Foto retirada daqui
Mais uma vez chegamos ao Dia Um...Na Cozinha, um projeto que só me proporciona alegrias e me motiva todos os meses a colocar em prática a minha criatividade, compartilhando com os amigos receitas surpreendentes e deliciosas. O tema desse mês me deixou muito curiosa. Desde menina gostei de entender e saber mais sobre as tradições, a cultura e costumes de outros países. E saber mais sobre a rica e fascinante cultura portuguesa, a mim, foi um deslumbrante desafio. O tema desse mês são os Folares, um pão de origem portuguesa tradicionalmente considerado o Pão da Páscoa em Portugal. Por essa razão tornou-se o pão que celebra a amizade e reconciliação. Sua criação é envolvida por uma lenda chamada Folare. Nas minhas pesquisas pelo Google me encantei com lindas histórias. Dizem, que nos tempos antigos o padre passava de casa em casa nas aldeias para abençoar os lares e aqueles que ali viviam. Os folares, salgados ou doces estão em cada casa, é um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes, a quem se oferece também um cálice de licor ou vinho do Porto. Fiquei encantada com a quantidade de tipos de folares que existe em Portugal, dependendo da região.
|
Em Trás- os Montes o folar leva chouriça, frango e presunto na sua massa
Foto retirada daqui |
Nas Beiras e na Estremadura é uma fogaça propriamente dita que ostenta um ou dois ovos cozidos, podendo estes ser coloridos ou não.
Foto retirada daqui Folar de Olhão (Algarve). Nas minhas pesquisas diz que este é um folar inventado a 20 anos por Paulo Madeira, sócio-gerente das Confeitarias Reunidas Alengarve, uma pequena fábrica em Faro. |
Foto retirada daqui |
Foto retirada daqui Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos e madrinhas, onde se exalta principalmente a amizade entre amigos e familiares a mesa.. Bem depois de tudo gostaria de fazer de todos os tipos que vi e que ainda não vi. Porém escolhi para o Dia Um...Na Cozinha um Folar salgado, que achei mais ou menos parecido com aquele da foto acima de Trás-os Montes, só não acrescentei frango. Adorei a massa fica muito saborosa, densa e rica. Na próxima farei um folar doce. |
Ingredientes
500 grs de farinha de trigo
6 ovos
50 ml de água morna
50 grs de manteiga
50 grs de azeite de oliva
2 tabletes de fermento biológico fresco (30grs)
sal a gosto
Recheio
2 linguiças defumadas fatiadas
1 cebola fatiada
1 dente de alho
salsinha picada
1 ovo cozido
Modo de preparo
Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o sal. Desfaça o fermento na água morna e adicione sobre a farinha. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, o azeite, e a manteiga derretida. Misture muito bem e vá trabalhando a massa, sovando bem até obter uma massa maleável e bem macia. Deixe crescer por duas horas coberta por um pano.
Enquanto isso, doure a cebola e o alho em um pouco de azeite, adicione a salsinha picada. Reserve. Abra a massa em 3 porções, em cada uma delas, distribue a linguiça fatiada, por cima, a mistura de cebola, alho e salsinha, e o ovo cozido picadinho. Feche cada uma delas em rolos e faça uma trança.
Coloque a trança em uma assadeira levemente untada com azeite e farinha de trigo. Deixe crescer por mais 30 minutos.
Pincele com gema misturada com um pouco de água e leve ao forno pré aquecido a 180°C nos primeiros 30 minutos e aumente a temperatura para 200°C nos 15 minutos restantes até dourar.
Bom Apetite!!
Hummmm até salivei, eita delícia! Ficou super apetitoso, Josyta! A aparência é maravilhosa! A receita parece bem fácil de preparar, amei! Querida te desejo um dia feliz e uma abençoada páscoa junto a sua família! Bjos!
ResponderExcluirOlha só que delicia Josy e que lindo post partilhas, muito obrigada
ResponderExcluirbeijo e uma Santa Páscoa!
Josy querida, que delícia saber estas historias de Portugal, um país tão maravilhoso.
ResponderExcluirLindos folares, inclusive o seu, deu vontade de fazer e comer.
Tenha um lindo Dia Um... Na Cozinha e uma feliz Páscoa junto a sua família.
Bjs
Josy o seu folar ficou lindo , o interior esta uma tentação
ResponderExcluirbjs
Show de pastagem querida amiga, belas imagens e receita tbm.
ResponderExcluirSeu pão ficou lindo.
Um grande beijo
Amiga as imagens são lindas e seu pão ficou perfeito, douradinho e com a massa fofinha e branquinha, arrasou, te desejo uma Páscoa abençoada, cheia de muita paz e bênçãos, Ana ;)...
ResponderExcluirQue lindo folar querida Josy!
ResponderExcluirFicou com óptimo aspecto!
Gosto muito de folares salgados! Mas na Páscoa sou perdida pelos doces!
Adoraria provar uma fatia :)
Um beijinho querida
Olá Josy!
ResponderExcluirApós toda essa pesquisa, acho que optaste muito bem na escolha que fizeste, pois recreaste aquele que é um dos melhores folares salgados em Portugal. O aspecto ficou divinal e não tenho qualquer dúvida que de sabor também está delicioso.
A Páscoa em Portugal é mesmo isso que escreves no teu texto, é a celebração da amizade, mas tambám da ressurreição de Cristo. É uma festa cristã que ainda hoje é viviva de forma intensa, mais no norte e interior de Portugal. Em criança eu vivi todos esses momentos, em que o padre visitava todas as casas lá na aldeia e onde as mesas se encontravam recheadas de iguarias doces e salgadas. Hoje isso ainda se pratica em algumas regiões, mas cada vez essas tradições vão perdendo significado. ;)
Um beijinho e uma Páscoa Feliz!
Adorei o teu folar e conhecer um pouco de todos os diferentes folares que por cá se confecionam.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html
Oi Josy!
ResponderExcluirMe deliciei com o post de hoje, pq além de uma bela receita, ainda aprendi um pouco sobre os folares na tradição dos nossos queridos irmãos portugueses.
Amei!
Bjsssss amiga
Parabéns Josy, ficou bonito e apetitoso, uma sugestão diferente para a Páscoa!
ResponderExcluirAproveito para desejar a vc e sua família uma linda e Santa Páscoa!!
Bjs querida.
Olá, Josyta,
ResponderExcluirEstava me sentindo muito atrasada para esta visita, mas vi que cheguei em boa hora! rsrs. A sua pesquisa resultou muito boa, os folares são mesmo típicos da Páscoa portuguesa e você especificou os de cada região, ficou um post bem informativo!
O seu folar ficou com aspecto gostoso de pão cheio de sustança, uma beleza, rsrs.
Um beijo
Ah, já ia me esquecendo: boa Páscoa para você e a sua família!
ResponderExcluirBom dia, amiga Josy!
ResponderExcluirQue histórias lindas sobre os folares, não é mesmo?! Eu adorei participar desse desafio, foi um aprendizado e tanto!
Eu queria preparar um folar salgado tbm, mas marido que é um formigão me pediu que fizesse doce e assim foi, gostamos muito!
Adorei a sua receita e o formato ficou lindo!!! Vê-se que a massa ficou bem macia e com esse recheio certamente ficou delicioso!
Uma feliz e Santa Páscoa pra vc e td a sua família!
Bjão amiga, um ótimo feriado e fim de semana! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Josy, se gostar de folar doce, experimente o de Olhão, é tão, mas tão guloso, eu adoro.
ResponderExcluirO seu ficou tão bonito, bem amarelinho e recheado bem gostoso.
Uma Feliz e Santa Páscoa.
Beijocas
Paula
Todas as formas são adoráveis e deliciosas! O de enchidos soa-me bastante bem, e olha que não sou pessoa de salgados :P
ResponderExcluirO teu está muito giro! Deve ser uma maravilha :)
Querida Josy,
ResponderExcluirFiquei muito feliz em perceber que andou a “cuscar” acerca das tradições de Páscoa desta terra lusa ! :)
Hoje em dia já não, mas quando a minha avó era viva ainda lembro de o padre passar na casa dela a abençoar e lá estava o tradicional folar para lhe entregar ! :)
Ricas tradições e costumes que perduram nas nossas memórias.
O seu folar ficou fenomenal, rico e de aspecto muitíssimo saboroso !
Muito obrigada, minha doce amiga, por uma vez mais estar connosco neste desfile!
Um grande beijinho e saudades do seu colo ! :)
Que bom aspeto!
ResponderExcluir