Pessoas queridas!
Com esse friozinho que tá fazendo, achei que combinava bem um strogonoff, quando tem esse prato aqui em casa, é dia de festa. As crianças grandes que somos nós, adoramos. Voces podem optar por outro tipo de carne, eu já postei AQUI strogonoff de frango, mas o escolhido de hoje foi carne.
Ingredientes
1 kilo de filé mignon
1 cebola ralada
1 dente de alho picadinho
2 colheres(sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
200 grs de champignon
1 lata de creme de leite
3 colheres (sopa) de conhaque ou vinho branco seco
Modo de preparo
Corte o filé mignon em tirinhas, e tempere com sal. Em uma panela, doure a cebola com a manteiga. Junte a carne, e deixe refogar, adicione, o catchup, a mostarda e o molho inglês, deixe refogando até formar um caldo. Deixe a carne cozinhar até ficar bem macia, e o caldo reduzir. Adicione o champignon.
Flambe o conhaque ( para flambar coloque o conhaque em uma concha e coloque-a sobre a chama do fogão, quando pegar fogo, espere evaporar, e a chama se apagar). Acrescente por último o creme de leite. Desligue o fogo.
Sirva com arroz branco e batata palha. Eu servi com batatas fritas por que aqui em casa quando tem strogonoff, o pessoal prefere.
Flambar é uma arte
O sabor delicioso de licor, rum, uísque ou conhaque é o resultado de um procedimento chamado flambagem. Embora esse processo seja antigo, consegue proporcionar um toque especial aos pratos, deixando encantados os amantes da gastronomia. A preparação é simples, mas precisa seguir determinados passos para se conseguir um bom resultado. Na hora da preparação de carnes bovina, suína ou ave, a bebida mais conhecida é o conhaque, porém, outras podem ser usadas. Para as carnes com sabor mais marcante, como as de caça, o uísque é a bebida recomendada, já as carnes vermelhas combinam perfeitamente com vinho tinto. Os frutos do mar se tornam deliciosos com o saquê ou ainda o vinho branco.
Bebidas que podem ser utilizadas para flambar doces: Kirsch, que é um destilado com efeito digestivo preparado de cereja, bastante usado em drinques. Já o Calvados, destilado fino, é preparado à base de maçãs. Existe também o Eau-de-vie, feito de vinho, como o conhaque, que é feito de peras. O Cointreau é um licor francês feito de laranja e erva aromática, bastante utilizado como aperitivo e digestivo, e para terminar o Grand Marnier, que é um licor de laranjas em conhaque. Podendo ser tinto, que é mais forte, ou mais adocicado.
Para estas bebidas a temperatura deve ser mais de 200º C, uma vez que elas demoram bem mais para atingir a combustão. Uma recomendação essencial é que a bebida sómente precisa ser colocada quando a carne estiver sem nenhum líquido e a panela bastante quente, para que o sabor penetre bem no alimento. Também não pode colocar nenhuma erva seca, uma vez que irá queimar com o fogo. As ervas precisam ser adicionadas depois.
Doces
Para acrescentar bebidas aos doces o correto é escolher aquelas que possuem um teor de álcool de 40%. As mais utilizadas são o licor, rum, conhaque, aguardente de frutas, gim e uísque. As sobremesas que usam a flambagem são as que possuem sorvetes e frutas. No momento de flambar, a opção da bebida precisa ser realizada imaginando o aroma que se quer conseguir.
Um cuidado fundamental é a quantidade, uma vez que a bebida não pode provocar confusão no paladar. Os doces são a lembrança final das refeições e ela precisa ser balanceada e prazerosa. Por essa razão a quantidade de álcool tem de ser suficiente para oferecer harmonia com os outros ingredientes. A medida certa é de menos de 10% de álcool para o peso do doce. Normalmente, é utilizado 10 mililitros de álcool para cada 100 gramas de sobremesa.
Fonte: marcelomorgadobr@yahoo.com.br
Bom Apetite!!
Oi Josy!
ResponderExcluirEu adoro strogonoff de carne, é o preferido aqui de casa. Olhando o seu deu uma vontade de preparar aqui em casa esta semana... Vou aproveitar que minha irmã e meu cunhado de Portugal estão passando férias aqui no Brasil e preparar.
O seu está apetitoso!!
Beijocas amiga querida!!!
Faça sim amiga, tenho certeza que sua irmã e seu cunhado vão adorar, ainda mais partindo de uma cozinheira de mão cheia como vc....Bjos...obrigada pela visita
ResponderExcluirFicou super apetitosos Josy! eu realisei pela 1 vez mas foi de frango a semana passada de carne nunca fiz, mas agora estou tentada, obrigado pela partilha amiga.
ResponderExcluirbeijinhos
Olá Josy!
ResponderExcluirAmei de coracão o teu Strogonoff!!!
Um beijo:))
Aiiii Josy esse creme ficou uma coisa danada de boa!!!!
ResponderExcluirJá me imaginava a molhar a batata frita ou um paozinho...
Bjoka
Rita
Está de babar!!!E este caldinho com arroz!!!Hummmmmmmm!!!!Bjs...Agora já está atualizado,né???
ResponderExcluirBjs....
Amigas, obrigada pelo carinho...Um bom dia prá vc. Um gde beijo à todas
ResponderExcluirAdorei as dicas e o strogonoff mais ainda. Realmente as bebidas dão um toque todo especial a qualquer prato,especialmente o vinho. Bjkas.
ResponderExcluirAcredite se quiser, mas nunca fiz de carne, sempre uso o frango, mas esta na hora de experimentar e testar !!!
ResponderExcluirSeu blog já aparece com a receita atualizada.
bjos
Oi Josy, quero dizer que este Strogonff eu conheço muito bem, já provei na sua casa e afffffffffffffffffffff, é de comer sem ter a menor culpa, parabéns por mais este prato, beijos, Nana
ResponderExcluirOi! Sou a Formiguinha.:)
ResponderExcluirVenho agradecer sua visita e comentário na minha Casinha, adorei.
Volte sempre que é muito bem vinda...
Adorei seu cantinho, tem coisas muito gostosas, Parabéns.
Vou-te seguir e certamente vou voltar.
Beijinhos da Formiguinha
Que maravilha amiga, esse molhinho está tudo de bom, posso levar o meu pãozinho?
ResponderExcluirOlha já fiz de frango e de perú, nunca de vaca, tenho experimentar.
Parabéns pelo post, informação nunca é d+
Beijocas:)
Maísa, Wind, Nana, Formiguinha e Duxa
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo carinho
Um lindo dia para vcs, beijos
ADORO STROGONOFF E ESTE FICOU UMA VERDADEIRA DELICIA.
ResponderExcluirBJS
Minha amiga, quanta delícia por aqui!
ResponderExcluirEsse carnaval rendeu hein?
Gostei de ver, parabéns pra voce,
e obrigada por todo carinho que vc me deixou!
Que apetitoso!Como estamos no Inverno, sabia mesmo bem um pratinho desses.
ResponderExcluirBeijinhos
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSão, Renata, Lina e Paty
ResponderExcluirObrigada pelos elogios e visita
Um gde beijo à todas
Josy,
ResponderExcluirPara estes dias de frio nada melhor mesmo que uma comidinha bem quentinha e saborosa como essa! Adorei esse teu stronogoff, e o molho tem aspecto de ter ficado bem cremosinho! Delicia :) beijo
Barida, Casa Decorada
ResponderExcluirObrigada pela visita e elogios....bjos
Oi vi que vc segue meu blog!!! Obrigada vou seguir o seu tbm rsrs Ahh aproveita e participa do sorteio que ta rolando lá!!! bjux
ResponderExcluirOlá Josy,
ResponderExcluirtambém adoro um bom strogonof, é rapido e prático de fazer e fica sempre com um resultado final excelente.
Bjinho
Maria José
ESSA RECEITA ATÉ ARRISCO FAZER, MAS SEM O TAL FLAMBAR..É PERIGOSO POR FOGO NA COZINHA...
ResponderExcluir