósforo, potássio, cálcio e sódio são os sais minerais presentes na cenoura. A cenoura possui também uma boa quantidade de fibras. Embora encontramos a cenoura durante todo o ano, o período de safra vai de julho a janeiro. É muito utilizada na culinária em saladas, bolos, sucos, cremes, refogados e purês.
Não é um alimento muito calórico, pois cada 100 gramas de cenoura possui apenas 40 calorias.





Abóbrinha

A abóbrinha apresenta nutrientes como a niacina e vitaminas do complexo
B. É um alimento que apresenta poucas calorias. Apenas 19 calorias por 100 gramas. É de fácil digestão, o que facilita o trabalho do aparelho digestivo. A época de cultura da abóbrinha italiana ocorre de julho a dezembro. É muito utilizada na culinária brasileira no preparo de saladas, refogados e sopas. Possui grande quantidade de água em sua composição.

Batata

A batata possui baixa quantidade de gordura. Contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante. É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita. A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio. A China é o maior produtor de batatas do mundo. A batata é uma fonte importante de amido.

Vagem

A vagem é um vegetal de baixo valor calórico, contém sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, vitamina A e vitaminas do complexo B em menor quantidade. O cálcio e o fósforo ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o ferro está intimamente ligado à formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o ferro está a vitamina A que é
indispensável à boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas. Outra qualidade da vagem é agir como estimulante das funções intestinais porque apresenta em sua constituição um pouco de celulose.

Azeitona

A azeitona pode variar de cor, podendo ser verde, preta ou rosada. Além de ser consumida ao natural, é utilizada para a produção do azeite de oliva. A azeitona possui um óelo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo. É um alimento muito calórico, sendo que 100 gramas de azeitonas possui, em média, cerca de 145 calorias. A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2. Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silíco. É muito utilizada em diversos pratos da culinária, principalmente, dos países mediterrâneos ( Portugal, Itália e Espanha)

 
 
E para acompanhar minha salada especial, fiz um gostoso arroz com amêndoas. Facinho.


Refoguei a cebola , adicionei o arroz, sal, acrescentei a água e quando começou a fervura, abaixei o fogo e acrescentei as amêndoas. Depois de pronto salpiquei salsinha picadinha
E este foi meu almoço/jantar de hoje. A turma aqui em casa também aderiu à Segunda Sem Carne.



Arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Existem vários tipos de arroz, o arroz parbonizado por exemplo, mantém o grão conservado por mais tempo. Este processo mantém as vitaminas e sais minerais dos grãos. O arroz integral, mais escuro, possui mais vitaminas e outros nutrientes importantes. O arroz é também utilizado na culinária para fazer sopas, bolinhos e até mesmo doces. Ele é também uma importante fonte de carboidratos na dieta.

Amêndoas

A amêndoa tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas detêm 589 calorias, um pouco menos que as nozes. Como estas frutas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.  Elas contém também uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, a normalização do colesterol e a diminuição dos radicais livres, pois ela tem um alto potencial antioxidante.

Então é isso amigos!! Espero que voces tenham uma maravilhosa semana
Bjos



Fontes:

http://www.infoescola.com/



30 comentários:

Sandra Batista postou o comentário número:

Josy
Ficou com um aspecto bem saudável, toda a refeição! Beijinhos

NATÉRCIA postou o comentário número:

Josy minha linda...uma salada com tudo de muito bom arroz eu gosto muito e o meu netinho que mora perto de mim é o que mais gosta...um beijinho

lívia e lucia postou o comentário número:

Refeição muito colorida linda de ver com um arroz assim hummm...ótima semana querida bjs!

Lina postou o comentário número:

Olá, Josy!As "nossas"segundas estão sendo um espectáculo!Tens toda a razão, aproveitarmos esse dia para desintoxicarmos o organismo das asneiras do fim de semana, além de desintoxicarmos também as nossas mentes! Todo o nosso ser fica mais leve e o Planeta também!
Você caprichou na comidinha com a salada super colorida e o arroz de amêndoas que deve ser delicioso, além das dicas nutricionais que estão 5*. Boa!
Vou publicar a minha mais logo!
Beijinhos verdes!

Regiane postou o comentário número:

Josy, taí uma comida que eu amo.....
Adorei de vdd.....BJO e uma linda semana. Vou linkar sua postagem na integra no meu blog tah....http://borbolsnacozinha.blogspot.com

Silvia Ordonhes postou o comentário número:

Boa tarde Josy,querida amiga,
então estou aprendendo alguns
pontos ai postei os que eu fiz,
Se você quiser posso te ensinar o basico,que é o ponto trico e meia,você aprendendo estes pontos,faz outros diferentes,
te envio por e-mail ou na pagina,
mesmo,você vai seguindo as,
orientações.
Obrigada pelo carinho no
Cantinho Forno e Fogão.
Linda semaninha!beijos

Silvia Ordonhes postou o comentário número:

Que delicia essa Salada Josy,
bastante nutritiva,e valeu as
dicas sobre os legumes!
Parabéns e abração amiga...
Adoro legumes etc.
Beijos e boa tarde!

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Olá, bela salada, aqui nós amamos!!!
Este arroz ficou divino!!!

Bjs... Boa semana!!!

paty postou o comentário número:

Querida Josy bem saudável esse pratinho :))Beijinho e boa semana!

Bruna do Gourmandisme postou o comentário número:

Josy, é só ficar uns dias sem aparecer por aqui que já encontro vários posts deliciosos!

Meu lado gordinha adorou o risoles, mas a segunda-feira agradece os legumes de hoje! rs

beijos e boa semana!

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

sempre com concelhos de mestra amiga adoro você...bjokinhas

Talita postou o comentário número:

Sou contra o movimento "dos sem carne", mas amo uma saladinha! Ainda mais agora, que tenho que caprichar nas porções de brócolis, espinafre....
Sua salada ficou linda, quase roubei uma azeitoninha. Hihi

Beijos

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy, minha querida, que bom que as suas segundas estão te dando não só um bem estar mais também proporcionando para nós boas sugestões e ainda mais acompanhadas desses benefícios do "Reino Vegetal". Hoje a Lilya do Simples Assim tbm postou a segunda sem carne. Já já passarei por lá. Aos poucos vc vai ver que é um hábito muito bom, melhora muito a qualidade do sono (o xixi, fica sem cor...rsrs...verdade!) e outras coisinhas mais.
Ah, sobre perguntar pra minha mãe, sobre seu comentário lá no blog, claro que eu lembro, era repolho revestido de papel alumínio e com os tais picles e lembro que tinha também uma rodelinha de salsicha na ponta;;;não era assim...rsrs
Miga, sinto falta daquele tempo, como sinto, a vida era mais calma, as pessoas mais inocentes...puxa!
Beijocas, escrevi um livro hoje ;-)

Cozinha Perfumada postou o comentário número:

Que delicia esse prato tão colorido minha amiga!! Deliciosa essa sua segunda sem carne, pra começar tudo de bom né!!:) adoro arroz de amêndoas!:) Beijos e ótima semana Tereza

Diana postou o comentário número:

adorei a sua iniciativa. Mais se aqui em casa eu vier com esse "segunda sem carne" vira tragédia. kkk
Boas as dicas das verduras, ando precisando
bjos

Sandra Reis postou o comentário número:

Miga, tive uma ideia, não sei se seria complicado mas me diga o que vc acha: que tal a gente propor uma blogagem coletiva com comida "brega"? Será que ia dar certo? Pelo menos a gente ia se divertir um bocado...rsrs
Eu ia fazer aqueles ovos cozidos tingidos com anilina, sabe? Meio na linha do repolho com papel alumínio...rsrs

Andréa postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
SEUS POSTS ESTÃO A CADA DIA MELHOR.
EU AMO TODO TIPO DE SALADA, NÃO DISPENSO MESMO, O SEU ARROZ FICOU MARAVILHOSO!

TENHA UMA SEMANA MARAVILHOSA!
BEIJOS,
ANDRÉA........

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Josyta querida,para mim só essa saladinha já era mais do que o suficiente!
Amo salada!
Acompanhada desse seu arroz todo especial,quem é que irá perceber que não tem carne?
Ótima dica minha amiga!
Amanhã tenho que ir ao supermercado e à quitanda,vou aproveitar para comprar vários legumes e verduras.O tempinho esquentando,a gente se anima a comer bastante salada!
Beijos minha linda, coisas boas pra você!

são33 postou o comentário número:

UMA COMIDA BEM SAUDÁVEL.
ADOREI O SEU POST.
BOA SEMANA
BJS

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy: tá tudo muito lindo!
Aliás, os legumes por si só são um espetáculo! Procuro comer muitos legumes durante a semana prá poder as vezes comer no fim de semana sem me preocupar tanto com as calorias, hahaha...
Mas, brincadeiras a parte, adoro legumes!

Bjinhus..

RUTE postou o comentário número:

Arroz com amendoas é bom demais.
Estou vendo que é só saúde à segunda-feira em sua casa. Nem na minha é assim tão saudável, pois sempre coloco uns molhinhos e etc e tal :)
Beijinhos.
Boa continuação.
Rute
P.s.-Gostei muito daquela gelatina multicolor. Há que tempos que ando para me aventurar na confecção duma assim!

Nane Cabral postou o comentário número:

Josy, que prato lindo e colorido! amei! eu não como carne nenhuma, sou vegetariana, apesar de cozinhar para os não vegetarianos daqui de casa,r s... mas eles tb não comem nenhum tipo de carne ás segundas e ás quintas, estão diminuindo aos poucos. Está tendo sorteio da Vitao Alimentos no blog, até amanhã as inscrições, já está participando? Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Nane Cabral postou o comentário número:

Posso usar esse selinho de segunda sem carne no meu blog? bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Que delicia de arroz, amei o preparo simplificado e a aparencia linda. Então nós aqui em casa já fomos vegetárianos por três anos, agora consumimos carne só eventualmente.
Eu adoro a culinária livre de qualquer tipo de carne seja ela de frango, peixe ou gado.
Muita Luz e Paz
Abraços

Adri postou o comentário número:

Josy, quanto mais variada, mas saudável é a salada, e essa sua está nota 10! Abobrinha é a minha preferida :-) Esse arroz ganhou um toque todo especial e saiu do lugar comum, ótima ideia! Beijos!

Obscure Beauty postou o comentário número:

Wow, mas que prato mais saudável e colorido! Esse arroz ficou com um aspecto divinal ^^' adoro arroz :D

beijinhos!

Ilaine postou o comentário número:

Querida Josy!

Obrigada pelas informações importantes sobre os alimentos. E o prato vegetariano ficou muito bonito. Arroz eu poderia comer todos os dias. Adoro! Uma vez por semana aqui em casa faço comida vegetariana. Nos outros faço carne, principalmente por causa dos filhos. Eles gostam muito.

Abraço

Andreia postou o comentário número:

Uma refeição bem saudável mas não deixando de ser deliciosa.

Beijinhos querida amiga

Andreia postou o comentário número:

Uma refeição bem saudável mas não deixando de ser deliciosa.

Beijinhos querida amiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...